quinta-feira, 5 de maio de 2016

Estreias 5 de Maio'16: Janis: Little Girl Blue, Axilas, A Hologram for the King, Time Out of Mind, Ratchet and Clank, Exposed, Survivor, Rio Corgo, Mudar de Vida, Miracles from Heaven, Tini - El gran cambio de Violetta

Dia 5 de Maio pode contar com as seguintes estreias numa sala de cinema perto de si:

Destaques:

  Janis: Little Girl Blue (Janis: Little Girl Blue)
Ano: 2015
Realização:
Género: Documentário
Janis Lyn Joplin nasceu na cidade de Port Arthur, no Texas (EUA), em 1943. Considerada por muitos a maior cantora de blues e soul da sua geração, alcançou a fama no final da década de 1960 como vocalista do grupo Big Brother and the Holding Company e, posteriormente, numa carreira a solo, acompanhada pelas suas bandas de suporte: a Kozmic Blues Band e a Full Tilt Boogie. Influenciada por grandes nomes do jazz e blues – como Aretha Franklin, Billie Holiday, Etta James, Tina Turner, Big Mama Thornton, Odetta, Lead Belly ou Bessie Smith –, Joplin transformou-se num dos ícones do rock psicadélico dessa década. Durante a sua curta existência, lançou apenas quatro álbuns: "Big Brother and the Holding Company” (1967), "Cheap Thrills" (1968), "I Got Dem Ol' Kozmic Blues Again Mama!" (1969) e o póstumo "Pearl" (1971). As últimas gravações que fez foram as músicas "Mercedes Benz" e "Happy trails", esta como presente para o aniversário de John Lennon, a 9 de Outubro de 1970. A dependência de drogas e álcool marcou a vida de Joplin e foi a causa da sua trágica morte. A 4 de Outubro desse ano, com apenas 27 anos de idade, foi encontrada sem vida devido a uma “overdose” de heroína. Com realização de Amy J. Berg (nomeada para um Óscar, em 2007, pelo filme "Livrai-nos do Mal") e narração da cantora Cat Power, "Janis: Little Girl Blue" é um documentário que contextualiza a vida de alguém que cresceu inadaptado. Numa recusa do clichê "hippie" e a glamorização simplista do "sexo, drogas e rock 'n' roll", a realizadora junta correspondência que Joplin trocou com a família com material de arquivo nunca antes disponibilizado – captado em concertos e bastidores –, revelando não apenas a artista, mas também a mulher em luta consigo mesma.

Outras sugestões:

Axilas (Axilas)

Ano: 2016
Género: Comédia, Drama
Elenco:  , , ,
Em bebé, Lázaro de Jesus foi abandonado à porta da propriedade de uma senhora abastada. Comovida, ela acabou por recebê-lo como o neto que nunca teve. À medida que cresce, Lázaro cria uma estranha atracção por axilas femininas, que considera profundamente sensuais e poéticas. Quando, durante um concerto de música clássica, observa a violinista Maria Pia a tocar, Lázaro apaixona-se irremediavelmente. E o desejo que sente é de tal modo poderoso que quase o leva à perdição. Com realização de José Fonseca e Costa ("Sem Sombra de Pecado", "A Mulher do Próximo", "Cinco Dias, Cinco Noites", "Viúva Rica Solteira Não Fica"), segundo um argumento seu com Mário Botequilha, é uma adaptação livre de um conto do romancista e ensaísta brasileiro Rubem Fonseca, incluído na obra "Axilas & outras histórias indecorosas". Os actores Pedro Lacerda, Elisa Lisboa, Maria da Rocha, André Gomes, Margarida Marinho, Fernando Ferrão e José Raposo dão vida às personagens de "Axilas", que conta ainda com as participações especiais de Paula Guedes e Rui Morisson.


Negócio das Arábias (A Hologram for the King)

Ano: 2016
Realização:
Argumento:
Género: Comédia, Drama
Elenco:  , ,
Alan Clay (Tom Hanks) é um empresário norte-americano à beira da falência: perdeu a casa, o carro e até a esposa dedicada que, aparentemente, não aguentou a pressão de viver sem dinheiro para pagar as contas. Determinado a dar a volta à sua vida, encontra um meio de não se render à depressão. Mete-se num avião rumo à Arábia Saudita, o novo país das oportunidades, onde pretende vender uma ideia inesperada ao próprio chefe de Estado daquele país: um sistema holográfico tridimensional passível de ser usado em videoconferências. Apesar das dificuldades e do inevitável choque cultural que quase o leva ao desespero, é ali que vai encontrar a oportunidade de se reerguer e de se sentir novamente pronto a enfrentar o mundo. Com realização e argumento de Tom Tykwer ("Corre, Lola, Corre", "Heaven - Por Amor", "Cloud Atlas"), adapta a obra homónima de Dave Eggers, editada em 2012. Para além de Hanks como protagonista, o filme conta com a participação de Tom Skerritt e Sarita Choudhury.
Viver à Margem (Time Out of Mind)

Ano: 2014
Realização:
Argumento:
Género: Drama
Elenco: , ,  
Depois de uma série de infelicidades que o levaram a uma depressão profunda, George vê-se obrigado a sobreviver nas ruas de Nova Iorque (EUA). A sua situação, cada vez mais desesperada, fá-lo procurar refúgio no Bellevue Hospital, o maior centro de acolhimento para sem-abrigo da zona de Manhattan. Apesar da humilhação que sente por ter de aceitar a caridade de desconhecidos e ter de se encarar como vagabundo, é ali que vai conhecer Dixon, um homem que, tal como ele próprio, nada tem a oferecer a não ser a sua amizade. Juntos, vão percorrer o mesmo caminho. E um dará forças ao outro para avançar para um recomeço que os faça sentir-se humanos novamente. É com Dixon a seu lado que George ganha coragem para tentar reaproximar-se de Maggie, a filha que abandonou ainda pequena e que nunca foi capaz de o perdoar… Com argumento e realização de Oren Moverman ("O Mensageiro", "Rampart - O Renegado"), um drama comovente sobre a solidão, que conta com Richard Gere, Jena Malone, Ben Vereen, Kyra Sedgwick e Steve Buscemi nos papéis principais.

Ratchet e Clank  (Ratchet & Clank)
Ano: 2016
Género: Animação
Ratchet é um lombax, uma criatura alienígena com aparência de felino. Com um talento inato para tudo o que se relacione com mecânica e manuseio de armas, toda a sua vida sonhou com grandes aventuras, em que a sua coragem fosse apreciada e a sua inteligência posta à prova. Certo dia, conhece acidentalmente Clank, um pequeno "robot" dotado de inteligência artificial e sentimentos, de quem se torna grande amigo. Quando se deparam com uma arma capaz de fazer explodir todos os planetas do Universo, resolvem juntar-se ao capitão Qwark e o seu grupo de Rangers Galácticos para salvar o mundo da total destruição. Com eles, os dois jovens amigos vão compreender o verdadeiro valor da amizade, do heroísmo e, mais do que qualquer outra coisa, da valorização pessoal. Uma comédia de animação realizada por Kevin Munroe e Jericca Cleland segundo uma história original de T.J. Fixman. "Ratchet & Clank" adapta ao grande ecrã as famosas personagens do videojogo homónimo criado e desenvolvido pela Insomniac Games e publicado pela Sony Computer Entertainment para as várias consolas PlayStation. Na versão original, as vozes são emprestadas pelos actores Matthew Broderick, Simon Pegg, Jim Ward, Paul Giamatti, John Goodman, Bella Thorne, Rosario Dawson, Sylvester Stallone e Armin Shimerman.

Anjos e Sombras (Exposed)
Ano: 2016
Realização:
Argumento:
Género: Drama, Mistério, Thriller
Elenco:  , ,
Depois de descobrir que o seu parceiro foi encontrado morto, o detective Galban decide encontrar o culpado e colocá-lo atrás das grades. Percorrendo as ruas de Nova Iorque (EUA), tenta descobrir pistas que o levem ao assassino. Durante o processo, percebe que, afinal, o amigo pode ter estado envolvido em tráfico de drogas e abuso de poder, e que todas as pessoas que poderiam ajudar na investigação aparecem inesperadamente mortas. A única sobrevivente aparentemente associada ao crime é Isabel De La Cruz, uma jovem devota que estava presente no momento do incidente. Porém, Isabel luta com os seus próprios demónios e a aproximação de Galban pode colocar a sua segurança em causa… Um "thriller" psicológico com realização de Gee Malik Linton (acreditado sob o pseudónimo de Declan Dale) e com Keanu Reeves, Ana de Armas, Christopher McDonald, Big Daddy Kane e Mira Sorvino nos papéis principais.

Sobrevivente (Survivor)
Ano: 2015
Realização:
Argumento:
Género: Thriller, Drama
Elenco:  , ,
Kate Abbott é uma funcionária do Departamento de Estado Americano que se mudou recentemente para Londres (Inglaterra), para trabalhar na embaixada dos EUA. Quando, por mero acaso, sobrevive a um ataque terrorista que vitima toda a sua equipa, torna-se imediatamente suspeita de envolvimento. Assim que o local do crime é investigado, a bomba revela os mesmos componentes de um atentado ocorrido na capital francesa dois anos antes. Esse atentado foi perpetrado por um terrorista de nome Watchmaker, considerado um dos mais perigosos criminosos do mundo. Desacreditada, Kate só vê uma solução para se livrar das acusações: fugir das forças policiais que a querem capturar para interrogatório e encontrar os verdadeiros culpados que, aparentemente, têm planeado um novo atentado para vésperas de ano novo… Um "thriller" de acção realizado por James McTeigue ("V de Vingança", "O Corvo") segundo um argumento da autoria de Philip Shelby. O elenco inclui Milla Jovovich, Pierce Brosnan e Dylan McDermott.

Rio Corgo (Rio Corgo)
Ano: 2015
Realização:  ,
Argumento ,
Género: Documentário, Drama
O Sr. Silva tem muitas histórias para contar. Já foi agricultor, pastor, barbeiro, jardineiro, palhaço, mágico e outras tantas coisas ao longo da sua vida. Hoje, é apenas mais um vagabundo a deambular por Portugal. Ao chegar a uma aldeia recôndita do norte, junto às margens do rio Corgo, decide instalar-se numa casa abandonada. Os habitantes do lugar evitam-no, à excepção de Ana, uma adolescente curiosa com quem cria uma relação de amizade. Ela fica fascinada com as suas vivências, visões e fantasmas do passado. Ele, sabendo que se encontra na última etapa da sua vida, encontra nela o receptáculo da sua história. Com realização dos luso-suíços Maya Kosa e Sérgio da Costa, "Rio Corgo" é um misto de documentário e ficção à volta de uma figura verídica de uma aldeia do Douro. Estreado em 2015 no DocLisboa, onde recebeu o prémio de Melhor Filme Nacional, foi também selecionado para o Festival de Cinema de Berlim (2016).

Mudar de Vida: José Mário Branco, Vida e Obra
 (Mudar de Vida: José Mário Branco, Vida e Obra)
Ano: 2014
Realização:  ,
Género: Documentário
osé Mário Branco, músico, compositor, poeta, activista, cronista e produtor musical, nasceu no Porto, a 25 de Maio de 1942. Filho de dois professores do ensino básico, viveu entre a cidade natal e Leça da Palmeira, crescendo sob a influência do ambiente pobre desta vila piscatória. Expoente máximo da canção de intervenção portuguesa, foi perseguido pela PIDE (Polícia Internacional e de Defesa do Estado) até ter sido obrigado a exilar-se em França, em 1963. Só em 1974, já depois da Revolução dos Cravos, pôde regressar a Portugal, fundado o Grupo de Acção Cultural - Vozes na Luta, com o qual gravou dois álbuns. Enquanto interveniente em concertos ou álbuns editados, como cantautor ou como responsável por arranjos musicais, trabalhou e influenciou vários outros artistas portugueses, nomeadamente José Afonso, Sérgio Godinho, Luís Represas, Fausto Bordalo Dias ou, mais recentemente, Camané. Este documentário, rodado ao longo de dez anos, conta com a assinatura de Nelson Guerreiro e Pedro Fidalgo. Tal como o título indica, traça um retrato de José Mário Branco enquanto homem e artista. O filme está dividido em duas partes: a primeira, mais biográfica, contextualiza a situação política de Portugal antes e depois do 25 de Abril de 1974, destacando o activismo político que obrigou o artista ao exílio; a segunda mostra a importância dos seus ideais revolucionários na sua expressão artística.

O Nosso Milagre (Miracles from Heaven)
Ano: 2016
Realização:
Argumento:
Género: Drama
Elenco:  , ,
Aos cinco anos, Anna foi diagnosticada com uma doença incurável que lhe causava dores de estômago fortíssimas e que a impedia de comer normalmente. A família, desesperada, recorreu a vários médicos, procurando uma solução. Mas, infelizmente, nada podia ser feito por ela. Um dia, já com dez anos, a pequena sofre uma queda aparatosa de uma árvore e quase perde a vida. Depois de levada de urgência para o hospital, todos se deparam com algo extraordinário: para além de ter sobrevivido à queda apenas com alguns arranhões, deixou de ter quaisquer sintomas da doença que, supostamente, não tinha cura. Apesar de confusa e sem explicação para o sucedido, a família fica exultante com a notícia. Mas, com o passar dos dias, Anna conta que, durante o tempo em que esteve sem sentidos, visitou o Céu e conversou com Jesus, que a enviou de novo para junto da família, dizendo-lhe que tinha planos para ela na Terra. Um filme sobre esperança, com realização da mexicana Patricia Riggen ("A Mesma Lua", "Adulta à Força", "Os 33") e argumento de Randy Brown, "O Nosso Milagre" adapta a história verídica relatada no livro de memórias de Christy Beam. O elenco conta com Jennifer Garner, Kylie Rogers, Martin Henderson, John Carroll Lynch, Eugenio Derbez e Queen Latifah, entre outros.

Tini: Depois de Violeta (Tini - El gran cambio de Violetta)
Ano: 2016
Realização:
Argumento
Género: Musical
Elenco: , ,
Depois do enorme sucesso alcançado na pele da personagem Violetta, na série com o mesmo nome, a jovem Martina Stoessel, agora com 19 anos, inicia uma nova fase da sua vida. Triste e desiludida com a relação com Leon, que agora tenta a sua sorte em Los Angeles (EUA), ela aceita um convite de Isabella para passar as férias de Verão em Itália, numa casa de acolhimento onde jovens artistas podem estar algum tempo longe da ribalta, aprender com alguns dos melhores professores de artes e deixar-se levar pela inspiração. Nessa viagem de autodescoberta e de transição para a vida adulta, ela vai passar o Verão da sua vida. A seu lado, nesse lugar paradisíaco, estará Caio, um jovem que sonha tornar-se bailarino profissional. Com realização de Juan Pablo Buscarini ("O Rato Dentinho", "A Arca de Noé") e argumento de Ramón Salazar, este é um "spin-off" da série “Violetta” – primeira co-produção entre a Disney da América Latina e da EMEA (Europa, Médio Oriente e África) –, que fez sucesso em vários pontos do globo. Nesta nova aventura, misturam-se algumas das personagens originais da série com factos das vidas reais dos actores que os representam. Além de Martina Stoessel, o elenco conta com Jorge Blanco, Adrián Salzedo, Mercedes Lambre, Maria Clara Alonso, Diego Ramos, Ángela Molina e Sofia Carson.
Sinopses: Cinecartaz Público

Sem comentários:

Enviar um comentário