quarta-feira, 29 de julho de 2015

Passatempo Quarteto Fantástico

Táxi de Jafar Panahi, por Tiago Ramos


Título original: Taxi (2015)
Realização: Jafar Panahi
Argumento: Jafar Panahi
Elenco: Jafar Panahi

Isto é um filme. E como disse Jafar Panahi a um jovem estudante de cinema que procurava saber quais os melhores filmes a comprar a um vendedor de cópias pirateadas: «todos os filmes merecem ser vistos». E Táxi de Jafar Panahi justifica essa afirmação, sendo um filme com muito cinema dentro. A começar pela referência óbvia ao cinema de Abbas Kiarostami (e o seu Dez, também ele filmado dentro de um carro) ou ao vendedor de cópias pirateadas de filmes (com produções interditas no Irão) que vende ao estudante de cinema e ao próprio Jafar Panahi (sabemos que comprou versões ilegais de Midnight in Paris e de Once Upon a Time in Anatolia). Multiplicam-se ainda as auto-referências ao seu próprio cinema: desde The Mirror (1997), passando por Crimson Gold (2003) a Offside (2006).

É um filme com muitos filmes, mais luminoso que os dois anteriores, posteriores à sua condenação que o deixou proibido de filmar durante vinte anos por um Governo que estipula uma cartilha estrita de regras e bons costumes para filmar. Essa é uma referência que Jafar Panahi faz, brincando com a sua sobrinha, também ela protagonista do filme, que na narrativa (a espaços fica a dúvida se é tudo é encenado ou se é isto um documentário), tem de realizar um filme para a escola. Um filme como deve ser, «distribuível» e que evite sobretudo o «realismo sórdido», que dá origem a um dos gags mais divertidos do filme. Neste filme, o cineasta utiliza novos dispositivos para fugir à sua interdição de filmar, mas de uma forma menos limitada que This Is Not a Film (2011) ou Closed Curtain (2013). Ali, Jafar Panahi, confinava-se a si mesmo, encerrava-se na escuridão de uma tristeza profunda para agora dar lugar a um lufada de ar fresco, num filme que é quase uma tragicomédia.

Num jogo de espelhos com os dispositivos da narrativa a serem continuamente desmontados - há até uma personagem que lhe diz «Eu sei quem é, senhor Jafar Panahi. Sei que anda a fazer um filme». Jafar Panahi é o protagonista do seu próprio filme que é mais uma provocação ao regime, um corajoso ultimato do Cinema que documenta ao mesmo tempo a realidade da vida no Teerão. É um filme onde o cineasta recupera um tom humano, bem-humorado, mais risonho e subtil. Um filme que nem merece créditos finais porque afinal não é distribuível no Irão.


Classificação:

Estreias 30 Jul'15: Coming Home, Predestination, Pixels, Beyond the Reach, Babysitting, Robot Overlords e O Pátio das Cantigas

Dia 30 de Julho, pode contar com as seguintes estreias numa sala de cinema perto de si:

Destaques:

  Regresso a Casa (Gui lai)
Ano: 2014
Realização:
Argumento:
Género: Drama
Elenco: , ,
China, início da década de 1970. Lu Yanshi (Chen Daoming), considerado um opositor ao regime, é feito prisioneiro político e enviado para um campo de trabalhos forçados, onde carrega o peso de ter sido denunciado pela própria filha, a ambiciosa e mimada Dandan (Huiwen Zhang). Quando finalmente consegue voltar a casa, está ansioso por reencontrar a mulher, Feng Wanyu (Gong Li). Mas não obtém a reacção esperada: ela manda-o embora. Feng sofre de amnésia. Embora ainda ame o marido e tenha esperado longos anos pelo seu regresso, é incapaz de o reconhecer. Lu não tem alternativa senão aproximar-se dela de forma subtil e paciente, procurando avivar a sua memória e, assim, despertar aquele grande amor adormecido. Mas as recordações encerram também fantasmas, segredos e feridas por curar... Estreado em Cannes, fora de competição, um drama romântico sobre reconciliação e redenção, tendo como pano de fundo as convulsões sociais provocadas pela Revolução Cultural Chinesa. Com realização do multipremiado Zhang Yimou ("O Segredo dos Punhais Voadores", "Herói", "A Maldição da Flor Dourada"), "Regresso a Casa" inspira-se no romance "The Criminal Lu Yanshi", de Geling Yan, cuja obra já tinha sido adaptada pelo cineasta chinês no filme anterior, "As Flores da Guerra", baseado em "The 13 Women of Nanjing".

Outras sugestões:

Predestinado (Predestination)
Ano: 2014
Género: Drama, Mistério
Elenco: , ,

Esta é a história de um agente temporal, alguém que dá "saltos" entre o passado, o presente o futuro para combater o crime. Este agente, outrora desfigurado ao tentar impedir um ataque bombista, tem agora em mãos a derradeira missão de salvar vidas apanhando um criminoso que, de alguma forma, sempre lhe conseguiu fugir. A tarefa não se revelará fácil, até porque as constantes movimentações temporais vão expor – ou provocar – toda uma teia de relações de causa-efeito. As personagens com que o agente se cruza revelarão factos sobre si próprio que demonstrarão o quanto, afinal, o passado é inevitável... Um "thriller" de enredo labiríntico, sobre mistério, vingança e viagens no tempo, com realização de Martin e Peter Spierig ("O Último Vampiro"). Os irmãos australianos também assinam o argumento, tomando como inspiração o conto "All You Zombies", do norte-americano Robert Anson Heinlein, guru da escrita de ficção científica e referência literária do conceito de paradoxo da predestinação, que leva ao limite. Ethan Hawke, Sarah Snook e Noah Taylor asseguram os papéis principais. 


Pixels (Pixels)



Ano: 2015
Realização:
Argumento: ,  
Género: Comédia, Ficção-científica
Elenco: , ,

Quando, em 1982, a NASA enviou para o espaço uma "cápsula do tempo" contendo informações sobre a vida terrestre, ninguém poderia imaginar o tipo de impressão que causaria numa certa raça alienígena… Ao invés de tomar por referências culturais as imagens de videojogos clássicos como "Pac-Man", "Donkey Kong" ou "Centipede", encarou-as como uma declaração de guerra. Três décadas depois, a Terra sofre os efeitos do mal-entendido: uma série de ataques concebidos pelos extraterrestres com base nos modelos desses jogos, em que gigantescos seres feitos de pixéis transformam tudo o que encontram pelo caminho em matéria semelhante à sua. Só há uma solução: chamar os especialistas, ou seja, os "nerds" que, ainda hoje, vivem a suspirar nostalgicamente pelos tempos em que eram gurus das salas de jogos. Sam (Adam Sandler) será o líder da equipa. Armados do conhecimento que trazem dos anos 1980, da mais recente tecnologia e de um sentido de humor a toda a prova, estes heróis improváveis vão ter de jogar a sério para passar de nível – ou melhor, salvar o planeta. Uma comédia de acção e ficção científica cruzada com o formato de filme-catástrofe. A longa-metragem, dirigida por Chris Columbus ("Sozinho em Casa", "Papá para Sempre", "O Homem Bicentenário", "Harry Potter e a Pedra Filosofal", "Harry Potter e a Câmara dos Segredos"), baseia-se na curta de animação realizada, em 2010, por Patrick Jean. Além de Adam Sandler, o elenco inclui Kevin James, Josh Gad, Peter Dinklage e Michelle Monaghan.
À Prova de Fogo (Beyond the Reach)



Ano: 2014
Realização:
Argumento:
Género: Drama, Thriller
Elenco: , ,

Ben (Jeremy Irvine) é contratado pelo milionário John Madec (Michael Douglas) para lhe servir de guia numa caçada no quente deserto de Mojave (Califórnia, EUA). Mas a viagem transforma-se num pesadelo a partir do momento em que Madec atinge mortalmente um velho prospector. Ben quer regressar e relatar às autoridades a morte do homem, mas Madec recusa-se a comprometer a sua reputação – e, sobretudo, os seus negócios – por causa daquele incidente. Decide então eliminar a única testemunha do sucedido e deixa Ben à sua sorte sob as letais temperaturas do deserto. Mais: à distância, observa-o e assegura-se de que ele não tem acesso a água nem sombra, usando a arma se for preciso. Enfrentando a morte iminente e sujeito a alucinações provocadas pelo calor extremo, Ben terá de recorrer a toda a sua força, inteligência e determinação para conseguir escapar daquela situação e ainda entregar Madec à justiça. Um "thriller" de aventura e sobrevivência que corresponde à segunda longa-metragem do francês Jean-Baptiste Léonetti, depois de "Carré Blanc" (2011). O argumento, da autoria de Stephen Susco, adapta ao cinema o romance "Deathwatch", de Robb White, publicado em 1972.

Babysitting - Loucura Fora de Horas (Babysitting)

Ano: 2014
Género: Comédia
Elenco: , ,

Apesar de ser o seu 30.º aniversário, Franck é incapaz de recusar um favor que o patrão lhe pede e aceita tomar conta do seu filho, Remy, durante a noite. Assim que entra na luxuosa casa e conhece o caprichoso adolescente, percebe que não vai ter um serão propriamente tranquilo… No dia seguinte, o patrão e a mulher regressam, alertados pela polícia, para encontrar a casa num estado deplorável e perceber que tanto Remy como Franck desapareceram. É então que, entre os destroços, descobrem uma câmara de filmar com gravações que vão mostrar exactamente o que aconteceu e em que espiral de loucura derivou aquela noite de "babysitting"... Rodada num misto de realização tradicional e de estilo "found footage", uma comédia francesa com direcção Nicolas Benamou e Philippe Lacheau. Este estreia-se atrás da câmara, acumulando essa função com a de co-argumentista (juntamente com Julien Arruti, Tarek Boudali e Pierre Lacheau) e protagonista (ao lado de Alice David e Vincent Desagnat).

A Supremacia dos Robots (Robot Overlords)
Ano: 2015
Realização:
Argumento: ,
Género: Acção, Aventura
Elenco: , ,

A Terra tornou-se refém de uma espécie de "robots" vindos de outra galáxia. Estão no planeta para estudar o comportamento humano. Enquanto o fazem, controlam as pessoas através de implantes e mantêm-nas em áreas restritas. A desobediência é castigada com a morte. Quando parece não haver futuro para os sobreviventes senão a condenação à subserviência, uma esperança emerge: Sean, um adolescente, descobre que consegue manipular as máquinas. Armado desse poder, resolve desafiar todas as regras e partir em busca do pai desaparecido. Sob perseguição constante, lança-se com os amigos numa perigosa aventura que o elevará a líder da resistência e à condição de potencial libertador da Humanidade. Um filme de acção e ficção científica realizado pelo britânico Jon Wright, que também assina o argumento, juntamente com Mark Stay. O elenco é liderado por Callan McAuliffe, Ben Kingsley e Gillian Anderson.

O Pátio das Cantigas (O Pátio das Cantigas)
Ano: 2015
Realização:
Argumento: Pedro Varela
Género: Comédia
Elenco: , ,

Em 1942, o cinema português ganhava uma das suas mais emblemáticas obras: "O Pátio das Cantigas", uma comédia realizada por Francisco Ribeiro e interpretada por nomes como Vasco Santana, António Silva ou Laura Alves. Em 2015, ganha novas referências. Os diálogos e jogos de equívocos continuam a gravitar sobre os sonhos, alegrias, aventuras, amores e desamores de um conjunto de personagens de um típico bairro lisboeta, mas transformaram-se para o século XXI. A provocação de Narciso ao merceeiro, por exemplo, passa a ser "Ó Evaristo, não percebes nada disto!". Assinado por Leonel Vieira ("Zona J", "A Selva", "Arte de Roubar", "Um Tiro no Escuro"), um "remake" de um dos filmes dos chamados "anos d'ouro" da produção cinematográfica nacional. É o primeiro de uma trilogia de "Novos Clássicos", que se completa com "O Leão da Estrela", também dirigido por Vieira, e "A Canção de Lisboa", por Pedro Varela. Esta nova versão de "O Pátio das Cantigas" conta com interpretações de Miguel Guilherme, César Mourão, Dânia Neto, Sara Matos, Rui Unas, Manuel Marques e José Pedro Vasconcelos, entre outros.
Sinopses: Cinecartaz Público

terça-feira, 28 de julho de 2015

"The Visit" e "Cop Car" no MOTELx 2015


O filme The Visit, a mais recente longa-metragem de M. Night Shyamalan, será o filme de abertura da secção Serviço de Quarto do MOTELx 2015. A mesma secção exibirá ainda o aguardado Turbo Kid (prémio do público da secção Midnighters do SXSW 2015); assim como Cop Car, de Jon Watts (realizador do próximo filme de Spider-Man); Green Room, de Jeremy Saulnier (autor de Blue Ruin); Howl, de Paul Hyett (Seasoning House); o thriller The Invitation, de Karyn Kursama (Jennifer's Body); Extinction, de Miguel Ángel Vivas (realizador da conhecida curta portuguesa de terror I'll See You in My Dreams) e Yakuza Apocalpyse: The Great War of the Underworld, de Takashi Miike.

A secção Quarto Perdido recupera duas cópias perdidas que já não são exibidas há mais de quarenta anos: A Caçada do Malhadeiro (!969) e Sinal Vermelho (1973). O convidado de honra deste ano é o produtor e realizador independente Roger Corman (Death Race), enquanto que o caracterizador Dave Bonneywell (28 Weeks Later) irá proporcionar também um workshop.

O MOTELx 2015 decorrerá de 8 a 13 de Setembro, no Cinema São Jorge, em Lisboa.

Angelina Jolie realizará filme sobre o Khmer Rouge para o Netflix

A actriz e realizadora Angelina Jolie (Unbroken) irá realizar um filme para o site de streaming Netflix. O site anunciou que esta realizará uma adaptação de First They Killed My Father: A Daughter of Cambodia Remembers, memórias do autor e activista ds direitos humanos Loung Ung, acerca da sobrevivência ao regime Khmer Rouge, no Cambodja. O argumento foi co-escrito pelo autor e por Angelina Jolie. De recordar que o filho da actriz, Maddox Chivan, nasceu no Cambodja e deverá estar também envolvido no processo de produção.

Rithy Panh (L'image manquante) será também produtor de First They Killed My Father: A Daughter of Cambodia Remembers que deverá estar disponível no final de 2016 e que deverá ser submetido aos principais festivais internacionais.

"Black Mass" terá antestreia no Festival de Veneza 2015; revelado o júri oficial


A Biennale di Venezia revelou que o filme Black Mass terá antestreia mundial no Festival de Veneza 2015. Exibido fora de competição, o filme realizado por Scott Cooper (Crazy Heart) segue o notório gangster James "Whitey" Bulger (interpretado por Johnny Depp). O filme terá antestreia mundial no Lido a 4 de Setembro. Em Portugal, Black Mass - Jogo Sujo estreia a 8 de Outubro.

Entretanto foi ainda anunciado os restantes jurados que, em conjunto com o presidente Alfonso Cuarón (Gravity), compõem o júri oficial do festival que entregará o Leão de Ouro. Entre os nomes estão as actrizes Elizabeth Banks (The Hunger Games) e Diane Kruger (Inglourious Basterds); os realizadores Nuri Bilge Ceylan (Winter Sleep), Pawel Pawlikowski (Ida), Emmanuel Carrère (La moustache), Hou Hsiao-hsien (The Assassin), Francesco Munzi (Anime nere) e Lynne Ramsay (We Need To Talk About Kevin).

A secção Horizontes será presidida por Jonathan Demme (The Silence of the Lambs), a quem se juntam as actrizes Paz Vega (Lucía y el sexo) e Anita Caprioli (Corpo celeste); e os realizadores Alix Delaporte (Le dernier coup de marteau) e Fruit Chan (Hollywood Hong-Kong). Já o júri que entregerá o prémio Luigi De Laurentiis para Melhor Filme de Estreia será composto pelo italiano Saverio Costanzo (Hungry Hearts) como presidente, auxiliado pelo produtor Roger Garcia, pela crítica Natacha Laurent, o realizador Charles Burnett e a jornalista Daniela Michel.

O Festival de Veneza 2015 decorre de 2 a 12 de Setembro.

Vencedores do passatempo Pixels

Michael B. Jordan protagonizará novo filme de Destin Cretton

A Variety revelou que o realizador Destin Cretton (Short Term 12) irá adaptar ao cinema o livro de não-ficção Just Mercy: A Story of Justice and Redemption. O livro, publicado em Outubro do ano passado e escrito por Bryan Stevenson, segue a Equal Justice Initiative por este fundada, como uma prática legal na qual os advogados dedicam-se a defender os mais desesperados e em necessidade. Um dos primeiros casas é o de Walter McMillian, um jovem que foi sentenciado à morte por um notório homicídio que insiste não ter cometido.

Michael B. Jordan (Fruitvale Station) terá sido seleccionado como protagonista da produção que já terá atraído também o interesse de actores como Will Smith (Men in Black) e Denzel Washington (Flight). O projecto está entregue à Broad Green Pictures, depois desta ter vencido os direitos de adaptação do livro numa batalha contra a Paramount e a Universal. Desconhece-se ainda o nome do argumentista ou o cronograma da produção.

"Minions" tem a segunda melhor abertura do ano em Portugal


O filme Minions, spin-off de Despicable Me (2010), foi o filme mais visto em Portugal no seu fim-de-semana de estreia. Em 98 ecrãs, o filme foi visto por 200.803 espectadores nos primeiros quatro dias de exibição. Esta é a melhor de sempre de um filme de animação no país, ficando apenas atrás de Shrek Forever After (2010).

Este número é a segunda melhor abertura do ano em Portugal, atrás de Furious 7, que foi visto por cerca de 238 mil espectadores. A estreia de Minions facturou mais de um milhão de euros em receitas brutas de bilheteira, confirmando o sucesso do filme nos mercados internacionais, fora dos Estados Unidos, onde já atingiu a marca dos 500 milhões de dólares. Abriu em primeiro lugar em cinquenta e cinco territórios, estabelecendo o recorde em vinte e nove mercados (incluindo Brasil, França, Rússia e Reino Unido), como a melhor abertura de fim-de-semana para um filme de animação.

segunda-feira, 27 de julho de 2015

Vencedores do passatempo À Prova de Fogo

Trailer de "Son of Saul", vencedor do Grande Prémio do Júri no Festival de Cannes 2015


Foi revelado um trailer de Son of Saul, produção húngara vencedora do Grande Prémio do Júri no Festival de Cannes 2015:


Um dos filmes preferidos da crítica durante o festival francês, tendo recebido o prémio FIPRESCI, venceu ainda o Vulcain Prize para Artista Técnico pela contribuição do som para a narração e o prémio François Chalais. Primeiro filme de László Nemes, segue a história de um prisioneiro do campo de concentração de Auschwitz, em 1944, que tenta salvar o corpo do seu filho da cremação.

Filho de Saul é o candidato da Hungria ao Óscar 2016 de Melhor Filme Estrangeiro e deverá estrear em Portugal a 12 de Novembro.

Trailer de "Victoria", de Sebastian Schipper


Foi revelado um trailer para Victoria, filme-sensação do alemão Sebastian Schipper, filmado num único e contínuo plano:


O filme segue a história de Victoria, uma jovem espanhola que se diverte na noite berlinense. Encontra quatro rapazes numa discoteca e acaba pro sentir-se atraída por Sonne, mas este flirt é interrompido quando, por causa de uma dívida, os restantes amigos, acabam por arrastar Victoria para conduzir um carro roubado.

Victoria venceu o Urso de Prata - Melhor Contribuição Artística no Festival de Berlim 2015, assim como os prémios paralelos da Guild of German Art House Cinemas e prémio do público do Berliner Morgenpost. O filme deverá estrear a 26 de Novembro em Portugal.

Naomi Campbell junta-se a "American Horror Story: Hotel"


O TV Line revelou que Naomi Campbell irá entrar num arco narrativo de American Horror Story: Hotel. A modelo, que recentemente surgiu na série Empire, irá interpretar uma editora de moda que contracenará com as personagens de Lady Gaga e Angela Bassett.

Recentemente, Ryan Murphy revelou que esta nova temporada da série será «mais negra» e «mais baseada no terror» que as anteriores, sendo ainda «sangrenta e medonha». American Horror Story: Hotel estreará em Outubro, no canal FX.

Produção de "Da Vinci's Demons" termina na terceira temporada


O canal Starz anunciou que a produção de Da Vinci's Demons terminará na terceira temporada. A série segue uma versão ficcionada do jovem Leonardo Da Vinci, na Renascença em Florença.

Na última temporada, Otranto foi invadida pelos otomanos que utilizam as invenções de Leonardo para conquistar a cidade. A terceira e última temporada de Da Vinci's Demons conta com dez episódios e estreia a 24 de Outubro, nos Estados Unidos.

"Inside Out" lidera o top de Junho do CCOP


Inside Out foi considerado o melhor filme do mês de Junho pelos membros do Círculo de Críticos Online Portugueses. Com a nota média de 8,89 (e duas ocorrências de classificação máxima), torna-se o filme de animação com a classificação mais alta de sempre no CCOP, destronando o japonês The Tale of Princess Kaguya (8,82), líder de Abril e anterior primeiro lugar do top de 2015. Entre todos os filmes da Disney•Pixar já votados pelo CCOP, este supera os resultados de Brave (com 7,13) e Monsters University (com 6,57).

Também outro recorde é superado por The Look of Silence. Na segunda posição do ranking do mês de Julho, o filme torna-se o documentário com a melhor votação de sempre no CCOP, curiosamente à frente de The Act of Killing (8,55), filme-espelho deste.

O top completo pode ser consultado no blogue oficial do CCOP.

sábado, 25 de julho de 2015

Canal Showtime cancela "Happyish"


O canal Showtime optou por cancelar Happyish, série sobre um publicitário que entra na crise da meia-idade e, deprimido, tenta descobrir um novo objectivo na vida. A série foi originalmente aprovada através de um episódio piloto protagonizado por Philip Seymour Hoffman. Após a sua morte, os produtores substituíram-no por Steven Coogan que filmou então um novo episódio piloto.

Happyish foi vista em média por cerca de 240 mil espectadores, ao vivo. A série termina a sua produção com uma temporada de dez episódios.

Revelados os finalistas ao prémio Lux 2015


Foram revelados os três finalistas ao prémio Lux 2015, do Parlamento Europeu, que irão ser exibidos nos vinte e oito estados membros da União Europeia entre Outubro e Dezembro. Entre os escolhidos estão dois filmes de estreia: Mediterranea, sobre os imigrantes que atravessam as fronteiras do Mediterrâneo, à procura de liberdade e segurança; e Mustang, sobre o aprisionamento de jovens mulheres por uma sociedade pressionada pelos homens e tradições locais. Junta-se ainda The Lesson, sobre o ambiente escolar na adversidade económica.
  • Mediterranea, de Jonas Carpignano (Itália, EUA, Alemanha, França, Qatar)
  • Mustang, de Deniz Gamze Ergüven (França, Alemanha, Turquia, Qatar)
  • The Lesson, de Kristina Grozeva e Petar Valchanovm (Bulgária, Grécia)
O vencedor será legendado nas vinte e quatro línguas oficiais da União Europeia e exibido em todos os 28 espaços-membros. Em 2014, o polaco Ida foi o filme vencedor.

Novo trailer de "The Hunger Games: Mockingjay - Part 2"


Foi revelado um novo trailer de The Hunger Games: Mockingjay - Part 2:





No filme, Katniss Everdeen (Jennifer Lawrence) e o Distrito 13 iniciam uma revolução final contra o autocrático Capitólio. The Hunger Games: A Revolta - Parte 2 estreia a 19 de Novembro, em Portugal.

sexta-feira, 24 de julho de 2015

Posters e novo trailer de "The Maze Runner: Scorch Trials"


Foram divulgados posters e um novo trailer para Maze Runner: The Scorch Trials:


Sequela de The Maze Runner (2014), novamente com Wes Ball na cadeira de realizador, o filme volta a seguir Thomas (Dylan O'Brien) e os seus companheiros Clareirenses na procura de pistas sobre a misteriosa e poderosa organização conhecida como CRUEL (WCKD, no original). A viagem leva-os até à Terra Queimada, uma desolada paisagem cheia de obstáculos inimagináveis. Juntando-se aos combatentes da resistência, os Clareirenses vão enfrentar as forças superiores da CRUEL e descobrir o chocante final que os espera.

Ridley Scott poderá adaptar "The Cartel" ao cinema, com Leonardo DiCaprio


A Fox adquiriu os direitos de adaptação do livro The Cartel, de Don Winslow, ao cinema. O cineasta Ridley Scott irá ser o realizador. O Deadline revelou que os estúdios estarão interessados que Leonardo DiCaprio assuma o protagonismo, voltando a colaborar com o cineasta depois de Body of Lies (2008).

Shane Salerno (Savages) será o argumentista do filme que esteve para ser entregue às mãos de Nic Pizzolatto (True Detective), com Yann Demange ('71) como realizador. O livro segue Art Keller e Adan Berrera, amigos cujas vidas divergiram quando o primeiro começou a trabalhar na Drug Enforcement Agency e o segundo se juntou ao cartel de droga Sinoloa, entre 2004 e 2014. Esta é uma sequela do livro The Power of the Dog, de 2006, cujos direitos foram também adquiridos pela Fox. Recentemente, o chefe do cartel Joaquín "El Chapo" Guzmán fugiu da prisão.

Canal FX cancela "The Comedians"


O canal FX cancelou The Comedians após a sua primeira temporada. O mockumentary, protagonizado por Billy Crystal (When Harry Met Sally...) e Josh Gad (Jobs), seguia a relutância de um veterano da comédia em colaborar com um jovem comediante num programa de sketches num horário tardio.

A estreia da série registou a média de 878 mil espectadores, mas a season finale acabou por ser vista por apenas 306 mil. The Comedians encerra a sua produção com uma única temporada de treze episódios.

Canal TNT renova "Rizzoli & Isles" para uma sétima temporada


O canal TNT anunciou a renovação de Rizzoli & Isles para uma sétima temporada. Ainda a exibir os episódios da sua sexta temporada, a série tem sido vista por cerca de 4,23 milhões de espectadores, números abaixo dos conquistados em igual período da anterior temporada (5,3 milhões de espectadores).

Se somarmos a exibição em outras plataformas, a temporada conquista cerca de 11,1 milhões de espectadores, uma das maiores audiências do canal TNT. A sétima temporada de Rizzoli & Isles estreia no Verão de 2016.

"Los relatos salvajes" vence os prémios Platino 2015


O filme argentino Los relatos salvajes venceu a segunda edição dos prémios Platino, que celebra o melhor cinema na América Latina, Espanha e Portugal. A produção venceu em nove categorias, incluindo Melhor Filme e Melhor Realizador, enquanto que o espanhol La isla mínima venceu em três categorias (duas delas votadas pelo público). O brasileiro O Menino e o Mundo foi considerado o Melhor Filme de Animação.

Melhor Filme
Los relatos salvajes, de Damián Szifrón (Argentina, Espanha)

Melhor Realizador
Damián Szifrón por Los relatos salvajes (Argentina, Espanha)

Melhor Argumento
Damián Szifrón por Los relatos salvajes (Argentina, Espanha)

Minissérie "Wayward Pines" não terá continuação


O canal FOX confirmou que não irá dar continuidade à minissérie Wayward Pines. A minissérie teve dez episódios produzidos e terminou com um final para a narrativa criada, mas deixou em aberto uma situação que poderia servir de ponto de partida para uma segunda temporada, protagonizada por outros actores e personagens.

Wayward Pines registou a média de 3,79 milhões de espectadores, números abaixo da média de 5,8 milhões do canal. Contudo, M. Night Shyamalan revelou recentemente em entrevistas que o canal mude de ideias e transforme a minissérie numa série com a produção de novos episódios.

Teaser poster de "The Hateful Eight", de Quentin Tarantino

Foi recentemente divulgado um novo teaser poster de The Hateful Eight, de Quentin Tarantino:


O filme ambienta-se em Wyoming, pós-Guerra Civil, onde caçadores de recompensas tentam encontram abrigo durante um nevão, mas acabam envolvidos numa teia de traições e enganos. O elenco conta com Kurt Russell (Grindhouse), Jennifer Jason Leigh (The Machinist), Samuel L. Jackson (Django Unchained), Walton Goggins (Django Unchained), Demian Bichir (A Better Life), Tim Roth (Reservoir Dogs), Michael Madsen (Kill Bill Vol. 1) e Bruce Dern (Nebraska).

A produção conta com banda sonora original de Ennio Morricone (Inglourious Basterds). The Hateful Eight tem estreia limitada nos Estados Unidos em Dezembro, altura em que será projectado em 70mm.

Posters e trailer de "Freeheld", com Ellen Page e Julianne Moore


Foram divulgados o primeiro trailer e posters de Freeheld:


Projecto há muito ambicionado por Ellen Page (Juno), que é também produtora, o filme é inspirado na curta-metragem documental Freeheld (2007), de Cynthia Wade, vencedora do Óscar em 2008, que segue Stacie Andree, uma mulher a quem foram negados os benefícios da pensão da sua parceira de longa data, a detective Laurel Hester, quando esta foi diagnosticada com uma doença terminal. 

Realizado por Peter Sollett (Nick and Norah's Infinite Playlist) e com argumento de Ron Nyswaner (Philadelphia), o filme conta com Ellen Page como Stacie Andree e Julianne Moore (Still Alice) como Laurel Hester. Ao elenco juntam-se ainda Steve Carell (Foxcatcher) e Michael Shannon (Take Shelter). 

Freeheld estreia a 2 de Outubro, nos Estados Unidos.

quinta-feira, 23 de julho de 2015

Passatempo Cidades de Papel

Passatempo Pixels

Passatempo À Prova de Fogo

HBO renova "The Brink" para uma segunda temporada


O canal HBO anunciou a renovação de The Brink, nova comédia criada por Roberto Benabib (Weeds), Jay Roach (Game Change) e Jerry Weintraub (Behind the Candelabra).

A série segue uma crise geopolítica que afecta a vida de três homens desesperados e completamente diferentes que tentam evitar a Terceira Guerra Mundial: Walter Hollander (Tim Robbins), Alex Coppins (Jack Black) e Zeke Callahan (Pablo Schreiber).

Ainda em exibição, os episódios da primeira temporada de The Brink têm conquistado a média de 1,22 milhões de espectadores.

Canal ABC Family renova "Stitchers" para uma segunda temporada


O canal ABC Family anunciou a renovação de Stitchers para uma segunda temporada. A série segue uma mulher que tem dificuldades de se relacionar socialmente e que dedica as suas habilidades como hacker. Recrutada por uma agência secreta do Governo, trabalha com um programa capaz de ler a mente de pessoas já falecidas, a fim de resolver crimes.

A primeira temporada de Stitchers, actualmente em exibição, tem sido vista por 930 mil espectadores, em média. Desconhece-se o número de episódios que serão produzidos para a segunda temporada.

Canal BBC renova "Doctor Who" para uma décima temporada


O canal BBC confirmou, no seu relatório anual, a encomenda de uma décima temporada de Doctor Who. Este anúncio é meramente formal já que os produtores da série já revelaram em entrevistas que planeiam renová-la até 2020. Contudo os contratos com produtores e actores estendem-se apenas até à décima temporada.

A oitava temporada, que introduziu Peter Capaldi como o novo Doutor, registou a média de 7,4 milhões de espectadores. A nona temporada de Doctor Who estreará no Reino Unido a 19 de Setembro.

AMC renova "TURN" para uma terceira temporada


O canal AMC anunciou a renovação da série TURN para uma terceira temporada. Adaptada da obra Washington's Spies, de Alexander Rose, a série situa-se em 1778, altura em que os Estados Unidos são dominados pela coroa britânica, que enfrenta ataques de grupos revolucionários.

A segunda temporada da série foi vista por cerca de 780 mil espectadores. A terceira temporada de TURN contará com dez episódios e deverá estrear em 2016.

"Ant-Man" tem uma das piores estreias do universo Marvel


A estreia de Ant-Man nos Estados Unidos facturou 57,2 milhões de dólares em receitas brutas de bilheteira, abaixo das projecções que apontavam para valores entre os 60 e os 65 milhões de dólares. O filme tornou-se o décimo segundo filme do universo da Marvel a estrear em primeiro lugar, mas é também um dos piores resultados de sempre, apenas à frente de The Incredible Hulk que abriu com 55,4 milhões de dólares, em 2008. Contudo, Ant-Man teve a pior proporção de facturação por sala de cinema: 14,840 dólares, abaixo de The Incredible Hulk (15,810), Thor (16,618) e Captain America: The First Avenger (17,512).

Actualmente, o filme já facturou mais de 127 milhões de dólares em todo o mundo, com um orçamento de 130 milhões. Em Portugal, nos primeiros quatro dias de exibição, Homem-Formiga foi visto por 33.417 espectadores, enquanto que Divertida-Mente - há mais de um mês em exibição - atingiu os 37.317 espectadores em igual período.

Novo trailer de "The Good Dinosaur"


Foi revelado um novo trailer, sem diálogos, de The Good Dinosaur:


O mais recente filme da Disney•Pixar, depois de Inside Out (2015), segue um Apatosaurus chamado Arlo que, depois de um evento traumático, parte para uma jornada marcante, com a companhia improvável de um jovem humano.

Em Portugal, A Viagem de Arlo estreia a 26 de Novembro.

"Montanha", de João Salaviza, estreia na Semana da Crítica do Festival de Veneza 2015


A aguardada primeira longa-metragem do jovem realizador português João Salaviza terá estreia mundial na secção paralela ao Festival de Veneza 2015, Semana da Crítica. Montanha segue a história de David, um adolescente de quatorze anos, em Lisboa, que espera a morte iminente do seu avô, mas que não o visita no hospital por medo do peso da perda. O facto da mãe passar as noites no hospital, obriga o adolescente a assumir responsabilidades de adulto e cuidar da sua irmã de três anos.

Montanha foi inteiramente filmado em Portugal é uma co-produção luso-francesa, entre a Filmes do Tejo II e a Les Films de l'Après-Midi. David Mourato, Rodrigo Perdigão (Rafa), Cheyenne Domingues e Maria João Pinho (Os Maias - Cenas da Vida Romântica) são os protagonistas. De recordar que João Salaviza já venceu uma Palma d'Ouro por Arena (2009) e um Urso de Ouro por Rafa (2012).

quarta-feira, 22 de julho de 2015

Exterminador: Genisys, por Eduardo Antunes


Título original: Terminator Genisys (2015)
Realização: Alan Taylor

Mais promessas de revitalização de um franchise em decadência desde os seus tempos áureos com uma nova entrada na saga Terminator. E com vídeos promocionais que parecem não ter aprendido com o passado, não se preocupando com o que o público espera da narrativa, será que terão conseguido estimular velhos e novos fãs para esta franquia?