sábado, 12 de setembro de 2015

"As Mil e Uma Noites: Volume 2, O Desolado" é o candidato português ao Óscar 2016 de Melhor Filme Estrangeiro


O filme As Mil e Uma Noite: Volume 2, O Desolado foi o escolhido, pela Academia Portuguesa de Cinema, como o candidato português ao Óscar 2016 de Melhor Filme Estrangeiro. O segundo volume do novo tríptico de Miguel Gomes estreará em Portugal a 24 de Setembro, enquanto que o primeiro volume, O Inquieto mantém a sua exibição nacional. O terceiro volume, O Encantado, chegará a 8 de Outubro às salas de cinema portuguesas.

O Desolado possui três histórias distintas filmadas com Crista Alfaiate, Joana de Verona, Gonçalo Waddington, Teresa Madruga e outros. O filme estreou na Quinzena dos Realizadores, em Cannes, e venceu o Grande Prémio do Festival de Sidney e o Prémio FIPRESCI no Festival New Horizons.

Ao contrário de outros prémios, como os Globos de Ouro, para os Óscares cada país pode apenas submeter um filme. Portugal submeteu já 31 candidaturas (sem contar com esta) desde 1980, sendo o filme recordista do maior número de submissões, sem qualquer nomeação). A Academia elaborará uma pré-lista de nomeados dentre todos os candidatos oficiais à categoria, sendo posteriormente reduzida a cinco nomeados, cujo vencedor será anunciado numa cerimónia a 28 de Fevereiro de 2015.

Este ano, Portugal concorrerá com submissões de peso como Que Horas Ela Volta? (do Brasil), Saul fia (da Hungria), El club (do Chile) ou The Assassin (de Taiwan). A lista de submissões pode ser consultada aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário