quarta-feira, 11 de novembro de 2015

Estreias 12 Nov'15: Steve Jobs, Every Thing Will Be Fine, Elser, Manglehorn, Rock the Kasbah, She's Funny That Way, San zimei, Jiabiangou

Dia 12 de Novembro, pode contar com as seguintes estreias numa sala de cinema perto de si:

Destaques:

  Steve Jobs (Steve Jobs)
Ano: 2015
Realização:
Argumento: 
Adaptação do “best-seller” biográfico de Walter Isaacson e realizado por Danny Boyle (“Trainspotting”, “Quem Quer Ser Bilionário?”, “127 Horas”), um filme sobre um importante ícone do século XX: Steve Jobs, co-fundador e presidente executivo da Apple, uma das mais relevantes multinacionais norte-americanas. A acção percorre a vida de Jobs, a nível profissional e pessoal quando foram lançados alguns dos mais emblemáticos produtos da Apple: o Macintosh, em 1984; o NeXT, em 1988 (já depois de Jobs ter deixado a empresa); e o iMac, em 1998, após o seu regresso. Da forma como ele se via a si mesmo, ao modo como o viam todos os que consigo se relacionavam, Boyle revela a personalidade e o carácter de um homem visionário, até ao dia do seu trágico falecimento, a 5 de Outubro de 2011. No elenco encontramos nomes como Michael Fassbender, Kate Winslet, Seth Rogen, Jeff Daniels ou John Steen, entre outros.

Outras sugestões:

Tudo Vai Ficar Bem (Every Thing Will Be Fine)

Ano: 2015
Realização: 
Argumento:
Género: Drama
Elenco: , , ,

Tomas é um escritor de algum sucesso que, num frio dia de Inverno, atropela acidentalmente uma criança. Apesar de não ter tido culpa directa no acidente, aquele momento vai marcar drasticamente a sua vida. Incapaz de lidar com um sentimento de culpa que o persegue para onde quer que vá, Tomas sente-se cair num buraco sem fundo. O único escape para a sua depressão é a escrita onde, contra todas as probabilidades, encontra um sucesso inesperado. Até que, 12 anos depois do acontecido, reencontra Christopher, o irmão mais velho da criança atropelada… Estreado no Festival de Cinema de Berlim (fora de competição), um filme dramático sobre luto e necessidade de redenção realizado pelo alemão Wim Wenders (“As Asas do Desejo”, “Terra da Abundância”, “Pina”, “O Sal da Terra”) segundo um argumento original de Bjørn Olaf Johannessen. James Franco, Charlotte Gainsbourg e Rachel McAdams dão vida aos protagonistas.


13 Minutos (Elser)

Ano: 2015

1939. A Segunda Guerra Mundial é quase uma inevitabilidade. Como tantos outros compatriotas, o alemão Johann Georg Elser é contra os ideais nazis. Desde 1933 que se recusa a fazer a saudação a Hitler ou a ouvir os discursos transmitidos pela rádio. Crente do crescente poder do “führer” e indignado perante a perda de liberdade e pelos abusos cometidos pelo regime, Elser decide, numa acção individual, elaborar um plano para o assassinar. Escolheu o dia de aniversário da Putsch da Cervejaria, quando Hitler retornaria a Munique, e decidiu assassiná-lo durante o discurso de comemoração, com uma bomba. Assim, às 21h20 do dia 8 de Novembro de 1939, um dispositivo detonou, tal como planeado. Porém, Hitler tinha abandonado a sala 13 minutos antes. Como resultado da explosão oito pessoas morreram e 69 ficaram gravemente feridas. O plano de Elser falhou. Considerado traidor, foi feito prisioneiro, mas só executado a 9 de Abril de 1945, semanas antes do fim da guerra. Com assinatura de Oliver Hirschbiegel (conhecido pela realização de “A Queda: Hitler e o Fim do Terceiro Reich”, que lhe valeu uma nomeação para o Óscar de Melhor Filme Estrangeiro em 2005), um filme dramático que adapta ao grande ecrã a trágica história de Johann Georg Elser, um homem cuja ousadia esteve quase a mudar o curso da História.

O Senhor Manglehorn (Manglehorn)

Ano: 2014
Realização:
Argumento: 
Género: Drama
Elenco: , ,

A viver numa pequena cidade do Texas (EUA), A. J. Manglehorn é um homem solitário e misantropo que nunca superou a perda do grande amor da sua vida. Obcecado pelo passado e pelas coisas que viveu, tenta encontrar consolo no seu trabalho na serralharia e na sua velha gata. Os seus contactos humanos são cada vez mais parcos, reduzindo-se a algumas visitas a Gary, o filho já adulto, e a encontros ocasionais com Dawn, uma amiga de longa data com quem ainda sente alguma afinidade. Mas quando o destino lhe mostra novas possibilidades Manglehorn vê-se numa encruzilhada: manter-se confortavelmente preso a um passado que inventou à sua medida ou abraçar tudo o que a vida ainda tem para lhe oferecer… Em competição pelo Leão de Ouro no Festival de Cinema de Veneza, conta com a realização de David Gordon Green (“Prince Avalanche”, “Joe”) segundo um argumento original de Paul Logan, um filme dramático sobre novas oportunidades que conta com a participação de Al Pacino, Holly Hunter, Harmony Korine e Chris Messina.

Rock the Kasbah - Bem-vindo ao Afeganistão (Rock the Kasbah)
Ano: 2015
Realização: 
Argumento: 
Género: Comédia, Musical
Elenco: , , , ,  

Com um instinto nato para reconhecer talentos, o agente de bandas rock Richie Lanz teve no currículo estrelas reconhecidas internacionalmente. Hoje, porém, apenas vive do reconhecimento passado. É então que, decidido a tentar a sorte, acompanha Ronnie, a única cliente que ainda acredita em si, numa tournée pelo Afeganistão. Depois de ser abandonado por esta em Cabul, sem dinheiro ou passaporte, Richie depara-se com Salima, uma rapariga afegã com uma voz extraordinária. Percebendo que esta pode ser a grande oportunidade por que esperava, decide convencê-la a participar no “Afghan Star”, um concurso de talentos musicais muito popular naquele país. Com realização de Barry Levinson, uma comédia musical que conta com Bill Murray, Bruce Willis, Kate Hudson, Zooey Deschanel e Leem Lubany nos principais papéis.

Ela é Mesmo... o Máximo (She's Funny That Way)
Ano: 2014

Isabella Patterson vive com os pais e sonha tornar-se uma estrela de cinema. Sem que alguém desconfie, ela vai sobrevivendo com o dinheiro que ganha como prostituta. Um dia, é contratada como acompanhante de Arnold Albertson, um homem sofisticado e misterioso que lhe propõe algo inesperado: dá-lhe 30 mil dólares se ela se comprometer a deixar a prostituição. Apesar de muito surpreendida, Isabella aceita a proposta e decide dedicar-se exclusivamente ao sonho de ser actriz. É então que, numa das muitas audições a que se propõe, concorre ao papel principal de uma peça de teatro. Lá reencontra Arnold que, para sua surpresa, é um importante dramaturgo. Para além dele, vai encontrar uma série de pessoas complicadas com quem terá de aprender a lidar… Depois de 13 anos afastado do cinema, “Ela É Mesmo... O Máximo!” marca o regresso à realização do veterano Peter Bogdanovich (“A Última Sessão”, “Romance em Nova Iorque” ou “O Miar do Gato”). Os realizadores Wes Anderson e Noah Baumbach fazem parte da equipa de produtores-executivos e Imogen Poots, Owen Wilson, Jennifer Aniston, Rhys Ifans, Will Forte e Kathryn Hahn dão vida às personagens.

Três Irmãs (San zimei)
Ano: 2012
Realização:
Género: Documentário

Três irmãs, de quatro, seis e dez anos, vivem em Yunan, uma região montanhosa da China. Com a mãe desaparecida e o pai a trabalhar na cidade, estão praticamente entregues a elas próprias. Os dias são passados entre a escola e os trabalhos no campo. Naquele lugar de solidão e pobreza extrema, todos se esforçam por resistir a cada dia. Até que um dia o pai regressa para as levar para a cidade… Com realização do chinês Wang Bing (“O Estado do Mundo”, “A Fossa”) numa co-produção entre França e Hong Kong, “Três Irmãs” é um documentário sobre as dificuldades das populações de algumas regiões da China contemporânea, onde muitas famílias sobrevivem à miséria. Em 2012, o filme venceu em Veneza o Prémio de Melhor filme na secção Horizontes e o Grande Prémio no Doclisboa – Festival Internacional de Cinema.

A Fossa (Jiabiangou)
Ano: 2012
Realização:
Argumento:
Género: Drama
Elenco: , ,

Um drama de ficção em estilo de documentário baseado em factos reais sobre os campos de trabalhos forçados criados pelo Governo chinês durante os anos 1950 e 1960. Para lá foram enviados milhares de cidadãos que, por discordarem ou criticarem o Partido Comunista, eram considerados dissidentes. O realizador Wang Bing (“O Estado do Mundo”, “Três Irmãs”) baseou-se no romance “Goodbye, Jiabiangou” e em dezenas de testemunhos que recolheu sobre a realidade dos sobreviventes dos campos de trabalhos forçados de Jiabiangou, no Noroeste da China, no deserto do Gobi. Nas notas de produção deste filme, o cineasta explica a sua intenção de abordar sobretudo histórias de resistência, mas também da submissão do povo chinês, num registo documental misturado com um discurso fílmico realista. Este é, segundo as suas palavras, “um filme que fiz para nos recordarmos do que aconteceu, para sublinhar a importância da dignidade do ser humano. É um filme político no sentido em que para mim a política é um modo de trocar opiniões, e interessa-me falar desta situação devido ao sofrimento do povo, utilizar esta experiência para podermos reflectir sobre o nosso passado, a nossa história, o modo como eles influenciam o futuro”.
Sinopses: Cinecartaz Público

Sem comentários:

Enviar um comentário