quarta-feira, 3 de junho de 2015

Estreias 4 Jun'15: Child 44, Kreuzweg, Woman in Gold, Spy e Pã, não chora não

Dia 4 de Junho, pode contar com as seguintes estreias numa sala de cinema perto de si:

Destaques:

  A Criança n.º 44 (Child 44)
Ano: 2015
Realização:
Argumento:
Género: Drama, Thriller
Elenco: , ,
União Soviética, início da década de 1950. Durante o governo de Estaline, Leo Demidov subiu na hierarquia do KGB até se transformar num dos mais respeitados agentes de investigação de dissidentes. Quando a sua mulher é inesperadamente envolvida num caso de conspiração, ele é forçado a investigá-la. Mas quando se recusa a denunciar a esposa, os seus superiores obrigam-no a abandonar Moscovo e reiniciar a vida na cidade industrial de Volsk. É então que Leo e a mulher decidem ajudar o General Mikhail Nesterov a investigar o caso de uma criança assassinada perto das linhas de caminho-de-ferro. Com o avançar da pesquisa, eles vão deparar-se com factos chocantes que vão muito além de simples coincidências: mais de meia centena de "acidentes" relacionados com crianças em circunstâncias muito parecidas... Com produção de Ridley Scott e realização de Daniel Espinosa ("Detenção de Risco"), um "thriller" de época que se baseia no primeiro tomo da trilogia escrita pelo britânico Tom Rob Smith (e sua obra de estreia). Publicado em 2008, este romance inspira-se na história verídica de Andrei Chikatilo, um assassino em série dado como responsável pela morte e canibalismo de mais de 50 pessoas, na sua maioria crianças. Além de destacar o problema da criminalidade da era soviética, num Estado onde "não há crime", a obra debate diversos problemas sociais da época. O elenco conta com Tom Hardy, Gary Oldman, Noomi Rapace, Joel Kinnaman, Paddy Considine, Jason Clarke e Vincent Cassel.

Outras sugestões:

Estações da Cruz (Kreuzweg)



Ano: 2014
Género: Drama
Elenco: , ,
Maria (Lea van Acken), de 14 anos, pertence a uma família católica extremamente conservadora. Desde muito pequena que sonha ser santa e se dedica, de corpo e alma, ao Deus em que acredita. Ao mesmo tempo, na escola, é uma adolescente como outra qualquer. No processo de preparação para os sacramentos da confirmação religiosa, a rapariga fica fascinada com o percurso de Jesus Cristo pelas 14 Estações da Cruz em direcção ao Calvário, onde foi crucificado. É então que, para conquistar o seu lugar no céu, Maria decide fazer ela própria esse caminho.  Com assinatura do realizador alemão Dietrich, um drama sobre devoção, fé e fundamentalismo que retrata uma adolescente presa entre a sociedade moderna em que vive e a sua comunidade religiosa. No Festival de Cinema de Berlim, "Estações da Cruz" recebeu o Urso de Prata para Melhor Argumento e o Prémio do Júri Ecuménico.


Mulher de Ouro (Woman in Gold)



Ano: 2015
Realização:
Argumento: Alexi Kaye Campbell
Género: Drama
Elenco: , ,
Passaram-se quase seis décadas desde que Maria Altmann (Helen Mirren), de origem judia, foi obrigada a sair de Viena (Áustria) para escapar à invasão nazi. Agora, decidida a recuperar o "Retrato de Adele Bloch-Bauer I", o famoso quadro de Gustav Klimt que foi confiscado à sua família pelo exército alemão, ela deixa Los Angeles (EUA) e regressa, pela primeira vez, à cidade onde nasceu. Para a ajudar na longa batalha judicial que a espera – e que vai implicar um confronto com o Estado austríaco e o Supremo Tribunal dos EUA –, apenas poderá contar com Randol Schoenberg (Ryan Reynolds), um jovem advogado corajoso mas com pouca experiência. Com realização de Simon Curtis ("A Minha Semana Com Marilyn") e argumento de Alexi Kaye Campbell, inspira-se na verdadeira história de Maria Altmann (1916-2011) e na sua longa luta para recuperar o património perdido durante a Segunda Grande Guerra.

Spy (Spy)



Ano: 2015
Realização:
Argumento:
Género: Acção, Comédia
Elenco: , , , e
A trabalhar para a CIA há já vários anos como analista, Susan Cooper é aquele tipo de pessoa que permanece no anonimato enquanto outros recebem os créditos pelas missões bem-sucedidas. Insegura e introvertida, sente que, apesar de todo o trabalho meritório que foi desenvolvendo ao longo dos anos, a sua vida faz pouco sentido. Quando, precisamente a meio de uma missão importantíssima, a identidade dos agentes no terreno é comprometida, ela voluntaria-se para se infiltrar no perigoso mundo do tráfico de armas. E é assim que alguém que sempre se viu escondida – e protegida – atrás do seu computador se vê obrigada a enfrentar os maiores desafios da sua vida… Uma comédia de acção com argumento e realização de Paul Feig ("A Melhor Despedida de Solteira", "Armadas e Perigosas"), que conta com as interpretações de Melissa McCarthy, Jude Law, Rose Byrne, Jason Statham e 50 Cent, entre outros.

Pã, não chora não - 3 Contos

Realização:
Género: Drama
Com assinatura do realizador Gabriel Abrantes, "Pã, Não Chora Não" engloba três curtas-metragens – "Liberdade" (2011), "Ennui Ennui" (2013) e "Taprobana" (2014) – que se interligam através de temas comuns: o pós-colonialismo, a mistura cultural e sexual, a globalização e a ascensão do fundamentalismo religioso. O título atribuído ao programa, diz o realizador, "refere-se a um deus grego das florestas, do sexo e do vinho (…). Gosto desta imagem de um deus da luxúria, frequentemente tocado pela melancolia. Evoca um género de burlesco e de melodrama que acredito definir a essência dos meus filmes".
Sinopses: Cinecartaz Público

1 comentário:

  1. "Mulher de Ouro": 5*

    Eu não tinha grandes esperanças para o filme "Mulher de Ouro" e surpreendeu-me positivamente.
    É um filme obrigatório este "Woman in Gold".

    Cumprimentos cinéfilos, Frederico Daniel!

    ResponderEliminar