quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

Estreias 3 Dez'15: Que Horas Ela Volta?, Cosmos, The Little Prince, The Dressmaker, La double vie de Véronique, Trois couleurs: Bleu, Trois couleurs: Blanc, Trois couleurs: Rouge,The Devil You Know, The Night Before, Krampus

Dia 3 de Dezembro, pode contar com as seguintes estreias numa sala de cinema perto de si:

Destaques:

  Que Horas Ela Volta? (Que Horas Ela Volta?)
Ano: 2015
Realização:
Argumento: 
Género: Drama
Elenco: , ,

Val deixou a cidade de Pernambuco (Brasil), para ir trabalhar como empregada doméstica em São Paulo. Para se sustentar e poder enviar dinheiro, deixou Jéssica, a filha ainda pequena, para ser criada com os avós. Durante 13 longos anos, ela vive afastada da família, dedicando-se totalmente a educar e criar Fabinho, o filho dos patrões. É então que Jéssica, já quase mulher, lhe pede para ir para São Paulo para fazer os exames para ingressar na universidade. Os patrões de Val, contentes com a notícia, insistem para que a rapariga fique em sua casa. Porém, a chegada dela vem pôr em risco o equilíbrio que até aí existiu entre a submissão cega da empregada e o poder do dinheiro… Um filme dramático sobre a diferença de classes no Brasil que conta com realização e argumento da brasileira Anna Muylaert (“É Proibido Fumar”, “Chamada a Cobrar”). Depois da passagem pelo Festival de Cinema de Sundance (onde recebeu o Prémio do Júri) e pelo Festival de Berlim (onde arrecadou o Prémio do Público), “Que Horas Ela Volta?” é o candidato brasileiro à nomeação para a categoria de Melhor Filme Estrangeiro na 88.ª edição dos Óscares, agendada para o dia 28 de Fevereiro de 2016, em Los Angeles, EUA. O elenco conta com a actriz Regina Casé, Camila Márdila, Michel Joelsas, Karine Teles e Lourenço Mutarelli.

Outras sugestões:

Cosmos (Cosmos)

Ano: 2015
Realização:
Argumento: 
Género: Drama
Elenco: , ,

O jovem Witold é um estudante de Direito que acabou de chumbar nos exames. Fuchs, por sua vez, deixou o emprego numa casa de alta-costura parisiense. Ambos decidem passar alguns dias no campo e alugam um quarto numa pequena hospedaria. Naquele lugar, vão conhecer várias personagens misteriosas e deparar-se com uma série de acontecimentos bizarros que vão fazê-los pôr em causa a sua própria sanidade mental. Com assinatura de Andrzej Żuławski (que regressa à realização 15 anos depois de “A Fidelidade”), um “thriller” sobre obsessões que adapta a obra homónima escrita, em 1965, pelo polaco Witold Gombrowicz. Co-produzido pela Leopardo Filmes Portugal e pela Alfama Films de Paris, ambas dirigidas por Paulo Branco, e rodado em Portugal (em Sintra e na Covilhã), o filme foi apresentado em competição no Festival Internacional de Cinema de Locarno (Suíça), onde arrecadou o Leopardo de Melhor Realização. “Cosmos” conta com a participação dos portugueses Victoria Guerra, Ricardo Pereira e António Simão, entre outros actores, designadamente Sabine Azéma, Jean-François Balmer e Jonathan Genet.


O Principezinho (The Little Prince)

Ano: 2015
Realização:
Argumento: Irena Brignull, Bob Persichetti
Género: Animação

Uma menina vive com a sua mãe, uma mulher de tal modo obcecada com o futuro da filha que tem tudo delineado para cada hora de vida da criança. Os testes de admissão para um colégio muito conceituado são a grande preocupação do momento e nada, nem ninguém, parece demovê-la dos planos. Para ela, nada pode ser deixado ao acaso. Um certo dia, a pequena conhece o vizinho da casa ao lado, que lhe envia um desenho num pequeno avião de papel. Esse homem, que em tempos fora aviador, conta-lhe histórias das suas viagens e de como conheceu, em pleno deserto, um principezinho louro que lhe disse viver no asteróide B612. Com este novo amigo, a menina vai conhecer uma história de amizade que a mudará para sempre… Produzido pela Onyx Films, um filme de animação realizado por Mark Osborne (“O Panda do Kung Fu”). O argumento, da responsabilidade de Irena Brignull e Bob Persichetti, baseia-se numa das mais importantes obras infantis de todos os tempos, escrita pelo ilustrador e piloto francês Antoine de Saint-Exupéry (1900-1944) e publicada, pela primeira vez, em 1943. Na versão inglesa as vozes são emprestadas pelos actores Jeff Bridges, Rachel McAdams, Riley Osborne, Paul Rudd, Marion Cotillard, James Franco, Benicio del Toro, Ricky Gervais, Bud Cort, Paul Giamatti, Albert Brooks e Mackenzie Foy. Na versão dobrada em português, as vozes são de Rita Blanco, Paulo Pires, Joana Ribeiro, Rui Mendes e Francisco Monteiro, entre outros.

A Modista (The Dressmaker)

Ano: 2015
Realização:
Argumento: Jocelyn Moorhouse, P.J. Hogan
Género: Drama
Elenco: , ,

Depois de muitos anos de exílio, Myrtle Tilly regressa à pequena cidade onde nasceu, na Austrália, para cuidar da mãe idosa, que se encontra muito doente. Tilly tinha saído dali muito jovem, devido a falsas acusações de assassinato. Hoje ela é uma mulher sofisticada que aprendeu os segredos da alta-costura com Madeleine Vionnet, uma das mais famosas costureiras de Paris (França). Agora, recorrendo aos seus dotes artísticos, Tilly decide transformar a visão dos habitantes da cidade mostrando, às pessoas que tanto mal lhe fizeram, que a vingança é doce e sabe ainda melhor se for servida fria… Estreado no Festival de Cinema de Toronto (Canadá), uma comédia em estilo “western” que se baseia no “best-seller” – e obra de estreia – da escritora australiana Rosalie Ham. A realização é da responsabilidade de Jocelyn Moorhouse (“Onde Reside o Amor”, “Amigas e Rivais”). Kate Winslet, Judy Davis, Liam Hemsworth, Hugo Weaving e Sarah Snook dão vida às personagens.

A Dupla Vida de Véronique (La double vie de Véronique)

Ano: 1991

Veronika vive em Cracóvia. Veronique vive em Paris. Não se conhecem, mas têm a mesma vocação para a música, os mesmos gostos, a mesma relação de proximidade com o pai, viúvo, e o mesmo problema cardíaco, para além do mesmo aspecto físico. Veronika aprende música, trabalha arduamente, mas morre subitamente na sua primeira performance. A partir deste momento, a milhares de quilómetros de distância, a vida de Veronique altera-se profundamente e ela decide deixar de cantar...

Três Cores: Azul (Trois couleurs: Bleu)

Ano: 1993

“Azul” é o primeiro dos filmes que compõem a famosa trilogia de Kieslowski, alusiva às três cores da bandeira francesa e representando os ideais da revolução: liberdade, igualdade e fraternidade. Julie (Juliette Binoche) perde o seu marido, um famoso compositor, e a filha num acidente de automóvel. Ao contrário do que seria esperado, o tema da liberdade não é explorado na arena política, mas no campo das emoções, enquanto Julie tenta recomeçar a sua vida libertando-se de todos os laços e compromissos. Numa tentativa de suicídio espiritual, ela corta relações com os que até aí conhecerá para viver completamente anónima e independente no bulício de Paris. Apesar das suas intenções, as pessoas da sua antiga e da sua nova vida insistem em intrometer-se, com as suas próprias carências e preocupações. A realidade criada pelos que precisam e se preocupam com ela acaba por a trazer de volta ao mundo dos vivos. “Azul” venceu três César, prémios da indústria francesa de cinema, incluindo o de Melhor Actriz para Binoche.


Três Cores: Branco (Trois couleurs: Blanc)

Ano: 1994

Segunda parte da trilogia francesa de Kieslowski, simbolizando a igualdade, "Branco" é uma comédia negra, centrada nas dinâmicas destrutivas de uma relação a dois baseada na desigualdade. Karol (Zbigniew Zamachowski ) é um cabeleireiro polaco, imigrado em França. A mulher Dominique (Julie Delpy), que ele ama obsessivamente, pede o divórcio alegando um casamento “não consumado”. Karol perde tudo o que tinha e regressa à Polónia, passando por sucessivas humilhações sexuais, económicas e físicas, as quais apenas reforçam a sua paixão obsessiva pela ex-mulher e o seu desejo de vingança. Os desencontros entre as vontades dos dois tornam sinuoso o caminho para a descoberta de que o amor necessita de tempo e compreensão mútua. Um olhar irónico sobre as recentes transformações no Leste europeu e simultaneamente sobre os mecanismos da paixão.

Três Cores: Vermelho (Trois Couleurs: Rouge)

Ano: 1994

Último filme da trilogia de Kieslowski sobre os ideiais da Revolução Francesa, “Vermelho” desenvolve o tema da fraternidade. Valentine (Irène Jacob) é uma jovem modelo que vive em Genebra. Quando um dia atropela um cão por acidente, acaba por conhecer um juiz aposentado (Jean-Louis Trintignant), que se dedica a espiar as conversas telefónicas dos vizinhos, alimentando, desta forma, o seu desprezo pela humanidade e a convicção de que os homens e as mulheres continuam todos os dias a ser traídos, tal como ele próprio foi. Um filme sobre as relações entre seres humanos, sobre o laço que une Valentine e o juiz, mas também sobre todos aqueles que, sem o saberem, acabam envolvidos na trama. Uma história de redenção, perdão, compaixão, num genial filme que encerra e descodifica, não só esta poderosa trilogia, como toda a obra do realizador. “Vermelho” foi nomeado para três Óscares da Academia em 1995, incluindo para Melhor Realizador.

Segredos Obscuros (The Devil You Know)

Ano: 2013
Realização:
Argumento: 
Género: Thriller
Elenco: , ,

No passado, a actriz Kathryn Vale conheceu a fama e a fortuna em Hollywood. Hoje ela prefere viver tranquilamente a sua vida, longe dos olhares do público e da imprensa. Zoe, a sua única filha, tenta de todas as formas seguir os seus passos no mundo da sétima arte. Porém, ela sabe que, apesar do seu talento, será sempre comparada à progenitora e, por esse motivo, dificilmente lhe será dada a oportunidade de que tanto necessita. Isso cria uma rivalidade inequívoca entre as duas mulheres. Quando Kathryn decide aceitar um novo papel para um filme, retomando assim a carreira abandonada anos antes, começa a receber cartas anónimas com ameaças. Este facto vai obrigá-la a confrontar a verdade sobre si mesma e sobre todos os que a rodeiam. Um “thriller” psicológico realizado por James Oakley (“Screen Test”) segundo um argumento de Alex Michaelides. O elenco conta com Rosamund Pike, Lena Olin, Dean Winters, Molly Price e Jennifer Lawrence.

A Última Noitada (The Night Before)

Ano: 2015

Desde a trágica morte dos pais de Ethan, há já 14 anos, que Isaac e Chris, os seus dois melhores amigos, passam a noite de Natal a fazer-lhe companhia. O evento é planeado com antecedência e é totalmente dedicado à diversão, sem quaisquer regras ou limites que não possam ser quebrados. Mas, agora que Isaac está prestes a ser pai e que Chris se tornou famoso como jogador de futebol, os três decidem que é chegado o momento de acabar com a tradição para, finalmente, se portarem como homens adultos. Mas antes que isso aconteça os três estão determinados a passar uma última noitada que lhes fique gravada na memória. Para tal, aventuram-se na noite de Nova Iorque, a cidade que nunca dorme e onde tudo pode acontecer... Com argumento e realização de Jonathan Levine ("50/50", “Sangue Quente”), uma comédia malcomportada que conta com Seth Rogen, Joseph Gordon-Levitt e Anthony Mackie nos principais papéis.

Krampus: O Lado Negro do Natal (Krampus)

Ano: 2015
Realização:
Argumento: , , Zach Shields
Género: Comédia, Terror
Elenco: , ,

O jovem Max sente-se profundamente infeliz com o desenrolar da noite de Natal. A sua família, disfuncional, tem discussões constantes e o ambiente é tudo menos sereno. É então que, arrasado com o que vê acontecer à sua volta, acaba por despertar Krampus, uma força maligna que nada mais é do que o reverso da benevolente personagem do Pai Natal. Este monstro aterrador ataca principalmente pessoas que não acreditam na magia do Natal. Por causa disso, Max vê toda a sua família em perigo. Agora, numa luta pela sobrevivência, eles são obrigados a unir-se contra aquele monstro que os quer castigar a todo o custo. Uma comédia de terror realizada por Michael Dougherty segundo um argumento seu com Todd Casey e Zach Shields. Na tradição popular do Norte da Europa, Krampus é uma criatura mitológica com dois chifres, semelhante a um demónio, que acompanha o Pai Natal durante a época natalícia. Segundo a lenda, enquanto o Pai Natal dá presentes às crianças boas, Krampus avisa e castiga as malcomportadas.
Sinopses: Cinecartaz Público

1 comentário:

  1. Krampus: O Lado Negro do Natal: 3*

    "Krampus: O Lado Negro do Natal" é um filme de terror que em várias cenas parece um filme de comédia, muitas vezes pelas piadas para quebrar o medo e outras vezes porque há cenas estapafúrdias.
    "Krampus" tem sequências em que fiquei olhar para o filme a pensar que aquilo que aconteceu poderia ter sido evitado, mas no fundo é um bom filme e ganha por ter uma boa dose de suspense.

    Cumprimentos, Frederico Daniel.

    ResponderEliminar