quarta-feira, 20 de maio de 2015

Estreias 21 Maio'15: White Bird in a Blizzard, Im Keller, National Gallery, Das große Museum, Pitch Perfect 2, Respire, Son Mektup, Astérix - Le Domaine des Dieux e Kidnapping Mr. Heineken

Dia 21 de Maio de 2015, pode contar com as seguintes estreias numa sala de cinema perto de si:

Destaques:

  Pássaro Branco (White Bird in a Blizzard)
Ano: 2014
Realização:
Argumento: 
Género: Drama, Thriller
Elenco: , ,
Apaixonada e sem preocupações de maior, Kat Connors, de 17 anos, sente que tem a vida pela frente. Mas essa sensação de felicidade altera-se quando, sem qualquer razão que o justifique, a mãe desaparece. Apesar da estranheza do sucedido, a jovem tenta adequar-se às novas circunstâncias e continuar o seu caminho rumo à idade adulta. Porém, tendo crescido num ambiente opressivo, a rapariga pouco se apercebe da ausência da progenitora, de quem, ao longo dos últimos anos, tinha vindo a distanciar-se. Até que um dia, ao regressar da escola, descobre os verdadeiros motivos da partida da mãe, assim como a sua própria recusa em avaliar a sua vivência familiar até àquele momento… Com argumento e realização de Gregg Araki, um filme dramático que adapta a novela homónima da escritora e poetisa norte-americana Laura Kasischke. No elenco, os actores Shailene Woodley, Eva Green, Christopher Meloni, Gabourey Sidibe e Angela Bassett.

Outras sugestões:

Na Cave (Im Keller)



Ano: 2014
Realização:
Género: Documentário
Na Áustria, a maioria das pessoas passa o seu tempo livre nas caves das suas habitações, longe da curiosidade alheia, onde podem dar livre curso às suas necessidades privadas. Ali, cada família pode soltar as suas fantasias, sem preocupações ou necessidade de justificação para os seus comportamentos mais bizarros.  Com realização do documentarista Ulrich Seidl ("Trilogia do Paraíso", "Dias de Cão"), que passou vários anos a estudar o fenómeno, este é um filme-documento sobre "o subsolo da alma austríaca" mas também sobre "música de fanfarra e árias de ópera, sobre mobília cara e piadas machistas, sobre sexualidade e tiro, actividade física e fascismo, chicotes e bonecas"...


National Gallery (National Gallery)



Ano: 2014
Realização:
Género: Documentário 
Fundada em 1824, a National Gallery é um dos mais importantes museus da Europa e um dos mais visitados do mundo. Localizado na Trafalgar Square, no centro de Londres, contém uma coleção de mais de 2.300 pinturas que datam desde a metade do século XIII até o início do século XX. É neste cenário que o reconhecido documentarista norte-americano Frederick Wiseman ("Ballet", "A Dança - Le Ballet de L'Opera de Paris") regressa ao seu registo habitual, apresentando um documentário que transporta o espectador aos bastidores do museu, onde pode ser percebida a forma como tudo funciona, desde as relações com o exterior aos funcionários que o integram, sem esquecer o público que, ao longo de todo o ano, o percorre...

O Grande Museu (Das große Museum)

Ano: 2014
Realização:
Género: Documentário
O Kunsthistorisches Museum é um museu de belas-artes e artes decorativas localizado em Viena, na Áustria. Inaugurado em 1891, é um dos mais antigos do género. Foi construído por Gottfried Semper e Karl von Hasenauer para albergar a vasta colecção imperial dos Habsburgo que, ao longo dos séculos, foram os patronos das artes naquele país. Ao longo de um período de dois anos, Johannes Holzhausen e a sua equipa percorrem as galerias e corredores do museu, acompanhando o dia-a-dia de curadores e peritos em restauro, bem como o esforço de Sabine Haag, a directora, para mostrar as obras ao público que todos os dias ali chega, vindo de todos os pontos do globo…

Um Ritmo Perfeito 2 (Pitch Perfect 2)
Ano: 2015
Realização:
Argumento: 
As Barden Bellas eram um dos mais conceituados grupos “a cappella” de todo o continente americano. Contudo, após um incidente particularmente embaraçoso numa actuação ao vivo para o Presidente dos EUA (e mostrado em directo para toda a nação), elas terão de fazer algo que lhes permita reconquistar o estatuto de estrelas e fazer com que todos se esqueçam do que aconteceu. Decididas a recuperar a dignidade perdida, as raparigas resolvem entrar numa competição internacional para conquistar um prémio nunca antes atribuído a uma equipa norte-americana. Sequela do filme "Um Ritmo Perfeito", realizado por Jason Moore em 2012, uma comédia musical produzida por Paul Brooks, Max Handelman e Elizabeth Banks, que também protagoniza e realiza.

Respira (Respire)

Ano: 2014
Género: Drama
Elenco: , ,
 
Charlie (Joséphine Japy) tem 17 anos. Introvertida e pouco popular, ela sente-se atraída por Sarah (Lou de Laâge), a nova colega da escola. Carismática mas de temperamento difícil, Sarah aproxima-se de Charlie. Ambas estão na idade das descobertas, das cumplicidades e dos segredos. A amizade cresce, as duas raparigas tornam-se inseparáveis e Charlie ganha uma autoconfiança que nunca antes tinha sentido. Mas tudo muda quando Sarah decide afastar-se sem explicações. Incapaz de lidar com a transformação brusca da sua melhor amiga, Charlie torna-se obsessiva na tentativa de recuperar a relação, ao ponto de se deixar levar numa espiral ódio e vingança que a levará a um acto inesperado…. Com assinatura da actriz e realizadora Mélanie Laurent, um filme dramático sobre a amizade que adapta a obra com o mesmo nome de Anne-Sophie Brasme

A Última Carta de Galípoli (Son Mektup)

Ano: 2014
Realização:
Argumento:
Género: Drama
Elenco: , ,
 
Salih Ekrem é um piloto otomano que se esforça por criar a filha depois da morte da mulher. Em Fevereiro de 1915, perante os primeiros ataques da frota britânica a Çanakkale, junto ao estreito dos Dardanelos (que separa a Europa da Ásia e liga o mar Egeu ao de Mármara), Salih é enviado numa missão de reconhecimento. Durante o cumprimento do dever, vê-se compelido a ajudar um grupo de assistência médica que está a ser atacado pela frota britânica. Apesar de gravemente ferido, consegue salvar Fuat, um rapazinho órfão. Durante aqueles dias terríveis, Fuat passa a ser uma inspiração de força e sobrevivência para todos e também o elo de ligação entre entre Salih e Nihal, uma jovem enfermeira que ali chegou como voluntária. Mas quando o piloto é obrigado a regressar a casa, os sentimentos por Nihal são já demasiado fortes para que possam ser ignorados…. Financiado quase na totalidade pelo Ministério da Cultura da Turquia, um filme de guerra que marca o centenário da Batalha de Gallipoli. A realização é da responsabilidade de Özhan Eren ("120"). Os actores Ali Eren e Nesrin Cavadzade dão vida às personagens principais.

Astérix: O Domínio dos Deuses (Astérix - Le Domaine des Dieux)


Ano: 2014
Género: Animação
Elenco: , ,
 
"Estamos no ano 50 antes de Cristo. Toda a Gália está ocupada pelos romanos... Toda? Não! Uma pequena aldeia habitada por irredutíveis gauleses resiste, ainda e sempre, ao invasor. E a vida não é fácil para guarnições de legionários romanos". Assim começam todas as aventuras de Astérix, o gaulês. Nesta, atormentado com a incapacidade dos seus soldados conquistarem aquele pequeno grupo de resistentes, o governador Júlio César percebe que o melhor a fazer é alterar o modo da sua investida e instalar um condomínio de luxo precisamente ao lado da aldeia. Agora, com a tentação à sua frente, serão os habitantes capazes de resistir à invasão romana? Inflexíveis a qualquer tipo de aproximação estarão sempre Astérix e Obélix, que tudo farão para manter os romanos bem longe da sua pequena comunidade de valentes. Infelizmente, os demais gauleses não vão ficar indiferentes a esta provocação romana, por Toutatis!... Baseado no álbum de banda desenhada "O Domínio dos Deuses" (lançado em França em 1971 e o 17.º assinado pela dupla René Goscinny e Albert Uderzo), uma comédia de animação realizada por Louis Clichy e Alexandre Astier.
O Rapto de Freddy Heineken (Kidnapping Mr. Heineken)

Ano: 2015
Realização:
Argumento: 
Género: Drama
Elenco: , ,
 
Holanda, Novembro de 1982. Cinco amigos de infância elaboram um plano para raptar Freddy Heineken, o magnata das cervejas. O objectivo é receber um resgate de 35 milhões de florins e começar uma nova vida longe dali. O grupo começa por realizar um assalto, de forma a ter a quantia necessária para organizar o rapto e todos os detalhes do golpe. Depois de executarem o plano e obterem o dinheiro do resgate, eles sentem que nada os poderá parar. Mas tudo parece ruir quando a relação entre eles – que sempre lhes pareceu inabalável –, começa a ceder à pressão… Com realização de Daniel Alfredson (que dirigiu a adaptação ao cinema do segundo e terceiro tomos da saga "Millennium") e argumento de William Brookfield (realizador e argumentsta de "Milk"), um "thriller" psicológico que se baseia na verdadeira história de Freddy Heineken, relatada na obra homónima escrita, em 1987, pelo jornalista Peter R. de Vries. O elenco conta com a participação dos actores Jim Sturgess, Sam Worthington, Ryan Kwanten, Thomas Cocquerel, Mark van Eeuwen e Anthony Hopkins no papel de Heineken.
Sinopses: Cinecartaz Público

1 comentário:

  1. "Pássaro Branco": 4*

    "Pássaro Branco" é um filme bastante bom e recomendo vivamente, o final do filme foi perfeito e inesperado.

    Cumprimentos, Frederico Daniel.

    ResponderEliminar