quarta-feira, 1 de abril de 2015

Estreias 2 Abril'15: Hungry Hearts, Suite française, Che strano chiamarsi Federico, L'enlèvement de Michel Houellebecq, Near Death Experience, Papa ou maman e Furious 7

Dia 2 de Abril de 2015, pode contar com as seguintes estreias numa sala de cinema perto de si:

Destaques:

  Corações Inquietos (Hungry Hearts)
Ano: 2014
Realização:
Argumento:
Género: Drama, Thriller
Elenco: ,
Jude (Adam Driver) e Mina (Alba Rohrwacher) conhecem-se em Nova Iorque. Entre os dois nasce uma cumplicidade quase imediata que rapidamente se transforma num grande amor. Eles casam-se, ela engravida e nada parece poder abalar aquela relação. Mas, quando o bebé nasce, Mina começa a revelar alguns sinais perturbadores. Determinada a nunca pôr em causa a pureza daquela criança, protege-a obsessivamente da contaminação do mundo exterior, isolando-se em casa e nunca confiando na decisão de seja quem for. Se, ao princípio, Jude apoia as decisões da mulher, depressa tem de enfrentar a terrível realidade: o filho não está a desenvolver-se convenientemente e a sua vida corre perigo. É assim que esta família, até aqui tão coesa, se desmorona. Um sem-fim de suspeitas e ressentimentos coloca Jude e Mina em posições antagónicas, modificando para sempre o amor que tinham um pelo outro… Com realização e argumento do italiano Saverio Costanzo, "Corações Inquietos" adapta a obra de Marco Franzoso. Esteve em competição pelo Leão de Ouro no Festival de Cinema de Veneza, onde Driver e Rohrwacher receberam o prémio Coppa Volpi para melhor actor e actriz, respectivamente.

Outras sugestões:
1940. França é ocupada pelas forças nazis. A jovem Lucille Angellier vive com a sogra, aguardando ansiosamente notícias do seu marido, prisioneiro de guerra. Quando um regimento de soldados nazis chega à cidade, os habitantes são obrigados a aceitar os oficiais nas suas próprias casas. Lucile tenta, a todo o custo, ignorar Bruno von Falk, o belo e gentil comandante alemão que agora mora consigo. Mas o seu desprezo é vão, pois um amor e desejo descontrolado nasce entre os dois, arrastando-os, inevitavelmente, em direcção à tragédia... Realizado pelo inglês Saul Dibb ("A Duquesa"), um filme dramático que adapta ao grande ecrã a novela homónima da escritora de origem judia Irène Némirovsky. Nascida em 1903, em Kiev (actual Ucrânia, na época Império Russo), acabou por morrer em Auschwitz (Polónia), em 1942. O elenco conta com os actores Michelle Williams, Sam Riley, Kristin Scott Thomas, Matthias Schoenaerts, Ruth Wilson, Lambert Wilson e Margot Robbie.


Que Estranho Chamar-se Frederico (Che strano chiamarse Federico)


Ano: 2013
Realização: 
Argumento: , Paola Scola, Silvia Scola
Género: Biografia
Elenco: , ,

Nascido em Rimini (Itália), a 20 de Janeiro de 1920, Federico Fellini é considerado um dos mais influentes realizadores da História do Cinema. Durante quase quatro décadas, criou um estilo próprio que deixou marcas na cinematografia mundial com filmes tão emblemáticos como "La Dolce Vita", "8½" ou "Amarcord". Numa mistura de ficção e documentário, o octogenário Ettore Scola – com a ajuda das suas filhas, Paola e Sílvia, que o apoiam no argumento – faz uma análise da carreira do cineasta, revisitando filmes e lugares, e recriando momentos-chave da sua vida. Ettore Scola conheceu Fellini em 1947 e foi um dos seus amigos mais próximos até à sua morte, em 1993. Projectado no Festival de Cinema de Veneza em 2013, "Que Estranho Chamar-se Federico"– título que cita um poema de García Lorca – é um filme-homenagem ao grande mestre italiano, no ano do 20.º aniversário da sua morte.

O Rapto de Michel Houellebecq (L'enlèvement de Michel Houellebecq)

Ano: 2014
Realização:
Argumento:
Poeta, ensaísta, ficcionista, argumentista e realizador, Michel Houellebecq é um dos mais célebres e polémicos escritores franceses da actualidade. Provocador e controverso, é também famoso pelos ódios de estimação que, ao longo da vida, conseguiu despertar. Os factos nos quais se inspirou o realizador Guillaume Nicloux para a fazer este filme em registo documental são simples: em Setembro de 2011, a meio de uma digressão para promover o livro "O Mapa e o Território" na Holanda e Bélgica, Houellebecq desapareceu sem deixar rasto. Nem a sua editora (Flammarion), nem o seu agente literário, nem os organizadores da digressão o conseguiam contactar. O escritor não respondia a "emails" e o seu telefone estava desligado. Multiplicaram-se explicações pela internet: conhecido pelos sarcasmos sobre o Islão, Houellebecq teria sido sequestrado pela Al-Qaeda... Ou raptado por extraterrestres. Quando, três dias depois, reapareceu, contou que a linha telefónica da sua casa de Almería (Espanha), onde morava, tinha sofrido uma avaria. Uma explicação trivial e muito decepcionante. A questão ficou sempre em aberto e foi nesse ponto que Nicloux pegou, propondo uma alternativa mais divertida: tinha sido um rapto, mas os sequestradores eram três amadores, funcionando como intermediários, que tinham levado o escritor (que se representa a si próprio) para uma casa isolada em plena província francesa. Mas, à medida que o tempo passa, Houellebecq começa a tornar-se amigo dos seus raptores, tornando a situação ainda mais bizarra e caricata… Mostrado pela primeira vez no Festival de Cinema de Berlim, "O Rapto de Michel Houellebecq" recebeu o prémio de Melhor Argumento no festival Tribeca, em Nova Iorque.

Experiência de Quase-Morte (Near Death Experience)

Ano: 2014
Paul (Michel Houellebecq), de 56 anos, é um operador de "call center" com uma vida esgotante e totalmente desinteressante. Certo dia, ao ver o noticiário na televisão, numa sexta-feira 13, interpreta a data como um sinal para tomar uma atitude radical. Assim, sem quaisquer explicações, abandona a mulher e os filhos e parte para as montanhas, onde tenciona terminar a existência. Ali irá passar em revista os momentos cruciais da sua vida, avaliando cada decisão e as suas consequências… Apresentado no Festival de Cinema de Veneza, um drama intimista que conta com a assinatura da dupla de realizadores franceses Gustave de Kervern e Benoît Delépine, depois do sucesso de "Louise-Michel” (2008) e "Mammuth" (2010) e "Le Grand Soir" (2012).

Tal Pai, Tal Mãe (Papa ou Maman)

Ano: 2015
Florence e Vincent Leroy sempre foram um exemplo a seguir: um casamento feliz, carreiras de sucesso, uma bela casa e três filhos maravilhosos. Mas, agora que a felicidade do seu casamento parece ter-se esgotado, apenas querem assinar o divórcio e seguir com as suas vidas, de preferência bem longe um do outro. Há, no entanto, um pequeno detalhe a ser resolvido quanto antes… É que nenhum dos pais quer a custódia dos próprios filhos. Quando o juiz os informa que, se não conseguirem tomar uma decisão, serão os filhos a escolher, pai e mãe só encontram uma solução lógica: despir-se de preconceitos e usar todas as estratégias para que as crianças prefiram escolher o outro, em detrimento de si... Uma comédia realizada por Martin Bourboulon, segundo uma ideia original de Guillaume Clicquot de Mentque, que conta com Laurent Lafitte, Marina Foïs, Alexandre Desrousseaux, Anna Lemarchand e Achille Potier nos papéis principais.

Velocidade Furiosa 7 (Furious 7)

Ano: 2014
Realização:
Argumento:
Género: Thriller, Acção
Elenco: , ,
Após derrotarem Owen Shaw, Dominic Toretto (Vin Diesel) e os seus comparsas decidem regressar aos EUA, onde lhes foi concedido o perdão pelas suas infracções e a oportunidade de um recomeço, sem qualquer cadastro. É então que Dom percebe que o grupo está na mira de Deckard, o irmão mais velho de Owen, que jura destruir todos os responsáveis pela sua morte. Sem alternativa a não ser lutar, eles vêem-se obrigados a traçar um plano, tentando nunca ultrapassar os limites que os possam tornar, de novo, um alvo das autoridades norte-americanas. Realizado por James Wan (realizador conhecido pelo terror "gore" de "Saw" e "Insidious"), segundo o argumento de Chris Morgan e Gary Scott Thompson, este é o sétimo filme da saga "Velocidade Furiosa" (iniciada por Rob Cohen, em 2001), dedicada aos adeptos do "tuning" e do "drift racing". Para além de Vin Diesel no papel de Dominic Toretto, o elenco conta com Paul Walker (cuja morte, em Novembro de 2013, levou os estúdios a suspenderem a rodagem), Michelle Rodriguez, Dwayne Johnson, Kurt Russell, Lucas Black e Jason Statham.
Sinopses: Cinecartaz Público

1 comentário:

  1. Boa tarde, antes de mais parabéns pelo blog.
    "Suite Francesa": 4*

    A história é bastante interessante e cativou-me, recomendo que vejam pois está muito bom.
    O enredo está bastante bem construído, tal como a representação da época e o belo guarda-roupa utilizado.

    Cumprimentos, Frederico Daniel.

    ResponderEliminar