quarta-feira, 29 de abril de 2015

Estreias 29 e 30 Abril'15: Concerning Violence, Eden, Avengers: Age of Ultron, Walesa, The Age of Adaline e Les héritiers

Dia 29 e 30 de Abril de 2015, pode contar com as seguintes estreias numa sala de cinema perto de si:

Destaques:

  A Respeito da Violência (Concerning Violence)
Ano: 2014
Realização:
Género: Documentário
Imagens de arquivo sobre os movimentos independentistas africanos dos anos 1960-70 são conjugadas com escritos do filósofo e estudioso Frantz Fanon – "Os Condenados da Terra", de 1961 – lidos pela cantora Lauryn Hill. O sueco Göran Hugo Olsson (que já assinara "The Black Power Mixtape 1967-1975") constrói assim uma inquietante narrativa visual que proporciona um novo olhar sobre a História do continente (incluindo Angola e Moçambique), do colonialismo europeu e do racismo. "A Respeito da Violência" é um documentário que nasce de um trabalho de "arqueologia" feito pelo realizador nos arquivos da televisão sueca. As reportagens dos conflitos surgem organizadas em "nove cenas de autodefesa anti-imperialista". Entre outras distinções, o filme recebeu o Prémio Fairbindet no Festival de Berlim.

Outras sugestões:

Éden (Eden)

Ano: 2014
Género: Drama, Musical
Elenco: , ,

Paris, anos 1990. Paul, um jovem melómano inveterado, descobre a vibrante cena nocturna da capital francesa. Juntamente com um amigo, acaba por tornar-se DJ. A dupla, conhecida como Cheers, faz mexer os clubes com uma sonoridade nova que conquista seguidores a um ritmo exponencial. Num ápice, alcança os píncaros do sucesso nas grandes pistas de dança mundiais. Deslumbrado com a ascensão meteórica, Paul vive intensamente a sua paixão, sem parar para pensar no carácter efémero – e eventualmente perigoso – do ritmo que o rodeia. Um drama musical sobre a euforia em torno da electrónica francesa da última década do século XX, em particular o advento do house com o chamado "french touch". Estreado no Festival Internacional de Cinema de Toronto, é assinado pela jovem realizadora francesa Mia Hansen-Løve ("O Pai dos Meus Filhos", "Um Amor de Juventude"). O argumento foi co-escrito com o irmão, Sven, que foi DJ na época retratada. Félix de Givry, Hugo Conzelmann, Roman Kolinka e Pauline Etienne ocupam os papéis principais.


Os Vingadores: A Era de Ultron (Avengers: Age of Ultron)

Ano: 2015
Realização:
Argumento:
O poderoso Capitão América (Chris Evans), o lendário Thor (Chris Hemsworth), o impetuoso Homem de Ferro (Robert John Downey Jr.), o irascível Hulk (Mark Ruffalo) e outros super-heróis da mesma estirpe voltam a ser chamados a lutar pelo futuro da Humanidade. Desta vez, a ameaça é uma forma de inteligência artificial chamada Ultron (voz de James Spader), degenerada de uma experiência de Tony Stark que tinha como objectivo conceber um programa informático que mantivesse a paz na Terra. Ultron decide que a única forma lógica de salvar o planeta é erradicar as pessoas... Para o enfrentar – e ao seu exército de "drones" –, a equipa de Vingadores vai ter de mobilizar e combinar eficazmente todos os seus poderes extraordinários e, sobretudo, a força que mais os distingue do vilão: o seu lado humano. Baseado na banda desenhada da Marvel, um filme de acção com realização e argumento de Joss Whedon, responsável pelo anterior "Os Vingadores" (2012). O elenco conta ainda com Samuel L. Jackson, Scarlett Johansson, Jeremy Renner, Don Cheadle e Elizabeth Olsen.

Walesa. Homem de Esperança (Walesa. Czlowiek z nadziei)


Ano: 2013
Realização:
Argumento:
Género: Drama, Biografia
Elenco: , ,
Lech Walesa fica na História como um dos maiores ícones da luta política do século XX, enquanto figura de proa da luta anticomunista na sua Polónia natal. Electricista de profissão, tornou-se activista nos anos 1970, incentivando greves e protestos, e fundando, em 1980, o sindicato Solidariedade. O carismático revolucionário, perseguido pelo regime e detido várias vezes pelas autoridades, esteve envolvido nas grandes movimentações e negociações que conduziriam à libertação da Polónia e foi presidente do país durante a sua democratização, na primeira metade da década de 1990. Anos antes, em 1983, foi-lhe atribuído o Nobel da Paz. Este filme narra a história da sua luta política, procurando oferecer uma nova luz sobre o líder. A realização é de Andrzej Wajda, veterano cineasta polaco (em 2000, recebeu um Óscar honorário pela carreira) responsável por filmes como "O Homem de Mármore" (1977) ou "O Homem de Ferro" (1981) – verdadeiros desafios ao regime comunista. Indignado com o esquecimento a que o herói nacional e os seus camaradas do sindicato estavam a ser votados na Polónia décadas após o colapso do comunismo na Europa de Leste, decidiu fazer este filme para recordar a história do electricista que ousou afrontar o regime pró-soviético. Para o realizar, contou com a colaboração do romancista e dramaturgo Janusz Glowacki. O actor Robert Wieckiewicz encarna Walesa, contracenando com Agnieszka Grochowska no papel da sua mulher. O "biopic" foi indicado como candidato polaco ao Óscar de Melhor Filme Estrangeiro, mas não foi nomeado pela Academia.

A Idade de Adaline (The Age of Adaline)
Ano: 2015
Género: Drama, Romance
Elenco: , ,

Adaline Marie Bowman (Blake Lively) nasceu a 1 de Janeiro de 1908. Cresceu, constituiu família e levou uma vida como a de tantas outras mulheres do seu tempo. Mas tudo mudou quando, aos 27 anos, sofreu um acidente grave que lhe deixou uma sequela peculiar: a imunidade à passagem do tempo. A partir daquele momento, Adaline nunca mais envelheceria. Mas a sua condição não corresponde necessariamente a uma bênção. Não vai ser fácil atravessar décadas e viver com a consciência de que todos os que ama envelhecem e, eventualmente, morrem. Um dia, conhece alguém que a sacode da sua existência linear e intemporal, alguém cujo amor pode valer muito mais do que imortalidade... Um drama romântico sobre a possibilidade da eterna juventude e o valor da vida, com realização de Lee Toland Krieger ("Relação Arriscada", "Corações Instáveis", "Celeste e Jesse para Sempre"). Além de Blake Lively, o elenco conta com Harrison Ford, Michiel Huisman e Kathy Baker.

Uma Turma Difícil (Les héritiers)

Ano: 2014
Género: Comédia, Drama
Elenco: , ,
 
Desrespeito, violência, falta de perspectivas. É com estas condições que a professora Anne Gueguen (Ariane Ascaride) se depara, numa escola parisiense, com a mais complicada e problemática das suas turmas. Os alunos, adolescentes de diferentes origens e cada um com os seus demónios, parecem ter pouco em comum para além da parca vontade de aprender. A docente, vendo as suas alternativas de ensino esgotar-se a cada dia, lembra-se de lhes propor um desafio: entrarem juntos num concurso de reflexão sobre as memórias do Holocausto e o seu impacto nos jovens de hoje. Contra as expectativas de todos – incluindo os próprios –, eles vão empenhar-se no projecto e, no limite, encontrar nas diferenças a força da união. Um filme dramático sobre os desafios da educação, baseado numa história verídica, com assinatura de Marie-Castille Mention-Schaar ("Bowling - Amigas em Jogo"). O actor Ahmed Dramé, no papel do jovem Malik, foi nomeado para o César de Actor Mais Promissor.
Sinopses: Cinecartaz Público

2 comentários:

  1. A Idade de Adaline | 4*

    http://osfilmesdefredericodaniel.blogspot.pt/2016/01/desde-setembro-que-nao-escrevia-para-o.html

    #AIdadedeAdaline
    #TheAgeofAdaline

    ResponderEliminar
  2. Já viram o "Uma Turma Difícil"?

    "Uma Turma Difícil": 3*

    Não posso dizer que foi uma desilusão pois o filme é bom, mas as minhas expectativas eram altíssimas e foram defraudadas.
    O filme faz pensar e ter sido baseado em factos verídicos foi importante para o efeito, portanto espero que o visualizem.

    Cumprimentos,

    Frederico Daniel.

    ResponderEliminar