domingo, 8 de maio de 2016

Integral de Andrei Tarkovsky em DVD



Depois da exibição em sala de toda a filmografia de Andrei Tarkovsky, a Leopardo Filmes lança no mercado de home video essas mesmas edições restauradas numa continuação do trabalho de recuperação e disponibilização de algumas das mais importantes obras da memória cinéfila.

Na caixa estão incluídas todas as suas longas-metragens para cinema, A Infância de Ivan, Andrei Rubliev, Solaris, O Espelho, Stalker, Nostalgia e O Sacrifício e ainda a sua última curta-metragem O Rolo Compresso e o Violino.

De fora ficam apenas os filmes em que dividiu os créditos de realização. Duas curtas-metragens ainda como estudante, Os Assassinos (a partir de um conto de Ernest Hemingway mais famosamente adaptado por Robert Siodmak e Don Siegel) e Hoje não haverá saída livre, além do documentário para a televisão, Tempo de Viagem, que fez a meias com Tonino Guerra, ainda antes de colaborarem em Nostalgia.

A edição da obra integral de Tarkovsky, em que para além da qualidade da imagem há que destacar também a qualidade das novas traduções, ocorrerá já amanhã, dia 9 de Maio, no Espaço Nimas.

A sessão será conduzida por José Manuel Mouriño, do Instituto Internacional Andrei Tarkovsky, depois de no ano passado já ter estado presente no Lisbon & Estoril Film Festival a liderar uma conversa acerca da obra do realizador.





O registo dessa conversa que aconteceu no Casino Estoril é, aliás, um dos extras presentes nesta caixa, que contará ainda com as apresentações que antecederam algumas sessões especiais nas salas de cinema.

Em particular, as apresentações feitas por Pedro Mexia, José Tolentino Mendonça e Rui Chafes para Nostalgia, StalkerAndrei Rublev, respectivamente.

Mesmo que este lançamento da caixa com os oito filmes de Andreia Tarkovsky seja um evento por si só, serve também de porta de entrada para o Ciclo Grande Cinema Russo ainda a decorrer.

Por isso a sessão vai contar com uma conversa acerca desse Ciclo entre José Manuel Mouriño e o crítico Mário Jorge Torres.

À conversa seguir-se-á a projecção do filme Tu e Eu de Larissa Shepitko, uma das mais espantosas realizadoras soviéticas, ainda menos divulgada do que deveria, também pela sua morte precoce.

Por tudo isto, o Split Screen pode dizer que é um prazer estar associado ao lançamento desta caixa Andrei Tarkovsky.


Sem comentários:

Enviar um comentário