quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

Estreias 22 Jan'15: American Sniper, Blackhat, Le dernier des injustes, Avis de Mistral, Night Will Fall e Der Anständige

Dia 22 de Janeiro de 2015, pode contar com as seguintes estreias numa sala de cinema perto de si:

Destaques:

  Sniper Americano (American Sniper)
Ano: 2014
Realização:
Argumento: Jason Hall
Género: Drama, Acção
Elenco: ,
Nascido e criado no Texas (EUA), Chris Kyle (Bradley Cooper) aprendeu a usar as armas com o pai, um caçador experiente. Antes de se alistar na Marinha norte-americana, era já um "cowboy" experiente. Após os atentados de 11 de Setembro, foi lançado nas linhas da frente contra o terrorismo, onde, como Comando Naval de Operações Especiais da Marinha dos Estados Unidos (SEAL), demonstrou capacidades fora de série como atirador furtivo, com registos extraordinários debaixo de fogo. Entre 1999 e 2009, Kyle obteve o maior número de baixas como atirador da história militar norte-americana, o que lhe valeu o cognome de "A Lenda". Porém, na sua vida privada, enfrentava uma luta tão ou mais difícil: ao mesmo tempo que se esforçava por ser um bom pai e marido, via-se incapaz de deixar as batalhas para lá "das linhas do inimigo"… Com realização de Clint Eastwood ("Cartas de Iwo Jima", "Gran Torino", "Invictus"), um filme sobre valentia e coragem que adapta a obra autobiográfica em que Chris Kyle descreve a formação e treino dos SEAL, as batalhas em que esteve envolvido e as estratégias militares usadas, assim como a dor provocada pela guerra e as terríveis dificuldades no regresso a casa. Chris Kyle morreu em Fevereiro de 2013, assassinado por um veterano de guerra num campo de tiro, no Texas.
Outras sugestões:

Blackhat: Ameaça na Rede (Blackhat)

Ano: 2015
Realização:
Argumento:
Género: Drama, Acção
Elenco: ,
Nicholas Hathaway foi condenado a 15 anos de prisão por crime informático. Quando as autoridades norte-americanas encontram um código seu num "malware" ("software" malicioso, vírus) que desencadeou um ataque terrorista, decidem contactá-lo. O que lhe propõem é tentador: se ele concordar em colaborar nas investigações e enfrentar um poderoso "hacker" que ameaça os sistemas de segurança do planeta, a sua pena será comutada. Esta oportunidade vai juntá-lo a um velho amigo, mas irá colocá-lo também no centro de um jogo de poder entre os governos norte-americano e chinês, assim como uma rede internacional de cibercrime que o obrigará a percorrer várias lugares do mundo, dos EUA à China, passando pela Indonésia ou Malásia. Com realização de Michael Mann ("O Informador", "Inimigos Públicos") e argumento seu em parceria com Morgan Davis Foehl, um "thriller" de acção sobre os perigos reais da sociedade da informação. O elenco conta com Chris Hemsworth, Viola Davis, Tang Wei e Wang Leehom, entre outros.


O Último dos Injustos (Le dernier des injustes)

Ano: 2013
Realização:
Género: Documentário
Em 1944, sob as ordens do oficial alemão Adolph Eichmann – que liderava a logística de extermínio nazi – Benjamin Murmelstein (1905-1989) foi nomeado "ancião" do Conselho Judeu do gueto de Theresienstadt, a 80 quilómetros de Praga, na ex-Checoslováquia. Em pleno Holocausto, Theresienstadt foi anunciado pelos nazis como uma comunidade-modelo para a elite judaica, oferecida pelo Führer. Inicialmente, os judeus foram para lá de livre vontade, uma vez que, em teoria, aquele era um lugar onde poderiam viver tranquilamente e não um campo de transição ou extermínio. Porém, para pessoas como o cineasta Claude Lanzmann, autor do monumental "Shoah" (nove horas e meia de filme sobre o assassínio em massa de judeus nos campos de concentração, que demorou 11 anos a estruturar), representou o expoente máximo da perversidade e da crueldade do III Reich, porque "a sua mentira camuflou o crime nazi".
Em 1975, Lanzmann entrevistou Murmelstein em Roma (Itália), onde este vivia exilado desde o fim da guerra. Essas filmagens, que deveriam servir para "Shoah", não chegaram a ser incluídas no filme e foram doadas ao Museu do Holocausto, em Washington (EUA). Em 2012, já com 87 anos, o realizador decide regressar a elas e usá-las como base de "O Último dos Injustos" (tal como Murmelstein se autonomeou). Com estas três horas e 40 minutos de filme, tenta mostrar Murmelstein como uma vítima das circunstâncias, ao mesmo tempo que desmascara Eichmann e as enormes contradições do Conselho Judeu.

Um Verão na Provença (Avis de Mistral)
Ano: 2014
Realização:
Argumento:
Género: Drama
Os adolescentes Lea e Adrian, e o seu irmão mais novo, Theo, vão passar férias à região francesa de Provença. Vão ficar com Paul, o avô que nunca chegaram a conhecer por causa de uma quezília familiar. Paul vive do que a terra dá e é feliz no meio das suas oliveiras e do sossego do campo. Não é homem de muitos amigos, abomina tecnologias que signifiquem possíveis contactos sociais e, acima de tudo, detesta que a sua existência seja perturbada. Mas é exactamente o que acontece quando os netos chegam a sua casa. Os adolescentes, por seu lado, sentem-se atirados para o que lhes parece um lugar no meio do nada, onde até a rede de telemóvel é difícil de alcançar. A postura autoritária do avô não ajuda a quebrar o seu ímpeto. Além disso, estão revoltados porque acabaram de receber a notícia de que o pai vai sair de casa… É neste cenário que, entre avô e netos, o inevitável choque inicial de gerações começa progressivamente a dar lugar a uma aprendizagem mútua e ao nascimento de laços afectivos que nenhum deles imaginaria possíveis. E o pequeno Theo, apesar de surdo de nascença, terá muito a dizer neste processo. Uma comédia dramática sobre as relações familiares, os fossos geracionais e os contrastes entre a vida urbana e rural. A realização e o argumento são de Rose Bosch ("Animal", "As Crianças de Paris"). Jean Reno, Chloé Jouannet, Hugo Dessioux e Lukas Pélissier ocupam os papéis principais.

A Noite Cairá (Night Will Fall)

Ano: 2014
Realização:
Género: Documentário
Ao percorrer a Europa, numa série de ofensivas militares contra a Alemanha nazi durante os anos de 1944/45, os Aliados depararam-se com campos de concentração onde viviam encarceradas dezenas de milhares de pessoas, sob todo o tipo de privações, malnutrição e doenças. Nessa altura, o mundo defrontou-se com horrores indizíveis. A 27 de Janeiro de 1945, os soviéticos chegaram a Auschwitz, na Polónia, o maior dos campos de concentração e extermínio. Os poucos sobreviventes ao brutal regime de trabalho escravo e à falta de alimentos tiveram de enfrentar um longo e árduo caminho de recuperação e muitos deles acabaram por morrer posteriormente. Quando o produtor britânico Sidney Bernstein convidou o realizador Alfred Hitchcock para supervisionar a montagem de imagens recolhidas no terreno, fê-lo porque queria deixar algo para memória futura. Fê-lo para que a História recordasse o que os soldados – norte-americanos, soviéticos e britânicos – haviam encontrado ao longo do percurso de libertação da Europa. Filmadas por militares treinados para operar câmaras, seriam usadas em julgamentos como prova dos crimes de guerra ou incluídas parcialmente em jornais noticiosos. Porém, com o fim da guerra, as forças de ocupação mudaram a sua política e, em vez de confrontar a Alemanha com a culpa, escolheram instalar a confiança para tornar possível a reconstrução do pós-Guerra. Nesse contexto, o filme de Bernstein tornou-se politicamente inconveniente e, por esse motivo, "Memory of the Camps", foi arquivado. Com realização e argumento de Andre Singer e com narração da actriz Helena Bonham Carter, "A Noite Cairá" segue o percurso de "Memory of the Camps", o documentário de Sidney Bernstein que ficou também conhecido como o "Hitchcock perdido".

O Homem Decente (Der Anständige)
Ano: 2014
Realização:
Género: Documentário
Heinrich Himmler nasceu a 7 de Outubro de 1900 em Munique, Alemanha, numa família católica de classe média. Em 1919, um ano após o fim da Primeira Grande Guerra, iniciou os estudos em Ciências Agrícolas. Durante o tempo de estudante, foi membro activo de vários grupos de cariz nacionalista. Em 1923, juntou-se ao Partido Nazi e, dois anos mais tarde, às SS (organização paramilitar e policial do regime). Já em 1929, foi nomeado "Reichsfuhrer SS" (a patente mais alta da hierarquia). Nos anos seguintes, no decurso da Segunda Grande Guerra, desenvolveu as SS, tornando-se comandante militar. Seguindo ordens directas do próprio Hitler, implementou os campos de concentração, onde vários milhões de pessoas foram executadas. A partir de 1943, assumiu os cargos de Chefe da Polícia Alemã e Ministro do Interior, supervisionando a política interna e externa, assim como a Gestapo (polícia secreta do Estado). Pouco antes do final da guerra, ao perceber que esta estava perdida, tentou iniciar conversações de paz com os Aliados sem o conhecimento de Hitler. Ao ser descoberto, foi destituído de todas as suas funções, ficando com a cabeça a prémio. Tentou esconder-se, mas foi detido pelos Aliados. A 23 de Maio de 1945, enquanto prisioneiro do exército britânico, cometeu suicídio ao engolir uma cápsula de cianeto. Através de cartas, fotografias e diários encontrados em casa dos Himmler, Vanessa Lapa realiza um documentário biográfico que acompanha a vida do homem que, depois de Hitler, mais poder teve durante o III Reich. "O Homem Decente" revela a forma como se via a si mesmo, nas diversas observações que fazia sobre a bondade de carácter, em total contradição com as atrocidades que diariamente cometia contra os seus semelhantes.
Sinopses: Cinecartaz Público

1 comentário:

  1. Sem dúvida uma das séries do momento, com rara sensibilidade sobre um tema ainda tão desconhecido e mal compreendido como a transexualidade.

    Deixo aqui o nosso contributo: "Transparent, Uma Série Familiar" http://escrevergay.com/2014/12/15/transparent-uma-serie-familiar/

    ResponderEliminar