quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

Estreias 4 Dez'14: Cavalo Dinheiro, Double Play, The Casanova Variations, Penguins of Madagascar, Dumb and Dumber To e Famel Top Secret

Dia 4 de Dezembro, pode contar com as seguintes estreias numa sala de cinema perto de si:

Destaques:

  Cavalo Dinheiro (Cavalo Dinheiro)
Ano: 2014
Realização:
Argumento:
Género: Drama
Elenco: , ,
Enquanto, a 25 de Abril de 1974, os capitães faziam a revolução, no bairro das Fontainhas o povo procurava Ventura [o cabo-verdiano já antes apresentado nos filmes "Juventude em Marcha" (2006), "No Quarto da Vanda" (2000) ou "Ossos" (1997)]. Hoje, demolido em nome do progresso, o bairro já não existe. Perdido num país assombrado pela guerra colonial, pela revolução e pela descolonização, Ventura revisita os seus fantasmas pessoais que se vão moldando aos fantasmas de Portugal. Estreado no Festival de cinema de Locarno (Suíça), "Cavalo Dinheiro" deu a Pedro Costa o Leopardo de Melhor Realizador e o prémio da Federação Internacional de Cineclubes. Desde a sua estreia em Locarno, este filme marcou presença em mais de três dezenas de festivais internacionais, entre os quais: Rio de Janeiro (Brasil), Vancouver e Toronto (Canadá), Nova Iorque (EUA), Valdivia (Chile), Londres (Reino Unido), Viena (Áustria), Mar del Plata (Argentina) e Copenhaga (Dinamarca).

Outras sugestões:

Jogo Duplo: James Benning e Richard Linklater
 (Double Play: James Benning & Richard Linklater)


Ano: 2013
Realização:
Género: Documentário
Um filme documental sobre a amizade de longa data entre James Benning e Richard Linklater. Fazendo uso de um extenso material de arquivo, entrevistas e trechos das principais obras de ambos, são explorados os pontos de convergência e divergência entre dois grandes cineastas. Em 1985, Richard Linklater fundou um cineclube em Austin, no Texas (EUA), com o objectivo de exibir cinema de autor para uma comunidade de cinéfilos da cidade. James Benning, na altura um realizador de renome, foi o primeiro cineasta convidado. Deste então, tornaram-se amigos e, apesar dos seus percursos e disparidades artísticas, as influências mútuas são notórias. Em colaboração com o produtor André S. Labarthe, professor de estudos fílmicos, o documentarista Gabe Klinger propôs-se documentar a amizade única entre Benning e Linklater ao longo de três décadas. Em 2013, "Jogo Duplo: James Benning e Richard Linklater" venceu o prémio de Melhor Documentário no Festival de Cinema de Veneza.

Variações de Casanova (The Casanova Variations)

Ano: 2014
Género: Drama
Elenco: , ,
Giacomo Girolamo Casanova nasceu em Veneza (Itália), em 1725. Célebre pela sua existência libertina, foi um sedutor e amante instigado por um desejo de aventura e conhecimento que nunca o abandonou, nem na velhice. De espírito temerário, passou grande parte da vida em viagens pela Europa, onde foi encontrando algumas das mais importantes personalidades do seu tempo, como Mozart, Voltaire ou Rousseau. Mais tarde, já de idade avançada, dedica-se à escrita de "História da Minha Vida", uma longuíssima obra biográfica onde confessa as suas aventuras e que, desde a sua publicação, constitui um importante testemunho do pensamento do século XVIII.  Neste "Variações de Casanova", o protagonista, já idoso, recebe a visita de Elisa van der Recke, uma bela e misteriosa mulher que o fará recordar o passado, as suas paixões e, sobretudo, o seu constante medo da morte. Com produção de Paulo Branco e realização e argumento de Michael Sturminger, um filme-ópera que conta com a participação de John Malkovich, Fanny Ardant, Tracy Ann Oberman, Veronica Ferres e Maria João Bastos, entre outros.

  Os Pinguins de Madagáscar (Penguins of Madagascar)
Ano: 2014
Género: Animação
Elenco de vozes: , ,
Capitão, Kowalski, Rico e Soldado, os mais famosos pinguins do cinema da actualidade, fazem agora parte de uma tropa de elite que terá de unir as suas forças – e algumas fraquezas – a uma polícia de intervenção denominada Vento do Norte. A missão: proteger os animais da fúria de Dave, um polvo maléfico que, movido pelo desejo de vingança, quer destruir a raça dos adoráveis pinguins. Depois de terem seduzido os corações dos espectadores de todas as idades na saga "Madagáscar", as pequenas aves ganham protagonismo num "thriller" de acção animada cuja realização ficou a cargo da dupla Eric Darnell e Simon J. Smith (o primeiro foi o responsável pela saga "Madagáscar" e pelo filme "Formiga Z"; o segundo por "A História de Uma Abelha"). Na versão original, as vozes são dos actores Tom McGrath, Chris Miller, Christopher Knights, Conrad Vernon, John Malkovich, Benedict Cumberbatch e também do realizador Werner Herzog.

Doidos à Solta, de Novo (Dumb and Dumber To)

Ano: 2014
Género: Comédia
Elenco: ,
Duas décadas se passaram desde as incríveis aventuras – e desventuras – protagonizadas por Harry e Lloyd. As suas ideias absurdas e os seus modos extravagantes conquistaram plateias inteiras em todo o mundo. Agora, Harry foi diagnosticado com um problema renal e precisa de um transplante. Quando descobre que tem uma filha já adulta, vê nela a última hipótese de encontrar um dador compatível. Vai precisar da ajuda de seu fiel amigo Lloyd, que tem estado internado numa instituição psiquiátrica, em estado catatónico, desde que foi abandonado por Mary. Juntos numa viagem pelo país para encontrar a rapariga, os dois vão viver a aventura mais louca das suas vidas… Com realização dos irmãos Bobby e Peter Farrelly, uma comédia que continua as aventuras que Harry e Lloyd iniciaram em 1994 em "Doidos à Solta". A Jim Carrey e Jeff Daniels vêm juntar-se Kathleen Turner, Bill Murray, Laurie Holden e Rachel Melvin, entre outros.

Famel Top Secret (Famel Top Secret)

Ano: 2014
Realização:
Argumento: ,
Género: Comédia
Elenco: , ,
Depois de ter protagonizado as aventuras e desventuras de PP no filme "A Última Famel" (2010), Pedro Anjos regressa ao grande ecrã como protagonista, argumentista e produtor nesta sequela que não só liga as personagens do primeiro filme, como inclui a sua própria satirizarão do panorama português da actualidade. Agora, rendido aos encantos da motorizada Famel, PP decide investir todo o dinheiro da família e criar um novo modelo que pretende lançar no mercado. Mas quando uma empresa francesa se apercebe dos planos, decide raptar o seu avô e obrigar PP a ceder a ideia. Contudo, apesar de falido, ninguém conseguirá impedi-lo de voltar a colocar no mercado a melhor motorizada de todos os tempos. Com realização de Jorge Monte Real, uma comédia que recorda uma das mais emblemáticas motorizadas nacionais que, durante as décadas de 1960/80, dominou o mercado de vendas em Portugal. Para além de Pedro Anjos, o elenco conta com a participação de Merche Romero, José Carlos Pereira, Vítor Norte, Fátima Preto e Alexandre da Silva.
Sinopses: Cinecartaz Público

Sem comentários:

Enviar um comentário