quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Estreias 5 Fev'15: A Most Violent Year, Selma, Jupiter Ascending, Still Alice e The Spirit of 45

Dia 5 de Fevereiro de 2015, pode contar com as seguintes estreias numa sala de cinema perto de si:

Destaques:

  Um Ano Muito Violento (A Most Violent Year)
Ano: 2014
Realização:
Argumento:
Género: Drama, Thriller
Elenco: , ,
No ano de 1981 – que é, ainda hoje, considerado o mais violento da história da cidade de Nova Iorque – Abel Morales, um emigrante da América do Sul, e a sua mulher, Anna, lutam contra as adversidades nos difíceis bairros de Brooklyn, onde tentam fazer prosperar os seus negócios. Apesar do esforço para manterem a sua empresa de pé, eles vão ter de combater a corrupção, a violência e a decadência que dominam a sociedade e que ameaçam destruir o que construíram. Decidido a não se deixar corromper ou a seguir o caminho mais fácil, o casal vai enfrentar rivais capazes de tudo para conseguirem o lucro fácil. Com argumento e realização de J. C. Chandor ("Margin Call"), um filme dramático que conta com as interpretações de Oscar Isaac, Jessica Chastain, Alessandro Nivola, David Oyelowo, Albert Brooks e Catalina Sandino Moreno.

Outras sugestões:

Selma - A Marcha da Liberdade (Selma)

Ano: 2014
Realização:
Argumento:
Género: Drama, Biografia
Elenco: , ,
A história incide sobre a marcha liderada por Martin Luther King Jr. contra a segregação racial e pela defesa dos direitos da comunidade negra nos EUA. Milhares de pessoas fazem o percurso desde a cidade de Selma até Montgomery, no Alabama, em 1965, durante a campanha para a igualdade de direitos ao voto. Este movimento pelos direitos civis dos negros nos Estados Unidos foi fundamental para sensibilizar a opinião pública mundial para a causa afro-americana e conduzir à aprovação da Lei dos Direitos ao Voto pelo Presidente Lyndon B. Johnson, do Partido Democrata, numa conquista histórica dos direitos civis dos indivíduos de raça negra. Com realização e argumento de Ava DuVernay, um filme histórico que retrata o momento que garantiu o sufrágio universal nos EUA, independentemente do nível educacional, condição social ou raça. Vencedor do Globo de Ouro para Melhor Música Original ("Glory", de John Legend), "Selma" recebeu nomeações para dois Óscares. O elenco conta com David Oyelowo, Tom Wilkinson, Tim Roth e Carmen Ejogo, entre outros.


A Ascensão de Jupiter (Ascending Jupiter)

Ano: 2015
Género: Acção, Ficção-científica
Elenco: , ,
O nascimento de Jupiter Jones auspiciava um grande destino. Mas hoje, já adulta, apesar de sonhar com um futuro grandioso, ela acorda todos os dias para a dura realidade de uma vida medíocre como empregada de limpeza. Quando descobre que Caine Wise, um guerreiro interplanetário, chega ao planeta Terra para a proteger, a jovem dá-se conta de que, para sua surpresa, é a sucessora de um extraordinário legado que pode alterar a ordem do Universo. Porém, apesar de incrédula no que Caine tem para lhe contar, Jupiter depressa percebe que a sua vida corre sério perigo e que, para sobreviver, apenas poderá contar com a sua própria coragem e a deste desconhecido… Realizado pelos irmãos Lana e Andy Wachowski ("Matrix"), um "thriller" futurista que conta com Mila Kunis e Channing Tatum nos principais papéis.

O Meu Nome é Alice (Still Alice)

Ano: 2014
Género: Drama
Aos 50 anos, Alice Howland é uma mulher realizada: tem um casamento feliz, os filhos crescidos e uma carreira prestigiante como professora universitária. Tudo lhe corre de feição até ao momento em que começa a esquecer palavras e a baralhar-se nas coisas mais simples do dia-a-dia. Depois de fazer alguns exames, recebe o terrível diagnóstico: encontra-se num primeiro estádio de Alzheimer, um tipo de demência que provoca uma deterioração progressiva e irreversível da memória, atenção, concentração, linguagem e pensamento. Consciente do que o futuro lhe reserva, Alice está determinada a viver um dia de cada vez e a superar cada contrariedade com a tranquilidade possível. Deste modo, vai vivendo cada momento sabendo que, em breve, a doença vai alterar totalmente a forma como percepciona o mundo – e como o mundo a percepciona a ela… Com realização e argumento de Richard Glatzer e Wash Westmoreland, uma história dramática que adapta o "best-seller" homónimo escrito em 2007 por Lisa Genova, professora da Universidade de Harvard e doutorada em Neurociência. O elenco conta com a participação de Julianne Moore, Alec Baldwin, Kristen Stewart, Kate Bosworth e Shane McRae.

O Espírito de 45 (The Spirit of '45)
Ano: 2013
Realização:
Género: Documentário
O ano de 1945 – que coincide com o fim dos terríveis anos da Segunda Grande Guerra – foi marcado por acontecimentos que alteraram não apenas a Europa, mas vários outros continentes. Durante este período, a união e o espírito de entreajuda dominavam as pessoas, desde os mais jovens aos mais idosos. Com este documentário, que avalia o que se passou especificamente na Grã-Bretanha, Ken Loach oferece ao espectador diversas narrativas e registos históricos que revelam a peculiaridade do espírito dessa época, demonstrando de que forma esse entusiasmo e esperança no futuro pode ser inspirador para os dias de hoje. Segundo as palavras do realizador, "a Segunda Guerra Mundial foi uma luta, talvez a maior e mais considerável luta colectiva em que este país esteve envolvido. Apesar de outros terem feito sacrifícios maiores (…), a determinação de construir um mundo melhor era tão forte aqui como nos outros países. Nunca mais, acreditava-se, iríamos permitir que a pobreza, o desemprego e o fascismo desfigurassem as nossas vidas". Este filme traça um retrato desse momento extraordinário.
Sinopses: Cinecartaz Público

1 comentário:

  1. Ascensão de Júpiter: 5*

    "Ascensão de Júpiter" tem excelentes efeitos visuais e sonoros, o que me cativou e me fez imergir no filme.
    "Jupiter Ascending" tem também um argumento cuidado, apesar de a sua parte final ser algo atabalhoada.

    Cumprimentos, Frederico Daniel.

    ResponderEliminar