quarta-feira, 27 de maio de 2015

Estreias 28 Maio'15: Timbuktu, Fehér isten, Tomorrowland, O Indispensável Treino da Vagueza, Jag är nyfiken, Poltergeist, Toute première fois, Big Game e Crime

Dia 28 de Maio de 2015, pode contar com as seguintes estreias numa sala de cinema perto de si:

Destaques:

  Timbuktu (Timbuktu)
Ano: 2014
Género: Drama
Elenco: , ,
Tombuctu (também chamada de Timbuktu), no Mali, é cidade Património Mundial da UNESCO desde 1988. De pequena povoação perdida no deserto do Sara, o lugar transformou-se, ao longo dos séculos, em capital intelectual e espiritual de África, um oásis no deserto que foi despertando a atenção do mundo. Em 2012, a cidade é ocupada por um grupo islâmico liderado por Iyad Ag Ghaly. O medo e a incerteza apoderam-se daquele lugar. Por ordem dos fundamentalistas religiosos, a música, o riso, os cigarros e o futebol são banidos. As mulheres são obrigadas a usar véu e a mostrar submissão total. A cada dia surgem novas leis para serem cumpridas e a vida de cada um dos habitantes vai sendo modificada tragicamente. Não muito longe dali vive Kidane com a mulher Satima, a filha Toya e Issan, um jovem pastor de 12 anos. A existência desta família, até agora tranquila, vai alterar-se abruptamente quando Kidane é acusado de um crime… Realizado pelo mauritano Abderrahmane Sissako, um filme dramático, baseado num episódio real, que tenta denunciar a propagação do fundamentalismo. Depois da sua passagem pelo Festival de Cinema de Cannes, "Timbuktu" foi nomeado para o Óscar de Melhor Filme Estrangeiro e venceu sete prémios César: Melhor Filme, Melhor Realizador, Melhor Argumento Original (Abderrahmane Sissako, Kessen Tall), Melhor Música Original (Amine Bouhafa), Melhor Som (Philippe Welsh, Roman Dymny, Thierry Delor), Melhor Fotografia (Sofian El Fani) e Melhor Montagem (Nadia Ben Rachid).

Outras sugestões:

Deus Branco (Fehér isten)



Ano: 2014
Para inverter a miscigenação entre raças caninas, é criado um imposto para quem possua um cão que não esteja registado como puro-sangue. Por essa razão, muitos donos abandonam os seus animais, levando à sobrelotação dos canis e ao consequente abate de milhares de animais. Lili, de 13 anos, faz o que pode para que Hagen, o seu adorado rafeiro, seja poupado a essa sorte. Quando o pai o deixa no meio da rua, Lili entra em desespero, passando dias e noites à sua procura. Lutando para sobreviver, Hagen junta-se a um grupo de cães desamparados que, tal como ele, sentem a raiva a aumentar a cada dia. Até que, após uma fuga ao canil, milhares de vadios se agrupam, decididos a dar início a uma rebelião contra os que os abandonaram. O seu desejo de justiça é desmedido e parece que nada poderá atenuar a sua sede de vingança. A não ser, talvez, Lili, a jovem que nunca desistiu do seu melhor amigo… Um filme dramático, realizado pelo húngaro Kornél Mundruczó ("Tender Son: The Frankenstein Project"), que reflecte sobre a desigualdade e as injustiças entre raças. Em Cannes, "Deus Branco" recebeu o prémio Un Certain Regard e os cães que participaram na obra foram galardoados com o Palm Dog Award (melhor actuação canina num filme).


Tomorrowland - Terra do Amanhã (Tomorrowland)



Ano: 2015
Realização:
Argumento: ,
Género: Aventura
Elenco: , ,  
Frank Walker já foi um inventor prodigioso e cheio de esperança no futuro. Agora, decepcionado com o mundo, tudo o lhe sobra desse passado são ilusões. Casey Newton, por seu lado, é uma adolescente brilhante e sempre receptiva a novidades. Quando ela descobre um objecto que a leva para uma realidade paralela, vê o seu destino cruzar-se com o de Frank. Os dois embarcam assim numa aventura que os transportará a Tomorrowland, um enigmático local existente num tempo e lugar indefinidos. Esta viagem mudará não apenas as suas vidas, mas também o futuro da Humanidade... Um filme de aventura com realização de Brad Bird ("The Incredibles - Os Super-Heróis“, "Ratatui", "Missão Impossível: Operação Fantasma"), que escreve o argumento em parceria com Damon Lindelof. O elenco conta com George Clooney, Britt Robertson, Hugh Laurie e Kathryn Hahn, entre outros.

O Indispensável Treino da Vagueza (O Indispensável Treino da Vagueza)


Ano: 2014
Género: Documentário
Um documentário realizado por João Miller Guerra e Filipa Reis que parte de um convite de Manuel Castro Caldas, director da Ar.Co - Centro de Arte e Comunicação Visual, para celebrar os 40 anos da instituição. Recorrendo ao arquivo audiovisual da escola e a aulas gravadas, o filme reflecte sobre a experiência do ensino artístico, assim como as dificuldades do processo criativo. Nas palavras dos realizadores, a obra "deve-se a um encontro cruzado de caminhos de intuição que foram sendo partilhados, uma enorme vontade de espelhar e repensar o que ao longo de 40 anos tem sido, esse sim, um indispensável trabalho da vagueza". Assim, "procurou-se, através da colagem, acentuar o carácter mais lunático do trabalho artístico (…). Interessava trazer para este filme sobretudo momentos de criação livre e não momentos de puro registo ou de enquadramento da instituição". Em complemento, é exibido o filme "Fora da Vida", também da autoria de Reis e Miller Guerra, sobre o salário mínimo e a vida dos trabalhadores em Portugal em contexto de crise. Arrecadou o prémio de Melhor Curta-Metragem Portuguesa no IndieLisboa 2015.

Sou Curiosa & Continuo a Ser Curiosa (Jag är nyfiken)

Ano: 1967
Realização:
Argumento:
Género: Drama
Elenco: , ,
Nos finais dos anos 60, apesar da crescente liberalização, este filme de Vilgot Sjöjman (1924-2006) causou um enorme escândalo, bem como o segundo que se lhe seguiu: "Continuo a Ser Curiosa", em 1968. Esta obra, apaixonadamente defendida à época por Norman Mailer, é um filme desconcertante, tanto pelo seu lado provocante, como por uma abordagem de representações sexuais que se situam algures entre o exibicionismo e o "voyeurismo", como entre o "soft-core" e o "hard-core".

Poltergeist (Poltergeist)

Ano: 2015
Realização:
Argumento: 
Género: Terror
Elenco: , ,
 
Eric e Amy Bowen acabaram de se mudar para uma grande casa nos subúrbios com os seus três filhos. Todos se sentem entusiasmados com a perspectiva de viver naquele lugar e dar início a uma nova etapa das suas vidas. O que eles nunca poderiam prever era que aquela casa estivesse assombrada por espíritos perturbados. Madison, a filha mais nova, irresistivelmente atraída pelo televisor, começa a conversar com as "pessoas da TV". Certo dia, a menina desaparece e a sua voz é ouvida do outro lado do ecrã a pedir socorro. Desesperados e sem saberem o que fazer para salvar a criança, Eric e Amy decidem procurar a ajuda de uma equipa de estudiosos do paranormal. Mas o pesadelo ainda mal começou... Realizado por Gil Kenan ("A Casa Fantasma", "Cidade das Sombras"), é o "remake" do filme de culto com o mesmo nome realizado, em 1982, por Tobe Hooper, com argumento e produção de Steven Spielberg.

Há Sempre Uma Primeira Vez (Toute première fois)

Ano: 2015
Género: Comédia
Elenco: , ,
 
Jérémie é um homem jovem, realizado e feliz. Depois de alguns anos a namorar com Antoine, o grande amor da sua vida, ele acha que é chegado o momento de dar o nó. Porém, a vida troca-lhe as voltas quando, certa manhã, acorda ao lado de uma belíssima mulher. Percebendo o alcance do que lhe acabou de acontecer, Jerémie entra em pânico pois, além de ter traído a pessoa que julgava amar, não sabe como reagir ao facto de, afinal, sentir uma forte atracção pelo sexo oposto… Com realização de Maxime Govare e Noémie Saglio, uma comédia que, além de parodiar as relações amorosas, inverte o estereótipo sobre homossexualidade.

Big Game - Instinto Caçador (Big Game)



Ano: 2014
Realização: 
Argumento: 
Género: Acção, Aventura
Elenco: , ,
 
Na sequência da intercepção por terroristas do "Air Force One" (avião presidencial norte-americano), enquanto sobrevoava a Finlândia, o Presidente dos Estados Unidos (Samuel L. Jackson) é evacuado de emergência. Ferido e abandonado à sua sorte no meio de uma floresta gelada, não sabe que rumo tomar. É então que conhece Oskari (Onni Tommila), um rapaz de 13 anos que, a meio de um exercício de iniciação à idade adulta, foi deixado na floresta durante 24 horas com apenas um arco e flecha. Agora, com homens armados no seu encalço, o Presidente sabe que a sua vida depende de Oskari e das suas capacidades de sobrevivência àquele lugar hostil… Estreado no Festival de Cinema de Toronto (Canadá), um filme de acção e aventura realizado pelo finlandês Jalmari Helander, que se baseia no romance homónimo de Dan Smith.
Crime (Crime)

Ano: 2015
Realização:
Argumento:
Género: Drama
Elenco: ,
 
A 8 de Janeiro de 2011, o jornalista e cronista social Carlos Castro, de 65 anos, foi encontrado morto num quarto de hotel, em Nova Iorque (EUA). O assassino, Renato Seabra, era um jovem modelo que com ele mantinha uma relação amorosa, assumidamente a troco de favores. Em Dezembro de 2012, depois de confessar o crime, Renato Seabra foi condenado a uma pena entre 25 anos de cadeia e prisão perpétua. Tendo este caso como ponto de partida, o realizador Rui Filipe Torres constrói uma história sobre obsessão e poder entre António e Rodrigo, personagens interpretados pelos actores João D'Ávila e Rúben Garcia. O argumento em que o filme se apoia adapta a peça de teatro "Crime em New York", da autoria de D'Ávila, sobre o crime que vitimou Carlos Castro.
Sinopses: Cinecartaz Público

1 comentário:

  1. "Tomorrowland - Terra do Amanhã": 4*

    É um filme bastante bom, portanto recomendo que vejam este filme.

    Cumprimentos, Frederico Daniel.

    ResponderEliminar