sábado, 28 de fevereiro de 2015

Passatempo "A Jaula de Ouro"

Facebook oficial: www.facebook.com/Legendmain

Estreia em Portugal a 5 de Março!

Juan, Sara e Samuel são três jovens guatemaltecos que aspiram a uma vida melhor e que tentam chegar aos Estados Unidos. Durante a sua longa jornada através do México, eles reúnem-se a Chauk, um índio de Chiapas que não fala espanhol e que se junta a eles. Mas durante a viagem em comboios de carga ou ao longo dos trilhos, eles terão de enfrentar uma dura e violenta realidade.


A Jaula de Ouro, de Diego Quemada-Díez, estreou no Festival de Cannes 2013, onde recebeu uma menção especial do prémio François Chalais e o seu elenco recebeu o prémio A Certain Talent da secção Un Certain Regard. A Academia Mexicana de Cinema atribuiu-lhe onze prémios Ariel 2014, incluindo Melhor Filme.

O Split Screen e a Legendmain Filmes estão a oferecer três convites duplos para uma sessão especial do filme:

Dia 5 de Março (Quinta-feira) - Lisboa | Cinema City Alvalade, às 21h30

Para se habilitar a ganhar um dos convites duplos basta preencher correctamente o seguinte formulário:


Notas:
- O passatempo decorre até às 23h59 do dia 3 de Março, sendo excluídas todas as respostas que chegarem depois desse prazo.
- Apenas será aceite uma participação por e-mail e por pessoa.
- Os premiados serão escolhidos entre todos aqueles que apresentarem uma participação válida - com as respostas correctas às questões, juntamente com todos os dados solicitados - e a escolha será definitiva a menos que se apresente um caso de fraude. A escolha é aleatória.
- O nome dos vencedores será publicado neste blogue e os mesmos serão avisados por email.
- Em caso de não concordar com alguma destas regras, deverá abster-se de participar.
- Antes de participarem certifiquem-se que poderão comparecer no dia indicado. Em casos de força maior, deverão comunicar atempadamente a vossa ausência através do e-mail acima indicado. Reservamo-nos o direito de excluir de futuros passatempos todos os que não cumprirem estas regras.
- Os convites estão limitados à lotação da sala. O Split Screen não se responsabiliza por eventuais lotações esgotadas que possam ocorrer na data indicada.

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Passatempo Vingança ao Anoitecer



Em Vingança ao Anoitecer, o vencedor do Óscar da Academia® Nicolas Cage regressa ao ecrã no novo e explosivo thriller do realizador e argumentista Paul Schrader. 

Evan Lake (Cage, Morrer em Las Vegas) é um veterano agente da CIA, que subitamente se vê em desacordo com a organização a que devotou toda a sua vida, vendo-se forçado a uma reforma antecipada. Mas quando um seu jovem protegido, Milton Schultz (Anton Yelchin, Além da Escuridão: Star Trek), descobre provas que o eterno rival de Lake, o terrorista Muhammad Banir (Alexander Karim, Tyrant), está de volta, Lake revolta-se, embarcando numa perigosa missão intercontinental para eliminar o seu inimigo declarado, contando com a ajuda determinada de Michelle Zuberain (Irène Jacob, A Dupla Vida de Veronique).

Vingança ao Anoitecer é escrito e realizado pelo aclamado cineasta Paul Schrader (argumentista de Taxi Driver, O Touro Enraivecido). A equipa de produção é composta pelo director de fotografia Gabriel Kosuth (Made in Romania), pelo director artístico Russell Barnes (Cold in July), e pelo montador Tim Silano (The Canyons, de Paul Schrader), com música de Frederik Wiedmann (Return to House on Haunted Hill). O filme é produzido por Scott Clayton, Gary A. Hirsch e Todd Williams. Os Produtores Executivos são: Barry Brooker, Christian Mercuri, Steve Schwartz, Stan Wertlieb e Nicolas Winding Refn.       




O Split Screen e a Pris Audiovisuais têm para os visitante do blogue convites para as antestreias de Vingança ao Anoitecer, que decorrem a 4 de Março.

Temos 10 convites duplos para a sessão de Lisboa (NOS Alvaláxia) e mais 5 convites duplos para a sessão de Gaia (UCI Arrábida Shopping).

Para se habilitarem ao vosso convite devem simplesmente dar a resposta correcta à pergunta do nosso formulário e ter em atenção as regras estabelecidas no Regulamento do passatempo e nos Termos e Condições do blogue.




Regulamento:

- O passatempo decorre até às 18:00 do dia 3 de Março, sendo excluídas todas as respostas que chegarem depois desse prazo.
- Cada uma das participações no passatempo deve conter dados únicos relativamente a todas as outras. No caso de se verificar utilização abusiva de dados, todas as participações em incumprimento serão excluídas do sorteio.
- Além da adequação das respostas às questões lançadas, também o preenchimento dos dados pessoais são factor de exclusão, devendo por isso corresponderem às normas como são solicitados.
- Os premiados serão escolhidos entre todos aqueles que apresentarem uma participação válida e a escolha será definitiva a menos que se apresente um caso de fraude.
- A escolha é feita através de um sistema de selecção aleatória.
- O Split Screen reserva-se o direito de fazer uma selecção das respostas validadas quando se apresentarem circunstâncias duvidosas da legitimidade da origem das mesmas.
- O nome dos vencedores será publicado neste blogue e os mesmos serão avisados por email.
- Em caso de não concordar com alguma destas regras, deverá abster-se de participar.
- O presente regulamento não substitui o conjunto de regras gerais definido para todos os passatempos do blogue, que deve ser consultado na secção "Termos e Condições" para qualquer dado omisso ou qualquer caso de dúvida.


quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Estreias 25 Fev'15: Big Eyes, Escobar: Paradise Lost, Rio 2096, Yvone Kane, Hector and the Search for Happiness, The Wedding Ringer

Dia 25 de Fevereiro de 2015, pode contar com as seguintes estreias numa sala de cinema perto de si:

Destaques:

  Olhos Grandes (Big Eyes)
Ano: 2014
Realização:
Género: Drama
Elenco: ,
Margaret (Amy Adams) era uma mãe solteira tímida e insegura que se exprimia através de pinturas de crianças com olhos tristes e exageradamente grandes. Em 1955, casou-se com Walter (Christoph Waltz), um homem ambicioso que lhe prometia uma vida tranquila. Quando ele se apercebeu das potencialidades artísticas da sua jovem mulher, decidiu dedicar-se de corpo e alma à venda dos quadros dela, publicitando-os como se fossem criações suas. Margaret, em nome de Walter Keane, tornou-se assim uma das artistas mais populares das décadas de 1950 e 60, com retratos encomendados por famosos do mundo inteiro, como Natalie Wood, Robert Wagner, Kim Novak, Liberace, Zsa Zsa Gabor, Joan Crawford, Jerry Lewis, Dean Martin, Helena Bonham Carter, Adlai Stevenson ou o casal John e Carolyn Kennedy. Até que a chocante verdade acaba por vir a público: o mérito de todo aquele sucesso não pertencia a Walter, mas à tímida Margaret, que durante todos aqueles anos se tinha escondido na sombra de um marido autoritário… Com argumento de Scott Alexander e Larry Karaszewski, e realização de Tim Burton, um filme inspirado na verdadeira história de Margaret Keane.

Outras sugestões:

Escobar: Paraíso Perdido (Escobar: Paradise Lost)

Ano: 2014
Género: Thriller
Elenco: ,
Nick (Josh Hutcherson) é um jovem surfista canadiano que visita Medellín (Colômbia) pela primeira vez. Ali reencontra o irmão e descobre um lugar onde as ondas são perfeitas e as paisagens paradisíacas. E é também ali que conhece Maria (Claudia Traisac), uma rapariga local a quem se entrega apaixonadamente. Tudo lhe parece perfeito até descobrir que Maria é sobrinha de Pablo Escobar (Benicio Del Toro), um dos mais poderosos – e perigosos – narcotraficantes de toda a América Latina. Se, ao princípio, Nick ainda se deixa cativar pela figura imponente de Escobar, depressa compreende que acabou de entrar numa espécie de pesadelo de onde só muito dificilmente poderá escapar com vida. Estreia na realização do actor Andrea Di Stefano, um filme dramático que, ao mesmo tempo que ficciona uma história de amor, retrata a verdadeira figura de Pablo Emilio Escobar Gaviria (1949-1993), ainda hoje considerado o mais influente traficante de cocaína de todos os tempos.


Rio 2096: Uma História de Amor e Fúria (Rio 2096)



Ano: 2013
Realização:
Argumento: 
Género: Animação
Elenco de vozes: , ,
Um homem com mais de cinco séculos de existência acompanha a história do Brasil, de 1566 a 2096. Neste percurso, procura Janaína, a única mulher que amou, que vai reencontrando através dos tempos. Por amor, enfrenta as lutas entre as tribos de índios tupinambás e tupiniquins, assiste aos horrores da escravatura imposta pela chegada dos portugueses, vê-se envolvido na Balaiada (revolta popular ocorrida no Maranhão 1838 e 1841) e, durante a década de 1960, mistura-se no movimento de resistência contra a ditadura militar. Até que, em 2096, sempre com Janaína ao seu lado, se vê obrigado a enfrentar um dos piores conflitos mundiais de sempre: a guerra pela água. Um filme de animação sobre a força do amor em tempos de guerra, realizado pelo documentarista brasileiro Luiz Bolognesi ("Cine Mambembe - O Cinema Descobre o Brasil", "A Guerra dos Paulistas", "Lutas.doc" e "Educação.doc"). As vozes das personagens pertencem aos actores Selton Mello, Camila Pitanga e Rodrigo Santoro.

Yvone Kane (Yvone Kane)



Ano: 2014
Realização:
Argumento:
Género: Drama
Elenco: , ,
Depois de uma tragédia que lhe roubou a vontade de viver, Rita decide voltar a África, ao país onde cresceu, e reencontrar Sara, a sua mãe. Enquanto Sara vive os últimos dias da sua vida procurando encontrar um sentido para o seu passado, Rita decide investigar o percurso de Yvone Kane, uma ex-guerrilheira e activista política cuja coragem e determinação marcou várias gerações e cuja morte nunca ficou esclarecida. Porém, apesar dos esforços, nenhuma das duas parece conseguir a redenção de que necessita… Um filme escrito e realizado por Margarida Cardoso ("A Costa dos Murmúrios"), que conta com Irene Ravache, Beatriz Batarda, Gonçalo Waddington, Mina Andala e Samuel Malumbe nos principais papéis.

Hector e a Procura da Felicidade (Hector and the Search for Happiness)
Ano: 2014
Género: Comédia, Aventura
Elenco: , ,
Enquanto psiquiatra, a função de Hector é ajudar os outros na superação dos seus problemas e direccioná-los para a felicidade. O que ninguém sabe é que ele próprio se debate com enormes dúvidas existenciais... Por este motivo, decide abandonar a monotonia da sua vida aparentemente perfeita. Deixa Clara, a namorada, e o luxuoso apartamento onde ambos viviam no centro de Londres, e embarca numa grande viagem pelo mundo, de forma a descobrir o verdadeiro significado de uma vida feliz. Durante esse percurso, Hector vai conhecer variadíssimos tipos de pessoas e outras tantas formas de estar na vida. Mas é quando se vê em perigo que compreende o real valor da sua existência e que as coisas que o prendem à vida são, na verdade, tudo o que lhe faz falta para ser feliz… Adaptação cinematográfica do "best-seller" homónimo de François Lelord, uma comédia romântica que conta com Peter Chelsom na realização e com os actores Simon Pegg, Rosamund Pike, Christopher Plummer, Jean Reno e Stellan Skarsgård nos principais papéis.

O Amigo do Peito (The Wedding Ringer)
Ano: 2015
Realização:
Argumento: e
Género: Comédia
Elenco: , ,
O emprego de Jimmy é tudo menos convencional: a sua função é proporcionar o aconchego de um padrinho de casamento aos que, por algum motivo, se sentem socialmente menos capazes de encontrar amigos verdadeiros para o papel. Jimmy leva muito a sério a sua profissão e faz questão de nunca se envolver emocionalmente com nenhum dos seus clientes, por mais carências que possam vir a demonstrar durante o percurso. A dada altura, é contratado por Doug, um noivo solitário que quer mostrar a todos os convidados que não tem apenas um grande amigo – que até escolheu para padrinho –, mas também um grupo de nove companheiros com quem dividiu apaixonadas aventuras ao longo da vida. Depois de acordarem o preço "desses grandes amigos", Jimmy e Doug começam a ensaiar a sua "amizade" profunda para que, na data da cerimónia, nada possa falhar. É assim que, contra todas as probabilidades – e contra a vontade de Jimmy –, nasce entre os dois uma afeição profunda e verdadeira que lhes mudará a forma de encarar o mundo… Estreia na realização do argumentista Jeremy Garelick, uma comédia que conta com Kevin Hart, Josh Gad e Kaley Cuoco-Sweeting nos principais papéis.
Sinopses: Cinecartaz Público

Passatempo Chappie



Do realizador de Distrito 9 e Elysium chega Chappie, com Sharlito Copley, Dev Patel e ainda Sigourney Weaver e Hugh Jackman. Todas as crianças veem ao mundo plenas de promessas, e ninguém mais do que Chappie: ele é talentoso, especial, um prodígio. Como qualquer criança, Chappie sofre as influências do que o rodeia - algumas boas, outras más - e vai ter que confiar no seu coração e alma para encontrar o seu caminho no mundo e se tornar um ‘homem’. Mas existe algo que faz com que Chappie seja diferente de todos: ele é um robô. O primeiro robô com a capacidade de pensar e sentir por si mesmo. E essa é uma ideia perigosa – e um desafio que colocará Chappie no caminho de poderosas e destrutivas forças que pretendem que ele seja o último da sua espécie.




O Split Screen e a Big Picture Films voltam a unir esforços para levar alguns leitores do blogue a mais uma sessão de antestreia.

Desta vez trata-se do mais recente filme de Neill Blomkamp, Chappie, que tem um elenco invejável: Hugh Jackman, Sigourney Weaver e Sharlto Copley como o robô que dá título ao filme.

Temos disponíveis 5 convites duplos para a sessão de antestreia a decorrer a 4 de Março na cidade de Gaia nos cinemas UCI Arrábida Shopping.

Para se habilitarem a um destes convites terão apenas de responder correctamente à pergunta abaixo e preencher os vossos dados respeitando o Regulamento abaixo e os Termos e condições do blogue.




Regulamento:

- O passatempo decorre até às 23:59 do dia 2 de Março, sendo excluídas todas as respostas que chegarem depois desse prazo.
- Cada uma das participações no passatempo deve conter dados únicos relativamente a todas as outras. No caso de se verificar utilização abusiva de dados, todas as participações em incumprimento serão excluídas do sorteio.
- Além da adequação das respostas às questões lançadas, também o preenchimento dos dados pessoais são factor de exclusão, devendo por isso corresponderem às normas como são solicitados.
- Os premiados serão escolhidos entre todos aqueles que apresentarem uma participação válida e a escolha será definitiva a menos que se apresente um caso de fraude.
- A escolha é feita através de um sistema de selecção aleatória.
- O Split Screen reserva-se o direito de fazer uma selecção das respostas validadas quando se apresentarem circunstâncias duvidosas da legitimidade da origem das mesmas.
- O nome dos vencedores será publicado neste blogue e os mesmos serão avisados por email.
- Em caso de não concordar com alguma destas regras, deverá abster-se de participar.
- O presente regulamento não substitui o conjunto de regras gerais definido para todos os passatempos do blogue, que deve ser consultado na secção "Termos e Condições" para qualquer dado omisso ou qualquer caso de dúvida.


terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Vencedores do passatempo Filho do Crime



Mais um passatempo com excelente adesão por parte dos nossos leitores. Aqui deixamos o nome dos que verão este filme amanhã, em antestreia.


25 de Fevereiro - NOS Alvaláxia

Arsénio Ramalho
Daniel Martins
Diogo dos Santos
João Duarte
Lília Alexandre
Luís Silva
Marco da Silva
Maria Mendes
Rui Amaro
Vasco Domingos


25 de Fevereiro - UCI, Arrábida Shopping

Bruno dos Santos
Hugo Teixeira
Joana Alves
João Campos
João Rocha
José Bessa
Lígia Bessa
Maria de Vasconcelos
Pedro Ferreira
Rosa Maria



Obituário: Maria Zamora

1973 - 24 de Fevereiro de 2015

Faleceu, a actriz portuguesa Maria Zamora. As fontes iniciais apontam o suicídio como causa da morte. Conhecida pela sua participação em filmes como O Crime do Padre Amaro (2005), Operação Outono (2012), séries como Inspector Max (2014) ou novelas como Sol de Inverno (2013), a actriz era também um dos rostos ligados ao projecto Operação Nariz Vermelho como Doitora Palhaça, Tutti Frutti.

Obituário: Ben Woolf

15 de Setembro de 1980 - 23 de Fevereiro de 2015

Faleceu, aos trinta e quatro anos, o actor norte-americano Ben Woolf, vítima de um derrame sofrido após uma cirurgia ao cérebro. Na semana passada, o actor tinha sido atingido pelo espelho lateral de um veículo quando atravessava um cruzamento em Los Angeles. Diagnosticado com nanismo pituitário, o actor e apesar do seu curto currículo, tornou-se recentemente conhecido por parte do grande público com a série American Horror Story, onde interpretou Infantata, na primeira temporada e Meep, na qaurta temporada.

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

"Birdman" vence Melhor Filme e recebe três outros Óscares 2015


Birdman foi o principal vencedor da noite dos Óscares 2015, levando para casa quatro galardões: Melhor Filme, Melhor Realizador, Melhor Argumento Original e Melhor Fotografia, confirmando os prémios precursores como os SAG, PGA, DGA, Independent Spirit e outros. Boyhood levou para casa apenas o prémio de Melhor Actriz Secundária, enquanto que Whiplash recebeu três galardões: Melhor Actor Secundário, Melhor Montagem e Melhor Mistura de Som. The Grand Budapest Hotel igualou Birdman em número de estatuetas douradas: quatro no total.

Melhor Filme
Birdman

Melhor Realizador
Alejandro González Iñárritu por Birdman

Melhor Actor
Eddie Redmayne em The Theory of Everything

Melhor Actor Secundário
J.K. Simmons em Whiplash

Melhor Actriz
Julianne Moore em Still Alice

Melhor Actriz Secundária
Patricia Arquette em Boyhood

Melhor Argumento Original
Birdman

Melhor Argumento Adaptado
The Imitation Game

Melhor Filme de Animação
Big Hero 6

Melhor Filme Estrangeiro
Ida (Polónia)

Melhor Documentário
Citizenfour

Melhor Montagem
Whiplash

Melhor Fotografia
Birdman

Melhor Guarda-Roupa
The Grand Budapest Hotel

Melhor Maquilhagem e Cabelo
The Grand Budapest Hotel

Melhor Design de Produção
The Grand Budapest Hotel

Melhor Edição de Som
American Sniper

Melhor Mistura de Som
Whiplash

Melhores Efeitos Visuais
Interstellar

Melhor Banda Sonora Original
Alexandre Desplat por The Grand Budapest Hotel

Melhor Canção Original
"Glory", de Selma

Melhor Curta Documental
Crisis Hotline: Veterans Press 1

Melhor Curta de Animação
Feast

Melhor Curta
The Phone Call


Leia também:

"Overheard 3" é o mais nomeado aos Hong Kong Film Awards 2015


Overheard 3, o mais recente filme da saga de Alan Mak e Felix Chong, recebeu onze nomeações aos Hong Kong Film Awards 2015, incluindo Melhor Filme e Melhor Realizador. Segue-se The Golden Era com dez nomeações e The Midnight After com oito.

Os vencedores serão conhecidos a 19 de Abril.

Melhor Filme
The Midnight After
Aberdeen
The Golden Era
Dearest
Overheard 3

Melhor Realizador
Fruit Chan por The Midnight After
Ann Hui por The Golden Era
Peter Chan Ho Sun por Dearest
Dante Lam por That Demon Within
Alan Mak Shiu Fai & Felix Chong Man Keung por Overheard 3

Melhor Argumento
The Midnight After
Aberdeen
The Golden Era
Dearest
Overheard 3

Melhor Actor
Eddie Peng Yuyan em Rise of the Legend
Lau Ching Wan em Insanity
Huang Bo em Dearest
Daniel Wu em That Demon Within
Lau Ching Wan em Overheard 3

Melhor Actriz
Sandra Ng Kwan Yue em Golden Chicken SSS
Tang Wei em The Golden Era
Zhou Xun em Women Who Flirt
Zhao Wei em Dearest
Charlene Choi em Sara

Melhor Actor Secundário
Wang Baoqiang em Kung Fu Jungle
Lam Suet em The Midnight After
Ng Man Tat em Aberdeen
Alex Fong em Overheard 3
Kenneth Tsang em Overheard 3

Melhor Actriz Secundária
Kara Wai Ying Hung em The Midnight After
Ivana Wong em Golden Chicken SSS
Hao Lei em The Golden Era
Fiona Sit em Girls
Nina Paw Hee Ching em Insanity

Melhor Novo Intérprete
Ivana Wong em Delete My Love
Ivana Wong em Break Up 100
Ivana Wong em Golden Chicken SSS
Jacky Cai em Aberdeen
Candy Cheung em Dot 2 Dot

Melhor Fotografia
The Crossing I
The Midnight After
The Golden Era
Rise of the Legend
Overheard 3

Melhor Montagem
The Crossing I
The Golden Era
Rise of the Legend
That Demon Within
Overheard 3

Melhor Direcção Artística
The Crossing I
Aberdeen
The Golden Era
Rise of the Legend
Overheard 3

Melhor Maquilhagem e Guarda-Roupa
The Crossing I
The Monkey King
The Golden Era
Rise of the Legend
Overheard 3

Melhor Coreografia de Acção
Kung Fu Jungle
The Four 3
The White Haired Witch of Lunar Kingdom
Once Upon a Time in Shanghai
Rise of the Legend

Melhor Banda Sonora Original
The Midnight After
The Crossing I
Aberdeen
The Golden Era
Rise of the Legend

Melhor Canção Original
"Never Say Breakup Again", de Break Up 100
"Brand New Hong Kong", de Golden Chicken SSS
"Destination", de Aberdeen
"Your Legend", de Rise of the Legend
"The Quiet Storm", de Insanity

Melhor Som
Kung Fu Jungle
The Crossing I
Rise of the Legend
That Demon Within
Overheard 3

Melhores Efeitos Visuais
Kung Fu Jungle
The Monkey King
The Midnight After
Rise of the Legend
That Demon Within

Melhor Novo Realizador
Ruby Yang por My Voice, My Life
David Lee Kwong Yiu por Insanity
Amos WHY por Dot 2 Dot

Melhor Filme de China ou Taiwan
Black Coal, Thin Ice
Paradise in Service
No Man's Land
Café Waiting Love
Coming Home

domingo, 22 de fevereiro de 2015

Sam-Taylor Johnson não realizará as sequelas de "Fifty Shades of Grey", E.L. James exige controlo do argumento


Segundo o tablóide britânico The Sun, a realizadora Sam Taylor-Johnson não regressará para realizar as sequelas de Fifty Shades of Grey, citando os seus desentendimentos com a autora E.L. James. Em entrevistas recentes, a realizadora revelou que frequentemente discordou das decisões da escritora, alegando conflitos nas filmagens, maioritariamente nas cenas de sexo. 

Resultante destes conflitos, a Variety revelou que a escritora da saga reclama mais controlo sobre a produção da sequela Fifty Shades Darker, com a argumentista Kelly Marcel a abandonar também a produção e com E.L. James a assumir os seus deveres. Contudo, os estúdios Universal poderão querer reservar o direito de contratar outro argumentista para fazer revisões a um rascunho inicial de E.L. James.

Os Óscares 2015 nas livrarias

Não é novidade para ninguém que, nos últimos anos, a maioria da produção de Hollywood é feita de histórias baseadas em factos verídicos ou em obras literárias. Consequência da falta de originalidade dos argumentistas e da indústria, não sabemos, mas aproveitamos a deixa para listar os filmes nomeados ao Óscar 2015 que foram adaptados de livros que podemos encontrar nas livrarias portuguesas (e não só).

Baseado em Sniper Americano - Autobiografia do Atirador Especial Mais Letal da História, de Chris Kyle | Vogais

Nomeações: Melhor Filme, Melhor Actor, Melhor Argumento Adaptado, Melhor Montagem, Melhor Mistura de Som, Melhor Edição de Som







Baseado em Alan Turing: The Enigma, de Andrew Hodges | Sem edição portuguesa

Nomeações: Melhor Filme, Melhor Realizador, Melhor Actor, Melhor Actriz Secundária, Melhor Argumento Adaptado, Melhor Montagem, Melhor Design de Produção, Melhor Banda Sonora Original







Baseado em Viagem ao Infinito, de Jane Hawking | Marcador

Nomeações: Melhor Filme, Melhor Actor, Melhor Actriz, Melhor Argumento Adaptado, Melhor Banda Sonora Original










Still Alice (2014)
Baseado em O Meu Nome é Alice, de Lisa GenovaLua de Papel

Nomeações: Melhor Actriz











Gone Girl (2014)
Baseado em Em Parte Incerta, de Gillian Flynn | Bertrand Editora

Nomeações: Melhor Actriz











Wild (2014)
Baseado em Livre - Uma História de Autodescoberta, Sobrevivência e Coragem, de Cheryl Strayed | Editorial Presença

Nomeações: Melhor Actriz, Melhor Actriz Secundária









Baseado em Vício Intrínseco, de Thomas Pynchon | Bertrand Editora

Nomeações: Melhor Argumento Adaptado, Melhor Guarda-Roupa










Baseado em Como Treinares o Teu Dragão, de Cressida Cowell | Bertrand Editora

Nomeações: Melhor Filme de Animação









Baseado em Os Monstros das Caixas, de Alan Snow | Editorial Presença

Nomeações: Melhor Filme de Animação










Unbroken (2014)
Baseado em Invencível, de Laura Hillenbrand | Dom Quixote

Nomeações: Melhor Fotografia, Melhor Mistura de Som, Melhor Edição de Som









Baseado em O Hobbit, de J.R.R. Tolkien | Publicações Europa-América

Nomeações: Melhores Efeitos Visuais

Factos e curiosidades sobre a 87.ª edição dos Óscares


Em dia da cerimónia dos Óscares 2015 e ao invés da habitual bolsa de apostas para os vencedores dos prémios, deixamos alguns factos e curiosidades acerca da mais mediática cerimónia de entrega de prémios de cinema. A 87.ª cerimónia dos Óscares será hoje exibida em Portugal nos canais SIC e SIC Caras.



- Entre os filmes nomeados ao Óscar de Melhor Filme, American Sniper foi o que mais facturou em todo o mundo: 399 milhões de dólares. Seguem-se The Grand Budapest Hotel com cerca de 174 milhões e The Imitation Game com 159 milhões de dólares em receitas brutas de bilheteira por todo o mundo. Whiplash é o nomeado com menos receitas: apenas cerca de 11 milhões de dólares.

- Desde a expansão da categoria de Melhor Filme, Bennett Miller é o primeiro realizador a ser nomeado sem ter o seu filme candidato ao prémio máximo.

- A propósito: Foxcatcher foi nomeado nas categorias de Melhor Realizador, Melhor Argumento Original, Melhor Actor e Melhor Actor Secundário, mas não conseguiu ser nomeado a Melhor Filme. No entanto, Selma foi nomeado ao prémio principal, mas além disso apenas conseguiu uma outra nomeação para Melhor Canção Original.

- Esta é a primeira vez desde 2009 que não existe um filme com dez ou mais nomeações. As duas nomeações para Selma é o valor mais baixo para um candidato ao Óscar de Melhor Filme desde 2011, com Extremely Loud & Incredible Close. Junta-se a The Blind Side e A Serious Man na lista de filmes, desde a expansão, a obter apenas uma outra nomeação além da principal.

- Clint Eastwood foi nomeado quatro vezes aos prémios do sindicato norte-americano de realizadores. Esta foi a primeira vez que não foi nomeado ao Óscar de Melhor Realizador depois disso.

- The Lego Movie foi um dos filmes de animação de 2014 com melhores críticas, mas recebeu apenas uma nomeação para Melhor Canção Original e nenhuma para Melhor Filme de Animação.

- Este é o sétimo ano consecutivo que a The Weinstein Co. tem uma produção candidata a Melhor Filme. Enquanto isso, Boyhood é o primeiro nomeado a Melhor Filme na história da IFC Films.

- Nove dos actores nomeados são-o pela primeira vez. Marion Cotillard, Laura Dern, Ethan Hawke, Keira Knightley, Mark Ruffalo e Reese Witherspoon receberam a sua segunda nomeação. Bradley Cooper e Edward Norton ganharam a terceira nomeação, enquanto que Julianne Moore já se encontra com cinco nomeações. Esta é a sétima vez que Robert Duvall é nomeado ao Óscar, mas é Meryl Streep que continua a bater (os seus próprios) recordes: atingiu a sua décima nona nomeação.

- Pela terceira vez desde o ano 2000, nem um único afro-americano encontra-se entre os vinte actores nomeados.

- Quatro dos vinte candidatos a um Óscar de interpretação vão para filmes sem qualquer outra nomeação: Gone Girl, The Judge, Still Alice e Deux Jours, Une Nuit.

- Quatro dos vinte actores nomeados já venceram um Óscar, pelo menos: Marion Cotillard, Robert Duvall, Meryl Streep e Reese Witherspoon.

- Mais de metade das actrizes nomeadas este ano têm menos de quarenta anos. Apenas dois dos actores têm uma idade inferior a essa.

- Ava DuVernay não se encontra nomeada ao Óscar de Melhor Realizador, mas quatro mulheres estão listadas entre os produtores com filmes nomeados ao Óscar de Melhor Filme e a realizadora Laura Poitras é a favorita para vencer o Óscar de Melhor Documentário por Citizenfour.

- Bradley Cooper encontra-se tem a sua terceira nomeação consecutiva; além disso encontra-se duplamente nomeado: como actor e produtor por American Sniper. O compositor francês Alexandre Desplat consegue também uma dupla nomeação na categoria de Melhor Banda Sonora Original.

- O director de fotografia Roger Deakins recebeu este ano a sua décima segunda nomeação por Unbroken (nunca venceu). Clint Eastwood recebeu a sua décima primeira nomeação como produtor em American Sniper e venceu por quatro vezes. A figurinista Colleen Atwood foi nomeada pela décima primeira vez por Into the Woods (já venceu três prémios). O famoso compositor Hans Zimmer chegou às dez nomeações, mas venceu apenas uma vez.

- Dos nomeados, Laura Dern é a que tem o maior intervalo entre nomeações de interpretação: vinte e três anos entre Rambling Rose, em 1992 e Wild, em 2015. Robert Duvall tem o segundo maior intervalo: a sua última nomeação foi em 1999 por A Civil Action.

- Dois actores que já interpretaram Hulk no cinema competem na categoria de Melhor Actor Secundário: Edward Norton e Mark Ruffalo.

- Rosamund Pike é a terceira Bond Girl a receber uma nomeação ao Óscar. As duas outras actrizes a conseguirem o feito, venceram um Óscar: Halle Berry e Kim Basinger.


- A corrida ao Óscar 2015 começou mais uma vez no festival de Sundance: entre os oito nomeados ao Óscar de Melhor Filme, dois estrearam no festival, Boyhood e Whiplash

- A Academia paga 125 dólares a cada um dos que ocupam os assentos do Dolby Theatre, em Los Angeles.

- Birdman e The Grand Budapest Hotel têm duas coisas em comum, no mínimo: nove nomeações ao Óscar e Edward Norton.

- Dois dos países nomeados ao Óscar de Melhor Filme Estrangeiro nunca o tinham sido: Estónia e Mauritânia.

- Boyhood é um dos únicos onze filmes na história do site Metacritic a conseguir uma classificação perfeita de 100.

- Com oitenta e quatro anos, Robert Duvall é o actor mais velho a ser nomeado a um Óscar.

- A nomeação para Ethan Hawke por Boyhood é a quarta da sua carreira, mas apenas a sua segunda para um prémio de interpretação.

- Aos vinte e seis anos, Emma Stone é a mais nova actriz entre os actores nomeados deste ano.

- Metade dos oito nomeados ao Óscar de Melhor Filme são baseados em histórias reais.

- As filmagens de Boyhood prolongaram por mais de quatro mil dias, mas apenas quarenta e cinco desses foram gastos na produção. Isso equivale a oitenta e oito dias de descanso por cada dia de filmagens.

- Whiplash foi filmado em apenas dezanove dias, o que significaria que seria filmado duzentas e onze vezes no mesmo período que levou a fazer Boyhood.

"Saving Christmas" é o pior filme do ano para os prémios Razzie


O filme Saving Christmas venceu quatro prémios Razzie 2015, tendo sido considerado o Pior Filme do ano e tendo o Pior Argumento do ano. O seu protagonista, Kirk Cameron, venceu nas categorias de Pior Actor e Pior Dupla (contracenando com o seu próprio... ego). Mas o prémio de Pior Realizador vai para Michael Bay por Transformers: Age of Extinction que apesar das sete nomeações venceu apenas nesta categoria. De notar que Ben Affleck recebeu o Razzie Redentor: apesar de já ter ganho um de pior actor em 2004, as recentes incursões em Argo e Gone Girl fizeram o colectivo mudar de ideias.

Pior Filme
Saving Christmas

Pior Actor
Kirk Cameron em Saving Christmas

Pior Actriz
Cameron Diaz em The Other Woman & Sex Tape

Pior Actor Secundário
Kelsey Grammer em The Expendables 3, Legends of Oz: Dorothy's Return, Think Like a Man & Transformers: Age of Extinction

Pior Actriz Secundária
Megan Fox em Teenage Mutant Ninja Turtles

Pior Dupla
Kirk Cameron e o seu ego em Saving Christmas

Pior Prequela, Remake, Rip-off ou Sequela
Annie

Pior Realizador
Michael Bay por Transformers: Age of Extinction

Pior Argumento
Saving Christmas

O Razzie Redentor
Ben Affleck (De vencedor do Razzie por Gigli para Querido do Óscar por Argo e Gone Girl)


Leia também:

"Birdman" vence os Independent Spirit Awards 2014


O filme Birdman venceu o prémio de Melhor Filme nos Independent Spirit Awards 2014, em vésperas da cerimónia dos Óscares 2015. Michael Keaton e Emmanuel Lubezki foram também premiados pelo filme nas categorias de Melhor Actor e Melhor Fotografia, respectivamente. Boyhood ficou ainda com dois galardões: Melhor Realizador e Melhor Actriz Secundária. Nightcrawler foi também duplamente premiado: Melhor Argumento e Melhor Primeiro Filme.


Melhor Filme
Birdman or (The Unexpected Virtue of Ignorance)

Melhor Realizador
Richard Linklater por Boyhood

Melhor Argumento
Dan Gilroy por Nightcrawler

Melhor Primeiro Filme
Nightcrawler

Melhor Primeiro Argumento
Justin Simien por Dear White People

Prémio John Cassavetes
Land Ho!

Melhor Actriz
Julianne Moore em Still Alice

Melhor Actor
Michael Keaton em Birdman or (The Unexpected Virtue of Ignorance)

Melhor Actriz Secundária
Patricia Arquette em Boyhood

Melhor Actor Secundário
J.K. Simmons em Whiplash

Melhor Fotografia
Birdman or (The Unexpected Virtue of Ignorance)

Melhor Montagem
Whiplash

Melhor Documentário
Citizenfour

Melhor Filme Internacional
Ida (Polónia)

Prémio Robert Altman
Inherent Vice

Prémio Especial
Foxcatcher

Prémio Produtores
Chris Ohlson

Prémio Someone to Watch
H.

Prémio Truer than Fiction

sábado, 21 de fevereiro de 2015

Posters e novo trailer de "Wayward Pines", minissérie de M. Night Shyamalan


Foram divulgados posters e um novo trailer para a minissérie Wayward Pines, da autoria de M. Night Shyamalan (The Village):


A série, inspirada em Twin Peaks, segue um agente do FBI numa pequena cidade norte-americana e a sua busca por alguns agente desaparecidos, à medida que se confronta com alguns estranhos habitantes. M. Night Shyamalan produz e realizou o episódio piloto, que conta com a presença de Matt Dillon (Crash), Melissa Leo (The Fighter), Terrence Howard (Prisoners), Carla Gugino (Political Animals), Toby Jones (The Girl) e Juliette Lewis (August: Osage County).

Wayward Pines estreia a 14 de Maio no canal FOX.

Banda sonora de "Interstellar" é a melhor do ano para a International Film Music Critics Association


A banda sonora composta por Hans Zimmer para o filme Interstellar foi considerada pela International Film Music Critics Association. Também nomeada ao Óscar 2015 de Melhor Banda Sonora, a vitória da composição nos prémios da Academia poderá estar ameaçada pelo trabalho de Jóhann Jóhannsson em The Theory of Everything, que aqui não foi reconhecida. O francês Alexander Desplat foi considerado o compositor do ano e viu o seu trabalho em The Grand Budapest Hotel ser premiado na categoria de comédia (no Óscar, encontra-se nomeado por este e por The Imitation Game).

Este ano, o português Nuno Maló encontrava-se nomeado na categoria de Melhor Banda Sonora Original para Filme de Acção, Aventura ou Thriller por No God, No Master.


Banda Sonora do Ano
Interstellar, de Hans Zimmer

Compositor do Ano
Alexander Desplat

Compositor Revelação
Mica Levi

Melhor Banda Sonora Original para Filme Dramático
The Homesman, de Marco Beltrami

Melhor Banda Sonora Original para Filme de Comédia
The Grand Budapest Hotel, de Alexander Desplat

Melhor Banda Sonora Original para Filme de Acção, Aventura, Thriller
The Monkey King, de Christopher Young

Melhor Banda Sonora Original para Filme de Ficção-Científica, Fantasia, Terror
Maleficent, de James Newton Howard

Melhor Banda Sonora Original para Filme de Animação
How To Train Your Dragon 2, de John Powell

Melhor Banda Sonora Original para Documentário
The Unknown Known, de Danny Elfman

Composição do Ano
"Flying with Mother" para How to Train Your Dragon 2, de John Powell