quarta-feira, 13 de maio de 2015

Estreias 14 Maio'15: Se Eu Fosse Ladrão... Roubava, The Captive, Mad Max: Fury Road, Hard to Be a God, The Cobbler, Bobô, Chic!, Os Verdes Anos e Mudar de Vida

Dia 14 de Maio de 2015, pode contar com as seguintes estreias numa sala de cinema perto de si:

Destaques:

  Se Eu Fosse Ladrão... Roubava (Se Eu Fosse Ladrão... Roubava)
Ano: 2013
Género: Drama
Elenco: ,
Partindo da memória familiar e da sua obra cinematográfica, Paulo Rocha revisita as suas origens e as referências mais marcantes da sua vida. Para isso, evoca a infância e juventude do pai, em particular o sonho de emigrar para o Brasil, para onde acabou por partir em 1909. Este tema familiar cruza-se constantemente com os seus filmes, algo que o leva a reflectir sobre a sua própria necessidade de partir.  Estreado no festival de cinema de Locarno (Suíça), "Se Eu Fosse Ladrão... Roubava" é o último filme de Paulo Rocha (que faleceu em Dezembro de 2012, com 77 anos). O argumento e diálogos são de Regina Guimarães e o elenco conta com os actores Isabel Ruth, Luís Miguel Cintra, Chandra Malatitsch, Joana Bárcia, Carla Chambel, Raquel Dias, Márcia Breia, João Cardoso e João Pedro Vaz.

Outras sugestões:

Prisioneira (The Captive)


Ano: 2014
Realização: Atom Egoyan
Argumento: Atom Egoyan, David Fraser
Matthew e Tina Lane são casados e felizes. Mas tudo se desmorona quando Cassandra, a sua filha de oito anos, é raptada. Apesar de ter recorrido imediatamente às autoridades, Matthew é considerado o principal suspeito. Nove anos passados, ninguém encontrou provas que o incriminassem. E a criança continua desaparecida. Apesar de o casamento não ter sobrevivido à tragédia, Matthew e Tina continuam ligados pela dor e pela constante esperança de um dia reencontrarem a filha. Sentindo-se culpado pelo sucedido e sem conseguir confiar na polícia, que nunca lhe trouxe resultados, ele continua incansável nas suas buscas privadas. Até que um misterioso encontro lhe dá forças redobradas para alterar o rumo dos acontecimentos… Com argumento e realização de Atom Egoyan ("O Futuro Radioso", "Exótica", "Onde Está a Verdade?"), um "thriller" psicológico sobre a dor e a perda. O elenco inclui Ryan Reynolds, Mireille Enos, Rosario Dawson e Kevin Durand.


Mad Max: Estrada da Fúria (Mad Max: Fury Road)


Ano: 2015
Género: Thriller, Acção
Elenco: , ,
 
Mad Max é um polícia renegado num mundo que se rege pela lei do mais forte. Num futuro pós-acopalíptico, perseguido por um passado tumultuoso, Max acredita que o único modo de sobreviver é não depender de ninguém para além de si próprio. Ainda assim, acaba por se juntar a um grupo de rebeldes liderados por Furiosa, uma mulher corajosa que anseia poder mudar o estado das coisas. Este bando, em fuga de uma cidadela tiranizada pelo implacável Immortan Joe, libertou um grupo de mulheres escravizadas. Sedento de vingança e determinado a recuperar cada uma das prisioneiras, o vilão dá início à mais implacável perseguição de sempre… Com realização, produção e argumento de George Miller – o criador da lendária personagem que encheu salas de cinema de todo o mundo na década de 1980 e que deu a Mel Gibson o reconhecimento internacional –, um "thriller" de acção carregado de adrenalina que retoma as aventuras do guerreiro da estrada que conhecemos em "Mad Max - As Motos da Morte" (1979) e seguimos em "Mad Max 2: O Guerreiro da Estrada" (1981) e "Mad Max 3: Além da Cúpula do Trovão" (1985).

É Difícil Ser Um Deus (Trudno byt bogom)

Ano: 2013
Género: Drama, Ficção-científica
Elenco: , ,
Em Arkanar, um planeta em tudo similar à Terra, os indivíduos ainda vivem no período medieval. Um grupo de cientistas terrestres, liderado por Don Rumata, é enviado para lá para estudar os seus costumes. De modo a não alterarem o curso natural da História daquele planeta, eles estão proibidos pelos seus superiores de interferir em qualquer conflito, independentemente das crueldades a que possam ser obrigados a assistir. Mas, ao ver as injustiças que são cometidas contra a elite intelectual de Arkanar, a única capaz de fazer evoluir a sociedade, Don Rumata não consegue evitar tomar uma posição. Com realização do russo Aleksey Guerman (falecido em Fevereiro de 2013), é a adaptação da obra homónima de ficção científica escrita, em 1964, por Arkady e Boris Strugatsky.

O Sapateiro Mágico (The Cobbler)
Ano: 2014
Realização:
Argumento: ,
Género: Comédia, Drama, Fantasia
Elenco: , ,
Max Simkin é um homem modesto que sonha com uma vida cheia de aventura. Porém, a trabalhar na oficina de sapatos que pertence à família há várias gerações, a sua vida é uma rotina contínua. Mas tudo muda de figura quando, num dia aparentemente igual a todos os outros, percebe que, quando calça os sapatos de qualquer cliente, se transforma nessa pessoa. Essa estranha descoberta, apesar de o meter em constantes sarilhos, vai dar-lhe também a oportunidade de conhecer o mundo sob uma perspectiva totalmente nova. Ao ver-se capaz de caminhar "com os sapatos dos outros", Max vai compreender como a vida está cheia de oportunidades. Esta consciência vai fazê-lo ver a sua própria existência de um modo diferente e, desse modo, encontrar uma forma de ser feliz… Com realização de Thomas McCarthy ("Todos Ganhamos"), que escreve o argumento em parceria com Paul Sado, uma comédia que conta com a participação dos actores Adam Sandler, Steve Buscemi, Dustin Hoffman, Dan Stevens e Ellen Barkin.

Bobô (Bobô)

Ano: 2013
Realização:
Argumento: ,
Género: Drama
Elenco: , ,
 
Depois da morte do irmão, Sofia (Paula Garcia) isolou-se num velho apartamento onde viveu toda a vida. Para a assistir nas tarefas domésticas e nos cuidados do filho, chega Mariama (Aissatu Indjai), uma jovem guineense. Contudo, apesar da aparente tranquilidade, Mariama vive atormentada com o ritual da mutilação genital feminina a que Bobô, a sua filha pequena, está prestes a ser submetida. Para poder ajudá-las, Sofia vê-se obrigada a sair, finalmente, da reclusão… Com realização de Inês Oliveira ("Cinerama", "O Nome e o N.I.M."), que também escreve o argumento em parceria com Rita Benis, um filme que, nas palavras da realizadora "retrata as questões que nos transcendem: a relação com a morte, com as regras do mundo, com o que não conseguimos denominar". Este filme, que teve a sua estreia internacional na 38.ª edição do Festival Internacional de Cinema de Toronto (Canadá), esteve ainda representado noutros festivais internacionais, entre eles a 37.ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo (Brasil), o Festival Laboratorio Immagine Donne (Itália), Muestra Internacional de Cine con Perspectiva de Género (México), Festival AFI Latin American Film Festival (EUA) e, em Portugal, no Festival Caminhos do Cinema Português, onde recebeu o prémio de Melhor Som.

Chique! (Chic!)
Ano: 2015
Realização:
Argumento:
Género: Comédia
Elenco: , ,
 
Saint-Loin-la-Mauderne é uma aldeola francesa de apenas 120 habitantes, perdida no meio do nada. Sem algo que possa cativar os forasteiros, a última esperança de quem a habita é a reabertura da fábrica de fumeiro de salmão, através de um subsídio do Estado. Para que isso venha a ser possível, terão de conseguir convencer um médico a fixar-se na região, pois o último reformou-se há já vários anos, sem nunca ter havido alguém para o substituir. Quando tomam conhecimento da chegada de Maxime Meyer, um jovem médico que para ali vem temporariamente, homens, mulheres e crianças unem-se num projecto comum: tornar a aldeia um sítio aprazível e cheio de actividades interessantes, para que ele resolva ficar definitivamente. Porém, convencer o jovem doutor dos encantos escondidos do lugar vai revelar-se uma tarefa mais complicada do que poderiam imaginar… Uma comédia de costumes da autoria do jornalista e realizador francês Stéphane Meunier.

Os Verdes Anos (Os Verdes Anos)

Ano: 1963
Realização:
Argumento: ,
Género: Drama
Elenco: , ,
 
Júlio (Rui Gomes), um jovem provinciano de 19 anos, chega a Lisboa para tentar a sorte como ajudante de sapateiro. Um dia conhece Ilda (Isabel Ruth), uma jovem e alegre empregada doméstica que, como ele, vive na esperança de um futuro melhor. A amizade entre ambos depressa se transforma num amor desmedido que, irremediavelmente, os conduzirá à tragédia…  Com música original de Carlos Paredes e produção de António da Cunha Telles, "Os Verdes Anos" é a estreia na realização de Paulo Rocha (1935-2012). Esta obra, datada de 1963, marcou o início do Cinema Novo português e veio a tornar-se uma referência cinematográfica para as novas gerações. A cópia que agora é resposta nas salas de cinema transcreve em resolução 2K um restauro concluído analogicamente no laboratório da Cinemateca Portuguesa, com aprovação do realizador e sob a supervisão de Pedro Costa. Desse negativo de imagem de 35mm foram enxertados (por iniciativa de Rocha) alguns planos que, à época da estreia, tinham sido cortados por motivo de censura.
Mudar de Vida (Mudar de Vida)
Ano: 1966
Realização:
Argumento: ,
Género: Drama
Elenco: , ,
 
Após o fim do serviço militar em África, Adelino (Geraldo Del Rey) regressa ao Furadouro, a vila piscatória onde nasceu. Lá chegado, descobre que Júlia (Maria Barroso), a rapariga que toda a vida amou, é hoje casada com Raimundo (Nunes Vidal), o seu irmão. Triste e desiludido com a notícia da traição, Adelino sai à procura de trabalho. É assim que conhece Albertina (Isabel Ruth), uma rapariga de espírito livre e fama de libertina que apenas deseja fugir daquele lugar. Com ela, Adelino vai ganhar coragem de se libertar do passado e acreditar na sorte que ainda lhe há-de caber. Juntos, vão tentar mudar de vida…longe dali.  Segunda longa-metragem de Paulo Rocha (1935-2012), "Mudar de Vida" conta com assistência de realização de António Campos e diálogos de António Reis. O filme foi realizado em 1966. A cópia que agora é resposta nas salas de cinema transcreve em resolução 2K um restauro concluído analogicamente no laboratório da Cinemateca Portuguesa, com aprovação do realizador e sob a supervisão de Pedro Costa.
Sinopses: Cinecartaz Público

1 comentário:

  1. "Prisioneira": 2*

    "Prisioneira" tinha tudo para ser um filme perfeito, mas é apenas razoável. "The Captive" teve cenas em que fiquei confuso, pois a história ia do passado ao presente e vice-versa.

    Cumprimentos, Frederico Daniel.

    ResponderEliminar