quarta-feira, 24 de dezembro de 2014

Estreias 25 Dez'14: Mr. Turner, 3 Coeurs, Horrible Bosses 2 e Marie Heurtin

Dia 25 de Dezembro, pode contar com as seguintes estreias numa sala de cinema perto de si:

Destaques:

  Mr. Turner (Mr. Turner)
Ano: 2014
Realização:
Argumento:
Género: Drama
Elenco: , ,
Joseph Mallord William Turner nasceu em Londres (Inglaterra), em 1775, numa família modesta. Com um invulgar e surpreendente talento para o desenho e a pintura, viria a tornar-se um dos maiores vultos mundiais das artes plásticas. Mestre da pintura paisagística, tanto em óleo como em aguarela, foi responsável pela elevação do estatuto desta forma particular de arte. A sua produção era indissociável do fascínio pela cor e pela luz, traduzido em técnicas que seriam, anos mais tarde, retomadas pelos impressionistas. O mar e as tempestades eram temas de eleição de Turner, ao ponto de se ter amarrado ao mastro de um barco para pintar um temporal. Mas o artista distinguiu-se também pela personalidade forte, excêntrica e obstinada. As elites do seu tempo votavam-lhe um misto de desprezo e de inevitável reconhecimento do seu génio indisciplinado. Morreu em 1851, aos 76 anos, na capital inglesa, depois de proferir a lendária frase "O sol é Deus". Não deixou mulher nem descendência, mas deixou um legado imenso – até o Prémio Turner, o conceituado galardão britânico de arte, lhe deve o nome. Um "biopic" de Mike Leigh que reconstitui os últimos anos de vida de um dos mais importantes e influentes artistas britânicos, procurando "explorar o homem, o seu trabalho, as suas relações, o seu modo de vida", nas palavras do realizador. Leigh regressa assim aos filmes de época, depois de "Vera Drake" (2004). Para o papel principal, escolheu Timothy Spall, com quem trabalhara em ocasiões anteriores ("A Vida é Doce", "Segredos e Mentiras", "Topsy Turvy"). A sua interpretação do pintor romântico valeu-lhe a distinção de melhor actor do Festival de Cannes e da Academia Europeia de Cinema.

Outras sugestões:

3 Corações (3 Coeurs)


Ano: 2014
Realização: 
Argumento: ,
Marc (Benoît Poelvoorde) está na estação de uma aldeia de província. Perdeu o último comboio da noite, que o levaria de volta a Paris. Em compensação, é nesse momento que conhece Sylvie (Charlotte Gainsbourg), com quem sente uma empatia imediata. Acabam por ficar a conversar até à hora do primeiro comboio da manhã. Marc embarca, mas não sem antes combinar um reencontro, dias depois, no Jardim das Tulherias. Ela comparece. Ele, por causa de um enfarte, não. Sem nada que os ligue ou que lhes permita retomar o contacto, ambos regressam às suas vidas. Ele há-de conhecer – e marcar casamento com – outra mulher, Sophie (Chiara Mastroianni), para descobrir depois que ela é, afinal, irmã da fascinante desconhecida que nunca esqueceu. Apresentado na selecção oficial do Festival de Veneza e do Lisbon & Estoril Film Festival, um melodrama do realizador francês Benoît Jacquot ("Adeus, Minha Rainha"), sobre um triângulo revelador da complexidade das relações amorosas. No elenco, destaca-se ainda a presença de Catherine Deneuve, no papel de mãe das duas irmãs. Em complemento, a curta “Uma Noite na Praia”, de São José Correia.

Chefes Intragáveis 2 (Horrible Bosses 2)


Ano: 2014
Realização:
Argumento: , John Morris
Frustrados com as decisões dos seus superiores, Nick (Jason Bateman), Dale (Charlie Day) e Kurt (Jason Sudeikis) abrem um negócio juntos. Agora, são os seus próprios chefes… O que está longe de impedir que arrangem problemas: à conta de um investidor mal-intencionado, perdem o controlo da empresa. Para a conseguirem recuperar, têm de engendrar um plano que lhes permita arrecadar meio milhão de dólares. Solução? Raptar o filho do investidor e pedir um resgate. É o início de mais uma série de peripécias para o trio de "empresários"... Uma comédia negra de Sean Anders, que corresponde à sequela do filme assinado por Seth Gordon em 2011. Além dos protagonistas, o elenco conta com Jamie Foxx, Kevin Spacey, Chris Pine, Jennifer Aniston e Christoph Waltz.

  A Linguagem do Coração (Marie Heurtin)
Ano: 2014
França, final do século XIX. Cega, surda e muda de nascença, a jovem Marie é incapaz de comunicar com o mundo. Aos 14 anos, e depois de uma existência fechada sobre si mesma, é enviada para Instituto Larnay, perto de Poitiers (França), onde um grupo de freiras cuida de jovens com deficiência auditiva. Lá, ela vai conhecer a jovem irmã Marguerite, que decide dedicar-lhe todo o amor e atenção. Juntas, elas vão encontrar uma forma de comunicar que libertará a pequena Marie da "escuridão" de onde nunca tinha sido capaz de sair. Realizado por Jean-Pierre Améris ("Românticos Anónimos"), um filme dramático sobre a força do amor e a capacidade de superação, que se inspira na verdadeira história de Marie Heurtin.
Sinopses: Cinecartaz Público

1 comentário:

  1. Chefes Intragáveis 2: 3*

    Depois de "Chefes Intragáveis" veio "Chefes Intragáveis 2" que é um bom filme e tem boas piadas, mas tem muitos estereótipos e cenas exageradamente parvas.

    Cumprimentos, Frederico Daniel.

    ResponderEliminar