quarta-feira, 8 de abril de 2015

Estreias 9 Abril'15: Kaguya-hime no Monogatari, Queen and Country, The Salt of the Earth, Days and Nights, The Rewrite, Carlos do Carmo, Black or White, Tracers, The Longest Ride e Le grimoire d'Arkandias

Dia 9 de Abril de 2015, pode contar com as seguintes estreias numa sala de cinema perto de si:

Destaques:

  O Conto da Princesa Kaguya (Kaguya-hime no Monogatari)
Ano: 2013
Realização:
Argumento: e Riko Sakaguchi
Género: Animação
Num dia que se previa igual a tantos outros, um ancião acorda para mais um dia de trabalho. Na labuta, depara-se com uma menina minúscula dentro de um pau de bambu. Fascinado com a perfeição daquela doce criatura, leva-a para casa e dá-lhe o nome de Kaguya. A bebé cresce aos cuidados do velho senhor e da sua mulher, que a amam como se fosse do seu próprio sangue. Com o tempo, ela torna-se uma jovem bela e cheia de vida que conquista os corações ao seu redor. Todos se rendem aos seus encantos, incluindo cinco nobres pretendentes a quem Kaguya recusa casamento. Porém, o seu nome rapidamente chega aos ouvidos do Imperador, que decide tomá-la como esposa. Ao dar-se conta do interesse dele, Kaguya foge desesperada… Um filme de animação realizado por Isao Takahata ("O Túmulo dos Pirilampos"), que se inspira num conto tradicional japonês do séc. X. "O Conto da Princesa Kaguya" teve uma nomeação para o Óscar de Melhor Filme de Animação. Na versão internacional do filme, as vozes das personagens são emprestadas pelos actores Chloë Grace Moretz, James Caan, Mary Steenburgen e George Segal, entre outros.

Outras sugestões:

Pela Rainha (Queen and Country)


Ano: 2014
Realização:
Argumento: 
Género: Drama
Elenco: , ,
Grã-Bretanha, 1943. O pequeno Bill está extasiado por a escola ter sido destruída por uma bomba Luftwaffe extraviada. Para ele, a guerra é um jogo de heróis e nada o parece assustar. Nove anos depois, já com 18 anos, o rapaz é obrigado a cumprir dois anos de serviço militar obrigatório no exército. Durante a recruta, conhece Percy, um rapaz inconsequente e muito diferente de si, de quem se torna inseparável. Após a formação inicial, muitos são destacados para a guerra da Coreia, mas Bill e Percy são enviados para um campo de treinos semelhante a uma prisão, onde terão a responsabilidade de formar novos soldados. Apesar da tensão daquele lugar, eles desfrutam dos momentos em que saem do campo para se divertirem. É então que Bill se apaixona pela rapariga errada: uma mulher perturbada que conhece por acaso num recital… Seguindo a história iniciada, também por John Boorman, no filme "Esperança e Glória" (que teve cinco nomeações para os Óscares em 1988, entre as quais Melhor Filme, Melhor Realizador e Melhor Argumento), "Pela Rainha" é um filme autobiográfico que conta as experiências pessoais do realizador durante a sua infância e juventude. Estreado em 2014 no Festival de Cinema de Cannes, conta com a participação dos actores Callum Turner, Caleb Landry Jones, Pat Shortt e Vanessa Kirby.


O Sal da Terra (The Salt of the Earth)


Ano: 2014
Género: Documentário
O brasileiro Sebastião Salgado é um dos repórteres fotográficos mais respeitados no mundo. Em 2004, quando se encaminhava para os 70 anos e depois de uma pausa na fotografia, lançou-se numa empreitada de dimensões homéricas que consistia em captar lugares e homens que representassem o que de mais prístino se pode contemplar hoje. O resultado dessa longa viagem, fruto de oito anos de trabalho e de mais de 30 viagens por todos os continentes, é "Génesis", uma exposição que inclui mais de duas centenas de fotografias e está organizada em cinco secções: "Sul do Planeta", "África", "Santuários", "Terras a Norte" e "Amazónia e Pantanal". Com este documentário, realizado pelo cineasta Wim Wenders e Juliano Ribeiro Salgado (filho de Sebastião), o espectador fica finalmente a conhecer o homem por detrás da câmara, a maneira como encara a existência e de que forma o seu trabalho teve impacto no modo como olha a Humanidade, a natureza ou a si próprio. Entre os vários prémios arrecadados, "O Sal da Terra" recebeu uma Menção Especial do Júri da secção Un Certain Regard no prestigiado Festival de Cinema de Cannes, um César para Melhor Documentário e ainda uma nomeação para o Óscar nesta categoria.

Dias e Noites (Days and Nights)


Ano: 2014
Realização:
Argumento:
Género: Drama, Comédia
Elenco: , ,
Inspirado pela peça "A Gaivota", escrita pelo dramaturgo russo Anton Tchekhov (1860-1904), "Dias e Noites" conta a história de Elizabeth, uma popular estrela de cinema que decide passar um fim-de-semana em família numa pequena localidade rural em Nova Inglaterra, durante a década de 1980. Esses dias vão ter consequências desastrosas para todos. Cada um deles vai deparar-se com a fragilidade do amor perante o desejo, o tédio e a infelicidade. Mas o mesmo infortúnio que promete revolucionar-lhes a vida pode bem ser o que os levará à redenção de que necessitavam. Estreia na realização do actor Christian Camargo – que também escreve o argumento e encarna uma das personagens –, um filme dramático que conta ainda com a participação de Katie Holmes, William Hurt, Allison Janney, Russell Means, Mark Rylance, Ben Whishaw, Michael Nyqvist e Jean Reno, entre outros.

Argumento de Amor (The Rewrite)

Ano: 2014
Realização: 
Argumento:
Género: Comédia, Romance
Elenco: , , ,
O inglês Keith Michaels foi, em tempos, um argumentista com provas dadas. O seu sucesso foi tal que chegou mesmo a ser galardoado com o Óscar de Melhor Argumento Original em 1998. Caído em desgraça, ele sabe que esses tempos gloriosos fazem parte de um passado remoto. Hoje é um homem rendido ao fracasso: divorciado, solitário e totalmente arruinado. Quando, em desespero, é obrigado a aceitar dar aulas de escrita criativa numa pequena universidade norte-americana, acha que não poderia descer mais baixo. Mas é exactamente nesse lugar que conhece Holly Carpenter, uma mãe solteira com quem acaba por criar laços. Com ela, mesmo a contragosto, Keith vai aprender o verdadeiro significado de sucesso. Com argumento e realização de Marc Lawrence ("Amor Sem Aviso", "Música e Letra", "Ouviste Falar dos Morgans?"), uma comédia romântica que conta com Hugh Grant, Marisa Tomei, J.K. Simmons e Allison Janney nos papéis principais.

Carlos do Carmo - Um Homem no Mundo 
(Carlos do Carmo - Um Homem no Mundo)


Ano: 2015
Realização:
Género: Documentário
Nasceu no bairro lisboeta da Mouraria a 21 de Dezembro de 1939. Em jovem, queria trabalhar na hotelaria. Ter-se-ia rido certamente de quem lhe dissesse que, 50 anos mais tarde, estaria a celebrar uma carreira ímpar enquanto nome incontornável da música portuguesa. Dono de uma voz inconfundível, Carlos do Carmo é senhor de um currículo marcante – e premiado com um Grammy Latino – que soube aliar o rigor interpretativo e a tradição ao desbravar de novos caminhos para o fado. Colaborou com nomes das mais diversas esferas musicais e eternizou temas como "O cacilheiro", "O homem das castanhas", "O amarelo da Carris" ou "Balada para uma velhinha". Aqui, o seu percurso é relatado e comentado na primeira pessoa, por entre concertos e viagens, e em conversas com familiares, amigos e artistas. Um documentário assinado por Ivan Dias (ligado ao filme "Fados", de Carlos Saura), que acompanha um ano na vida de Carlos do Carmo: o da consagração, da celebração das cinco décadas de actividade e da atribuição do Grammy Latino de Carreira, que foi receber a Las Vegas (EUA), no dia 19 de Novembro de 2014. O título, "Homem no Mundo", faz referência a dois álbuns criados em parceria com José Carlos Ary dos Santos: "Um Homem na Cidade" (1977) e "Um Homem no País" (1983). Incidindo na projecção do fadista além-fronteiras, o filme assume-se como uma espécie de último tomo da trilogia originalmente idealizada.

Preto ou Branco (Black or White)

Ano: 2014
Realização:
Argumento:
Género: Drama
Elenco: , ,
Ao mesmo tempo que se esforça para superar a recente perda da mulher, Elliot Anderson tenta dar o melhor de si a Eloise, a neta que vive aos seus cuidados desde a trágica morte da sua filha. Apesar das dificuldades inerentes à sua condição de viúvo e avô, a criança tornou-se a sua única razão de viver e o que o motiva a continuar. Quando We-we, a avó paterna da criança, o informa das intenções de obter a custódia partilhada, Elliot recusa-se terminantemente a aceitar. De um momento para o outro, a pequena Eloise é forçada a dividir-se entre as duas famílias que lutam pela sua atenção e pelo que consideram ser o melhor. Quando a rivalidade entre os dois sexagenários chega à barra do tribunal, eles vêem-se confrontados com algumas das suas crenças e preconceitos mais enraizados. Com realização e argumento de Mike Binder ("Um Verão no Lago", "O Lado Bom da Fúria", "Um Homem na Cidade"), uma comédia dramática sobre segundas oportunidades, que conta com Kevin Costner, Octavia Spencer e Jillian Estell como protagonistas.

Nos Limites (Tracers)

Ano: 2015
Género: Acção
Elenco: , ,
Cam (Taylor Lautner) trabalha como estafeta e é exímio a movimentar-se com a sua bicicleta nas agitadas ruas de Nova Iorque. No frenesim da cidade, descobre que está a ser perseguido por um grupo de mafiosos chineses que quer liquidar uma dívida antiga. Durante a fuga, conhece Nikki (Marie Avgeropoulos), uma jovem bela e ousada que o apresenta ao seu grupo de amigos e o inicia no mundo do "parkour". Mas, apesar da atracção que sente por Nikki, Cam depressa descobre que acabou de entrar num estranho universo onde parecem não existir regras que não possam ser transpostas. Agora, para conseguir sobreviver, ele terá de usar todas as suas habilidades.

Uma Vida ao Teu Lado (The Longest Ride)

Ano: 2015
Realização:
Argumento: 
Género: Drama, Romance
Elenco: , ,
Quando Sophia conhece Luke, um campeão de "rodeo", sente nascer em si algo que nunca conhecera. Ela é estudante de arte e tem uma vida privilegiada. Ele, por seu lado, é um rapaz do campo que gosta de viver no limite. À medida que se conhecem e a sua ligação se aprofunda, ambos percebem que, para que a relação resulte, terão de fazer várias cedências. Uma noite, ao percorrerem uma estrada pouco movimentada, deparam-se com um idoso que sofreu um acidente de automóvel. Para manter a consciência, o pobre senhor invoca a presença da sua esposa, falecida há nove anos. A imagem dela ali materializada encoraja-o a lutar pela vida, relembrando a história de amor que os manteve unidos durante mais de meio século. Apesar das idades e épocas tão díspares, as memórias deste casal de idosos vão ser profundamente inspiradoras para Sophia e Luke, quer nas divergências que os afastam, quer no amor que teima em uni-los. Com realização de George Tillman Jr. ("Homens de Honra") e argumento de Craig Bolotin, "Uma Vida ao teu Lado", é mais uma adaptação cinematográfica da obra de Nicholas Sparks.

Os Feitiços de Arkandias (Le grimoire d'Arkandias)


Ano: 2014
Género: Aventura
Elenco: , ,
Théo é o que se pode considerar o "marrão" da escola. Pouco popular e algo introspectivo, é na biblioteca que se sente mais confiante e protegido da incompreensão do mundo. Um dia, ao deambular por uma secção de magia, o rapaz encontra a fórmula para um anel da invisibilidade num misterioso livro de feitiços escrito por A. Arkandias. Sem conseguir conter a curiosidade, junta-se a Bonnav e Laura, os seus melhores amigos, e decide fazer o anel. Depois de descobrirem, fascinados, que o artefacto realmente funciona e de se divertirem a fazer travessuras com a ajuda da invisibilidade, os três adolescentes sentem-se donos do mundo. Porém, quando Théo é assaltado por três bruxas que lhe roubam o anel, vê-se preso ao feitiço e incapaz de regressar ao estado normal. Assim, numa corrida contra o tempo, apenas encontram uma solução: encontrar Arkandias e convencê-lo a ajudá-los a encontrar uma solução mágica para o problema… Realizado por Alexandre Castagnetti e Julien Simonet, um filme de aventura que adapta o primeiro tomo da trilogia homónima escrita pelo francês Éric Boisset.
Sinopses: Cinecartaz Público

1 comentário:

  1. Gostei bastante da história de "Uma Vida ao Teu Lado" portanto recomendo que vejam pois está bastante bom. Este "The Longest Ride" tem momentos bastante melosos e outros que são algo superficiais. 4* Cumprimentos, Frederico Daniel.

    ResponderEliminar