domingo, 22 de fevereiro de 2015

Factos e curiosidades sobre a 87.ª edição dos Óscares


Em dia da cerimónia dos Óscares 2015 e ao invés da habitual bolsa de apostas para os vencedores dos prémios, deixamos alguns factos e curiosidades acerca da mais mediática cerimónia de entrega de prémios de cinema. A 87.ª cerimónia dos Óscares será hoje exibida em Portugal nos canais SIC e SIC Caras.



- Entre os filmes nomeados ao Óscar de Melhor Filme, American Sniper foi o que mais facturou em todo o mundo: 399 milhões de dólares. Seguem-se The Grand Budapest Hotel com cerca de 174 milhões e The Imitation Game com 159 milhões de dólares em receitas brutas de bilheteira por todo o mundo. Whiplash é o nomeado com menos receitas: apenas cerca de 11 milhões de dólares.

- Desde a expansão da categoria de Melhor Filme, Bennett Miller é o primeiro realizador a ser nomeado sem ter o seu filme candidato ao prémio máximo.

- A propósito: Foxcatcher foi nomeado nas categorias de Melhor Realizador, Melhor Argumento Original, Melhor Actor e Melhor Actor Secundário, mas não conseguiu ser nomeado a Melhor Filme. No entanto, Selma foi nomeado ao prémio principal, mas além disso apenas conseguiu uma outra nomeação para Melhor Canção Original.

- Esta é a primeira vez desde 2009 que não existe um filme com dez ou mais nomeações. As duas nomeações para Selma é o valor mais baixo para um candidato ao Óscar de Melhor Filme desde 2011, com Extremely Loud & Incredible Close. Junta-se a The Blind Side e A Serious Man na lista de filmes, desde a expansão, a obter apenas uma outra nomeação além da principal.

- Clint Eastwood foi nomeado quatro vezes aos prémios do sindicato norte-americano de realizadores. Esta foi a primeira vez que não foi nomeado ao Óscar de Melhor Realizador depois disso.

- The Lego Movie foi um dos filmes de animação de 2014 com melhores críticas, mas recebeu apenas uma nomeação para Melhor Canção Original e nenhuma para Melhor Filme de Animação.

- Este é o sétimo ano consecutivo que a The Weinstein Co. tem uma produção candidata a Melhor Filme. Enquanto isso, Boyhood é o primeiro nomeado a Melhor Filme na história da IFC Films.

- Nove dos actores nomeados são-o pela primeira vez. Marion Cotillard, Laura Dern, Ethan Hawke, Keira Knightley, Mark Ruffalo e Reese Witherspoon receberam a sua segunda nomeação. Bradley Cooper e Edward Norton ganharam a terceira nomeação, enquanto que Julianne Moore já se encontra com cinco nomeações. Esta é a sétima vez que Robert Duvall é nomeado ao Óscar, mas é Meryl Streep que continua a bater (os seus próprios) recordes: atingiu a sua décima nona nomeação.

- Pela terceira vez desde o ano 2000, nem um único afro-americano encontra-se entre os vinte actores nomeados.

- Quatro dos vinte candidatos a um Óscar de interpretação vão para filmes sem qualquer outra nomeação: Gone Girl, The Judge, Still Alice e Deux Jours, Une Nuit.

- Quatro dos vinte actores nomeados já venceram um Óscar, pelo menos: Marion Cotillard, Robert Duvall, Meryl Streep e Reese Witherspoon.

- Mais de metade das actrizes nomeadas este ano têm menos de quarenta anos. Apenas dois dos actores têm uma idade inferior a essa.

- Ava DuVernay não se encontra nomeada ao Óscar de Melhor Realizador, mas quatro mulheres estão listadas entre os produtores com filmes nomeados ao Óscar de Melhor Filme e a realizadora Laura Poitras é a favorita para vencer o Óscar de Melhor Documentário por Citizenfour.

- Bradley Cooper encontra-se tem a sua terceira nomeação consecutiva; além disso encontra-se duplamente nomeado: como actor e produtor por American Sniper. O compositor francês Alexandre Desplat consegue também uma dupla nomeação na categoria de Melhor Banda Sonora Original.

- O director de fotografia Roger Deakins recebeu este ano a sua décima segunda nomeação por Unbroken (nunca venceu). Clint Eastwood recebeu a sua décima primeira nomeação como produtor em American Sniper e venceu por quatro vezes. A figurinista Colleen Atwood foi nomeada pela décima primeira vez por Into the Woods (já venceu três prémios). O famoso compositor Hans Zimmer chegou às dez nomeações, mas venceu apenas uma vez.

- Dos nomeados, Laura Dern é a que tem o maior intervalo entre nomeações de interpretação: vinte e três anos entre Rambling Rose, em 1992 e Wild, em 2015. Robert Duvall tem o segundo maior intervalo: a sua última nomeação foi em 1999 por A Civil Action.

- Dois actores que já interpretaram Hulk no cinema competem na categoria de Melhor Actor Secundário: Edward Norton e Mark Ruffalo.

- Rosamund Pike é a terceira Bond Girl a receber uma nomeação ao Óscar. As duas outras actrizes a conseguirem o feito, venceram um Óscar: Halle Berry e Kim Basinger.


- A corrida ao Óscar 2015 começou mais uma vez no festival de Sundance: entre os oito nomeados ao Óscar de Melhor Filme, dois estrearam no festival, Boyhood e Whiplash

- A Academia paga 125 dólares a cada um dos que ocupam os assentos do Dolby Theatre, em Los Angeles.

- Birdman e The Grand Budapest Hotel têm duas coisas em comum, no mínimo: nove nomeações ao Óscar e Edward Norton.

- Dois dos países nomeados ao Óscar de Melhor Filme Estrangeiro nunca o tinham sido: Estónia e Mauritânia.

- Boyhood é um dos únicos onze filmes na história do site Metacritic a conseguir uma classificação perfeita de 100.

- Com oitenta e quatro anos, Robert Duvall é o actor mais velho a ser nomeado a um Óscar.

- A nomeação para Ethan Hawke por Boyhood é a quarta da sua carreira, mas apenas a sua segunda para um prémio de interpretação.

- Aos vinte e seis anos, Emma Stone é a mais nova actriz entre os actores nomeados deste ano.

- Metade dos oito nomeados ao Óscar de Melhor Filme são baseados em histórias reais.

- As filmagens de Boyhood prolongaram por mais de quatro mil dias, mas apenas quarenta e cinco desses foram gastos na produção. Isso equivale a oitenta e oito dias de descanso por cada dia de filmagens.

- Whiplash foi filmado em apenas dezanove dias, o que significaria que seria filmado duzentas e onze vezes no mesmo período que levou a fazer Boyhood.

Sem comentários:

Enviar um comentário