quarta-feira, 29 de julho de 2015

Estreias 30 Jul'15: Coming Home, Predestination, Pixels, Beyond the Reach, Babysitting, Robot Overlords e O Pátio das Cantigas

Dia 30 de Julho, pode contar com as seguintes estreias numa sala de cinema perto de si:

Destaques:

  Regresso a Casa (Gui lai)
Ano: 2014
Realização:
Argumento:
Género: Drama
Elenco: , ,
China, início da década de 1970. Lu Yanshi (Chen Daoming), considerado um opositor ao regime, é feito prisioneiro político e enviado para um campo de trabalhos forçados, onde carrega o peso de ter sido denunciado pela própria filha, a ambiciosa e mimada Dandan (Huiwen Zhang). Quando finalmente consegue voltar a casa, está ansioso por reencontrar a mulher, Feng Wanyu (Gong Li). Mas não obtém a reacção esperada: ela manda-o embora. Feng sofre de amnésia. Embora ainda ame o marido e tenha esperado longos anos pelo seu regresso, é incapaz de o reconhecer. Lu não tem alternativa senão aproximar-se dela de forma subtil e paciente, procurando avivar a sua memória e, assim, despertar aquele grande amor adormecido. Mas as recordações encerram também fantasmas, segredos e feridas por curar... Estreado em Cannes, fora de competição, um drama romântico sobre reconciliação e redenção, tendo como pano de fundo as convulsões sociais provocadas pela Revolução Cultural Chinesa. Com realização do multipremiado Zhang Yimou ("O Segredo dos Punhais Voadores", "Herói", "A Maldição da Flor Dourada"), "Regresso a Casa" inspira-se no romance "The Criminal Lu Yanshi", de Geling Yan, cuja obra já tinha sido adaptada pelo cineasta chinês no filme anterior, "As Flores da Guerra", baseado em "The 13 Women of Nanjing".

Outras sugestões:

Predestinado (Predestination)
Ano: 2014
Género: Drama, Mistério
Elenco: , ,

Esta é a história de um agente temporal, alguém que dá "saltos" entre o passado, o presente o futuro para combater o crime. Este agente, outrora desfigurado ao tentar impedir um ataque bombista, tem agora em mãos a derradeira missão de salvar vidas apanhando um criminoso que, de alguma forma, sempre lhe conseguiu fugir. A tarefa não se revelará fácil, até porque as constantes movimentações temporais vão expor – ou provocar – toda uma teia de relações de causa-efeito. As personagens com que o agente se cruza revelarão factos sobre si próprio que demonstrarão o quanto, afinal, o passado é inevitável... Um "thriller" de enredo labiríntico, sobre mistério, vingança e viagens no tempo, com realização de Martin e Peter Spierig ("O Último Vampiro"). Os irmãos australianos também assinam o argumento, tomando como inspiração o conto "All You Zombies", do norte-americano Robert Anson Heinlein, guru da escrita de ficção científica e referência literária do conceito de paradoxo da predestinação, que leva ao limite. Ethan Hawke, Sarah Snook e Noah Taylor asseguram os papéis principais. 


Pixels (Pixels)



Ano: 2015
Realização:
Argumento: ,  
Género: Comédia, Ficção-científica
Elenco: , ,

Quando, em 1982, a NASA enviou para o espaço uma "cápsula do tempo" contendo informações sobre a vida terrestre, ninguém poderia imaginar o tipo de impressão que causaria numa certa raça alienígena… Ao invés de tomar por referências culturais as imagens de videojogos clássicos como "Pac-Man", "Donkey Kong" ou "Centipede", encarou-as como uma declaração de guerra. Três décadas depois, a Terra sofre os efeitos do mal-entendido: uma série de ataques concebidos pelos extraterrestres com base nos modelos desses jogos, em que gigantescos seres feitos de pixéis transformam tudo o que encontram pelo caminho em matéria semelhante à sua. Só há uma solução: chamar os especialistas, ou seja, os "nerds" que, ainda hoje, vivem a suspirar nostalgicamente pelos tempos em que eram gurus das salas de jogos. Sam (Adam Sandler) será o líder da equipa. Armados do conhecimento que trazem dos anos 1980, da mais recente tecnologia e de um sentido de humor a toda a prova, estes heróis improváveis vão ter de jogar a sério para passar de nível – ou melhor, salvar o planeta. Uma comédia de acção e ficção científica cruzada com o formato de filme-catástrofe. A longa-metragem, dirigida por Chris Columbus ("Sozinho em Casa", "Papá para Sempre", "O Homem Bicentenário", "Harry Potter e a Pedra Filosofal", "Harry Potter e a Câmara dos Segredos"), baseia-se na curta de animação realizada, em 2010, por Patrick Jean. Além de Adam Sandler, o elenco inclui Kevin James, Josh Gad, Peter Dinklage e Michelle Monaghan.
À Prova de Fogo (Beyond the Reach)



Ano: 2014
Realização:
Argumento:
Género: Drama, Thriller
Elenco: , ,

Ben (Jeremy Irvine) é contratado pelo milionário John Madec (Michael Douglas) para lhe servir de guia numa caçada no quente deserto de Mojave (Califórnia, EUA). Mas a viagem transforma-se num pesadelo a partir do momento em que Madec atinge mortalmente um velho prospector. Ben quer regressar e relatar às autoridades a morte do homem, mas Madec recusa-se a comprometer a sua reputação – e, sobretudo, os seus negócios – por causa daquele incidente. Decide então eliminar a única testemunha do sucedido e deixa Ben à sua sorte sob as letais temperaturas do deserto. Mais: à distância, observa-o e assegura-se de que ele não tem acesso a água nem sombra, usando a arma se for preciso. Enfrentando a morte iminente e sujeito a alucinações provocadas pelo calor extremo, Ben terá de recorrer a toda a sua força, inteligência e determinação para conseguir escapar daquela situação e ainda entregar Madec à justiça. Um "thriller" de aventura e sobrevivência que corresponde à segunda longa-metragem do francês Jean-Baptiste Léonetti, depois de "Carré Blanc" (2011). O argumento, da autoria de Stephen Susco, adapta ao cinema o romance "Deathwatch", de Robb White, publicado em 1972.

Babysitting - Loucura Fora de Horas (Babysitting)

Ano: 2014
Género: Comédia
Elenco: , ,

Apesar de ser o seu 30.º aniversário, Franck é incapaz de recusar um favor que o patrão lhe pede e aceita tomar conta do seu filho, Remy, durante a noite. Assim que entra na luxuosa casa e conhece o caprichoso adolescente, percebe que não vai ter um serão propriamente tranquilo… No dia seguinte, o patrão e a mulher regressam, alertados pela polícia, para encontrar a casa num estado deplorável e perceber que tanto Remy como Franck desapareceram. É então que, entre os destroços, descobrem uma câmara de filmar com gravações que vão mostrar exactamente o que aconteceu e em que espiral de loucura derivou aquela noite de "babysitting"... Rodada num misto de realização tradicional e de estilo "found footage", uma comédia francesa com direcção Nicolas Benamou e Philippe Lacheau. Este estreia-se atrás da câmara, acumulando essa função com a de co-argumentista (juntamente com Julien Arruti, Tarek Boudali e Pierre Lacheau) e protagonista (ao lado de Alice David e Vincent Desagnat).

A Supremacia dos Robots (Robot Overlords)
Ano: 2015
Realização:
Argumento: ,
Género: Acção, Aventura
Elenco: , ,

A Terra tornou-se refém de uma espécie de "robots" vindos de outra galáxia. Estão no planeta para estudar o comportamento humano. Enquanto o fazem, controlam as pessoas através de implantes e mantêm-nas em áreas restritas. A desobediência é castigada com a morte. Quando parece não haver futuro para os sobreviventes senão a condenação à subserviência, uma esperança emerge: Sean, um adolescente, descobre que consegue manipular as máquinas. Armado desse poder, resolve desafiar todas as regras e partir em busca do pai desaparecido. Sob perseguição constante, lança-se com os amigos numa perigosa aventura que o elevará a líder da resistência e à condição de potencial libertador da Humanidade. Um filme de acção e ficção científica realizado pelo britânico Jon Wright, que também assina o argumento, juntamente com Mark Stay. O elenco é liderado por Callan McAuliffe, Ben Kingsley e Gillian Anderson.

O Pátio das Cantigas (O Pátio das Cantigas)
Ano: 2015
Realização:
Argumento: Pedro Varela
Género: Comédia
Elenco: , ,

Em 1942, o cinema português ganhava uma das suas mais emblemáticas obras: "O Pátio das Cantigas", uma comédia realizada por Francisco Ribeiro e interpretada por nomes como Vasco Santana, António Silva ou Laura Alves. Em 2015, ganha novas referências. Os diálogos e jogos de equívocos continuam a gravitar sobre os sonhos, alegrias, aventuras, amores e desamores de um conjunto de personagens de um típico bairro lisboeta, mas transformaram-se para o século XXI. A provocação de Narciso ao merceeiro, por exemplo, passa a ser "Ó Evaristo, não percebes nada disto!". Assinado por Leonel Vieira ("Zona J", "A Selva", "Arte de Roubar", "Um Tiro no Escuro"), um "remake" de um dos filmes dos chamados "anos d'ouro" da produção cinematográfica nacional. É o primeiro de uma trilogia de "Novos Clássicos", que se completa com "O Leão da Estrela", também dirigido por Vieira, e "A Canção de Lisboa", por Pedro Varela. Esta nova versão de "O Pátio das Cantigas" conta com interpretações de Miguel Guilherme, César Mourão, Dânia Neto, Sara Matos, Rui Unas, Manuel Marques e José Pedro Vasconcelos, entre outros.
Sinopses: Cinecartaz Público

1 comentário:

  1. "À Prova de Fogo": 2*

    "À Prova de Fogo" tem um argumento fraco, uma premissa desinteressante e um enredo algo confuso.
    "Beyond the Reach" só é salvo pelo desempenho dos dois atores e do suspense existente, sendo apenas e só um filme razoável.

    Cumprimentos, Frederico.

    ResponderEliminar