sexta-feira, 12 de junho de 2015

Estreias 11 Jun'15: The Look of Silence, Mekong Hotel + Manhã de Santo António, Jurassic World, While We're Young e Les seigneurs

Dia 11 de Junho, pode contar com as seguintes estreias numa sala de cinema perto de si:

Destaques:

  O Olhar do Silêncio (The Look of Silence)
Ano: 2014
Realização:
Género: Documentário
Em 2012, Joshua Oppenheimer chegou à Indonésia determinado a fazer um filme sobre os sobreviventes e familiares das vítimas dos esquadrões da morte que, durante anos, exterminaram indiscriminadamente todos os que fossem considerados comunistas, activistas de esquerda, chineses ou simplesmente opositores ao regime de Suharto (1921-2008). Os números apontam para cerca de um milhão e meio de mortos e desaparecidos durante esse período. Quando lhe foi impossibilitado o livre contacto com essas pessoas, o realizador percebeu que, por outro lado, tinha acesso privilegiado a vários membros pertencentes aos antigos esquadrões. Para sua surpresa, estes homens, orgulhosos do seu papel na História do seu país, mostraram-se interessados em colaborar com as filmagens e exibir os seus crimes perante as câmaras. Assim, Oppenheimer e os seus co-realizadores – a britânica Christine Cynn e um indonésio que quis manter o anonimato – filmaram os protagonistas, dando rosto e voz às suas histórias e aos terríveis eventos de que fizeram parte. O resultado foi "Acto de Matar" que, depois de um enorme sucesso com o público e com a crítica, obteve uma nomeação para o Óscar de Melhor Documentário e foi galardoado com o Bafta na mesma categoria. Através da rodagem deste filme, uma família de sobreviventes indonésios descobre como é que um dos seus filhos foi assassinado, bem como a identidade dos homens que o mataram. Determinado a fazer justiça, Adi, o mais novo dos irmãos, quebra o silêncio e faz algo inconcebível num país onde os assassinos ainda estão no poder: confronta-os pelos seus crimes… Rodado também em 2012, logo após a montagem de "Acto de Matar" (mas antes do seu lançamento), "O Olhar do Silêncio" é uma visão alternativa dos eventos, desta vez sob o ponto de vista das vítimas. Com esta obra, Joshua Oppenheimer ganhou o Grande Prémio do Júri e Prémio FIPRESCI no Festival de Cinema de Veneza.

Outras sugestões:

Mekong Hotel (Mekong Hotel)



Ano: 2012
Género: Documentário, Drama
Um retrato do dia-a-dia de um hotel nas margens do rio Mekong, que faz fronteira entre a Tailândia e o Laos, a região onde foi filmado "O Tio Boonmee Que se Lembra das Suas Vidas Anteriores". Nos quartos e no terraço daquele lugar, o realizador constrói um documentário a que vai adicionando algumas cenas de "Ectasy Garden", um filme inacabado sobre uma mulher e a sua filha, dois amantes e o rio. Com argumento e realização de Apichatpong Weerasethakul ("Febre Tropical", "O Tio Boonmee…"), foi apresentado na edição de 2012 do Festival de Cinema de Cannes. A acompanhar a sessão, a curta-metragem "Manhã de Santo António", de João Pedro Rodrigues. Estrada internacionalmente na Semana da Crítica em Cannes, foi galardoada com o prémio de Melhor Curta-Metragem Europeia no Curtas2012 e de Melhor Fotografia no Festival Janela Internacional de Cinema do Recife.


Mundo Jurássico (Jurassic World)



Ano: 2015
Género: Aventura
Elenco: , ,
Em 1993, milhões de espectadores em todo o mundo ficaram de respiração suspensa perante as imagens de uma ilha repleta de dinossauros. No filme, as criaturas tinham sido resgatadas da extinção através da clonagem, graças à mente visionária do multimilionário John Hammond (Richard Attenborough). O objectivo era oferecer um parque onde pessoas de todas as idades pudessem observar estes extraordinários animais no seu "habitat" natural. Mas, quando o sistema de segurança falhou, os testes ao parque temático transformaram-se num pesadelo sem precedentes. Alguns anos passados sobre este terrível incidente, a ilha foi transformada no "Mundo Jurássico", um parque tal como antes fora imaginado por Hammond. Mas, depois de dez anos de actividade, o sucesso do parque foi decrescendo e hoje o seu futuro é incerto. De forma a atrair novos visitantes, é criada uma nova criatura híbrida que promete surpreender. Contudo, o resultado é uma criatura altamente inteligente e adaptada, cujos instintos assassinos vão colocar milhares de pessoas em perigo… Quarta aventura da saga "Parque Jurássico" (baseada nos livros do escritor Michael Crichton), "Mundo Jurássico" conta com a realização de Colin Trevorrow e produção de Steven Spielberg (que dirigiu os dois primeiros filmes, "Parque Jurássico" e "Mundo Perdido"). O elenco conta com Chris Pratt, Judy Greer, Ty Simpkins, Vincent D'Onofrio e Omar Sy, entre outros.

Enquanto Somos Jovens (While We're Young)




Ano: 2014
Realização:
Argumento:
Género: Drama, Comédia
Elenco: , ,
Josh e Cornelia Srebnick são um casal nova-iorquino a viver um momento delicado. Sem filhos e já na casa dos 40, ambos se dão conta de que algo falta nas suas vidas. É nesse momento que conhecem Jamie e Darby, um casal de namorados com pouco mais de 20 anos que, ao contrário deles próprios, vivem tudo de um modo apaixonado. Encantado com a forma de estar daquelas duas pessoas tão diferentes de si, Josh sente que eles são a representação de tudo o que ele sempre quis ser. De um momento para o outro, os Srebnick deixam de se encontrar com amigos de longa data e fazer tudo o que sempre fizeram para se dedicarem a estes jovens "hipsters". Mas será que, com 20 anos a separá-los, a amizade entre os quatro pode ir além de um encontro fortuito entre um jovem casal inexperiente e um outro que apenas se sente frustrado com o resultado das suas vidas? Com realização e argumento de Noah Baumbach ("A Lula e a Baleia", "Greenberg"), uma comédia dramática que conta com Ben Stiller, Naomi Watts, Adam Driver e Amanda Seyfried nos principais papéis.

Uma Equipa de Sonho (Les seigneurs)
Ano: 2012

Realização:
Argumento: Olivier Dahan, Isaac Sharry
Género: Comédia
Elenco: , ,
Patrick Orbéra foi, nos tempos áureos da sua juventude, uma lenda do futebol. Agora, com 50 anos feitos, encontra-se sem família nem dinheiro, e com um sério problema com a bebida. Motivado pela possibilidade de refazer a sua vida, aceita treinar uma equipa de futebol numa pequena ilha da Bretanha (França). Tendo em conta a sua experiência profissional, parece-lhe ser a única oportunidade de emprego viável. O objectivo é fazer a equipa vencer três jogos consecutivos e, desse modo, arrecadar dinheiro suficiente para salvar a fábrica de conservas da vila que dá emprego a metade da população mas que está já em processo de liquidação judicial. Ao contrário do que poderia imaginar, Patrick depara-se com uma situação de contornos aterradores, pois a "equipa" que lhe calhou em sorte não é mais do que um pequeno grupo de pescadores locais. É então que, num rasgo de genialidade, se lembra de contactar os seus ex-companheiros de equipa. O problema surge quando se apercebe de um facto profundamente deprimente: ele não foi o único a sentir na pele o verdadeiro significado de fracasso… Uma comédia realizada por Olivier Dahan ("La Vie en Rose", "A Minha Canção de Amor", "Grace de Mónaco"), com um elenco formado por José Garcia, Jean-Pierre Marielle, Franck Dubosc, Omar Sy, Gad Elmaleh, Joey Starr e Ramzy Bedia, entre outros.
Sinopses: Cinecartaz Público

1 comentário:

  1. "Uma Equipa de Sonho": 3*

    "Uma Equipa de Sonho" é um bom filme, com alguma piada e algo divertido.
    "Les seigneurs" é um filme para quem gosta de futebol, recomendo que o vejam.

    Cumprimentos.

    Frederico Daniel...

    ResponderEliminar