quarta-feira, 5 de outubro de 2016

Estreias 5 e 6 Out'16: The Girl on the Train, Sworn Virgin, Boi Neon, Masterminds, Genius, The Daughter, Hands of Stone, Marauders, Serra Pelada, Die geliebten Schwestern

Dias 5 e 6 de Outubro pode contar com as seguintes estreias numa sala de cinema perto de si:

Destaques:

  A Rapariga no Comboio (The Girl on the Train)
Ano: 2016
Realização:
Argumento:
Género: Drama
Elenco: , ,

Depois de um divórcio algo traumatizante, Rachel desistiu de si mesma, entregando-se à depressão e ao alcoolismo. Todos os dias faz o mesmo percurso de comboio até ao local de trabalho. Durante a viagem, observa, através da janela da carruagem, as rotinas diárias de várias pessoas dentro das suas casas. Entre elas está um jovem casal com uma vida aparentemente perfeita. Recriando o seu dia-a-dia – em paralelo com o vazio da sua própria existência –, ela cria um cenário e uma narrativa, sentindo-se cada vez mais ligada a eles e a uma ideia de amor inabalável. Mas tudo se altera quando, numa dessas viagens, Rachel repara em algo perturbador. Nesse instante, vê colapsar todas as fantasias. Horas mais tarde, descobre que a mulher se encontra desaparecida e partilha a informação com a polícia. Sem que o esperasse, vê-se enredada na situação: ao procurar as autoridades, tornou-se uma das principais suspeitas. Com realização de Tate Taylor ("As Serviçais") e argumento de Erin Cressida Wilson, um "thriller" que adapta o "best-seller" homónimo da inglesa Paula Hawkins.

Outras sugestões:

Virgem Prometida (Sworn Virgin)
Ano: 2015
Realização: 
Argumento:  , Francesca Manieri
Género: Drama
Elenco:  , ,

Quando Hana (Alba Rohrwacher) era ainda bastante jovem, para evitar um casamento indesejado, invocou um antigo costume albanês, a lei de Kanun, e jurou ficar eternamente virgem. Em troca, teria de renunciar a tudo o que de alguma forma representasse a sua feminilidade. Assim, assumindo-se como Mark, a sua identidade masculina, rejeitou qualquer forma de amor ou intimidade. Depois de dez anos a viver nas montanhas, suportando a solidão, a fome e o frio, percebe que é chegado o momento de recusar os preceitos impostos por uma sociedade com que não se identifica e mudar. Para isso, abandona tudo o que até aí viveu e segue até Milão (Itália), onde reencontra uma prima, que há muito fugiu da Albânia, e a sua filha adolescente. Com elas, e num mundo completamente diferente daquele a que se acostumara, tentará reencontrar a mulher de que foi obrigada a abdicar mas que talvez ainda exista no fundo de si mesma. Em competição na 65.ª edição do Festival de Cinema de Berlim, um filme dramático realizado pela italiana Laura Bispuri (que aqui se estreia em longa-metragem), que adapta a obra da escritora, realizadora e argumentista Elvira Dones sobre a antiga tradição albanesa – ainda hoje praticada – das "virgens prometidas".


Boi Neon (Boi Neon)

Ano: 2015
Realização:
Argumento:
Género: Drama
Elenco: , ,

Desde muito jovem que Iremar trabalha nas vaquejadas, rodeios tradicionais do Nordeste brasileiro em que dois vaqueiros têm de emparelhar um touro até uma faixa de cal riscada no chão onde o terão de derrubar. A sua vida é na estrada, percorrendo milhares de quilómetros de camião na companhia de Zé, o seu parceiro de arena, de Galega, uma matriarca forte e determinada, e de Cacá, a filha desta. Apesar de se sentir bem neste meio, o grande sonho de Iremar é fazer carreira como estilista no Pólo de Confecções do Agreste. Com isso em mente, ele recolhe inspiração por todas as localidades por onde passa, em revistas, tecidos ou manequins velhos. Com argumento e realização de Gabriel Mascaro ("Ventos de Agosto"), "Boi Neon" conta com a participação dos actores Juliano Cazarré, Maeve Jinkings, Vinicius de Oliveira, Samya De Lavor, Alyne Santana e Josinaldo Alves.

Masterminds - Golpada de Mestre (Masterminds

Ano: 2016
Realização: 
Argumento: Chris Bowman, Hubbel Palmer, Emily Spivey
Género: Comédia, Acção
Elenco:  , ,

Baseada em factos reais acontecidos em Outubro de 1997, esta é a história de Dave Ghantt (Zach Galifianakis), um guarda-nocturno de uma companhia de carros blindados no sul dos EUA que, num acto de ousadia, resolve pôr em prática um dos mais mediáticos assaltos da história do seu país. Apesar da inexperiência e de muita trapalhice – que assegurou que acabassem por ser apanhados pela polícia –, ele e os parceiros conseguiram a proeza de roubar mais de 17 milhões de dólares. Depois de algum tempo a usufruir de todo o tipo de luxos, Dave vê-se atraiçoado pelos amigos, que o abandonam no México e fogem com o dinheiro… Uma comédia de acção com realização de Jared Hess ("Super Nacho - O Herói do Wrestling", "As Crónicas de Bronco"). Para além de Galifianakis como protagonista, o elenco regista a participação de Owen Wilson, Jason Sudeikis, Kate McKinnon e Kristen Wiig, entre outros.

Um Editor de Génios (Genius)
Ano: 2016
Realização:
Argumento:
Género: Drama, Biografia
Elenco:  , ,

EUA, anos 1920. Depois de muitas tentativas de publicação da sua obra – e respectivas rejeições –, o escritor Thomas Wolfe (Jude Law) mal consegue acreditar quando cai nas boas graças de Maxwell Evarts Perkins (Colin Firth), da editora Scribner, que tem no currículo a responsabilidade da descoberta de vultos como Ernest Hemingway ou F. Scott Fitzgerald. Wolfe celebra a sua sorte e já se vê ascender ao panteão dos mestres americanos da literatura, sem imaginar quão duro será o caminho. Wolfe é um autor tão talentoso quanto profícuo. Perkins não tem alternativa senão obrigá-lo a fazer cortes às centenas de páginas – ou milhares, no caso do segundo romance – que lhe apresenta nos manuscritos originais. Mesmo vendo o seu trabalho tornar-se "best-seller", Wolfe nunca deixa de sentir a dor de cortar palavras e frases que lhe são caras. Neste processo longo e intenso, terão de lidar não só com a genialidade e ego um do outro, mas também com os efeitos da empreitada sobre as suas vidas pessoais. Estreado no Festival de Berlim, onde foi nomeado para o Urso de Ouro, é o primeiro trabalho em realização do encenador e director teatral Michael Grandage. Com argumento de John Logan, o filme baseia-se no premiado livro "Max Perkins: Editor of Genius", de A. Scott Berg. Publicado em 1978, é a biografia do histórico editor nova-iorquino que deu notoriedade a grandes autores e foi, para Thomas Wolfe, um mentor (ou mesmo uma figura parental). Além de Law e Firth, o elenco conta com Nicole Kidman, Laura Linney, Guy Pearce e Dominic West, entre outros.

A Filha (The Daughter)
Ano: 2015
Realização:
Argumento:
Género: Drama
Elenco: , ,

Depois de uma longa ausência, Christian regressa à cidade onde cresceu para o casamento de Henry, o seu pai. Ali reencontra Oliver, um dos seus melhores amigos de infância e juventude, que entretanto constituiu família, com quem se sente muito feliz. Este reencontro reabrirá feridas antigas ligadas a um segredo que todos gostariam de esquecer. Ao decidir emendar erros passados, contando factos que acha que têm de ser revelados em prol de uma "verdade absoluta", Christian arruína a felicidade de todos… Estreia em argumento e realização do actor Simon Stone, uma história dramática sobre o significado da verdade e da importância da "mentira necessária". Inspira-se vagamente na aclamada peça "O Pato Selvagem", de Henrik Ibsen (1828-1906). O elenco conta com Paul Schneider, Sam Neill, Miranda Otto, Geoffrey Rush, Anna Torv, Odessa Young, Ewen Leslie e Kate Box.

Mãos de Pedra (Hands of Stone)
Ano: 2016
Realização:
Argumento:
Género: Drama, Biografia
Elenco: , ,

Nascido a 16 de Junho de 1951, no Panamá, Roberto Durán é ainda hoje considerado um dos maiores pugilistas de todos os tempos. O poder dos seus pulsos e a forma como atacava o adversário valeram-lhe o cognome de "Mãos de Pedra". Estreando-se no ringue, em 1968, com apenas 16 anos, foi um dos aprendizes do mítico Ray Arcel, que tinha abandonado a profissão décadas antes e que regressou ao activo empenhado em treiná-lo. Duran acabou por abandonar a luta em 1980, quando, durante um combate com o campeão mundial Sugar Ray Leonard, chocou o treinador e toda a plateia, ao verbalizar "No mas!", as suas famosas palavras de desistência. Com realização de Jonathan Jakubowicz, um drama biográfico que se baseia no livro de Christian Giudice sobre o lendário pugilista Roberto Duran e a sua relação com Ray Arcel, conhecido por ter treinado 20 campeões mundiais de boxe. Com Édgar Ramírez como protagonista, o elenco inclui ainda Robert De Niro, Usher Raymond, Ana de Armas, Oscar Jaenada e John Turturro.

Saqueadores (Marauders)
Ano: 2016
Género: Acção
Elenco:  , ,

Um grupo de homens mascarados inicia uma série de assaltos a bancos, escapando sempre antes da chegada das autoridades. Apesar de não se coibirem de matar todos os que se atravessarem no seu caminho, doam o dinheiro a obras de caridade. Quando o FBI inicia uma investigação caso a caso, o que ao princípio parecia ser um grupo de assaltantes em busca de fortuna revela-se algo muito mais intrincado. No seu rasto são descobertas pistas, deixadas em cada golpe, que têm como objectivo incriminar várias personalidades importantes. De forma a perceber todo o alcance da conspiração, os agentes sabem que há muito mais a desvendar do que poderia parecer… Um filme de acção realizado por Steven C. Miller ("Silent Night", "Extraction - Ameaça Global") segundo um argumento de Michael Cody e Chris Sivertson. Christopher Meloni, Bruce Willis, Dave Bautista e Adrian Grenier dão vida aos personagens.

Serra Pelada (Serra Pelada)
Ano: 2013
Realização:
Argumento: ,
Género: Drama, Western
Elenco:  , ,

Hoje um lago, a mina de Serra Pelada, no Estado brasileiro do Pará, tornou-se, durante os anos 1970 e 80, o maior local de garimpo a céu aberto do mundo. Este filme de Heitor Dhalia, que assinou "À Deriva" e "12 Horas para Viver", centra-se em dois amigos, interpretados por Juliano Cazarré e Júlio Andrade, que abandonam as suas vidas no Rio de Janeiro no final dos anos 1970 para irem para a Serra em busca de ouro, no pico da febre de garimpeiros, e não saem de lá iguais. O elenco inclui também Sophie Charlotte, Wagner Moura e Matheus Nachtergaele.

Irmãs Amadas (Die geliebten Schwestern)
Ano: 2014
Realização:
Argumento:
Género: Drama, Histórico
Elenco:  , ,

Alemanha, século XVIII. As irmãs Charlotte e Caroline von Lengefeld são duas raparigas aristocráticas a viver sob as ordens de uma mãe autoritária na cidade de Rudolstadt. Quando ambas se apaixonam perdidamente pelo jovem poeta e filósofo Friedrich Schiller, optam por partilhar aquele amor, mesmo sabendo que estão a desafiar as convenções de uma sociedade profundamente tradicionalista. Entre os três nasce assim um triângulo amoroso consensual onde cada um desempenha o seu papel. Contudo, com o passar do tempo e à medida que a relação assume outras formas, o sentimento de posse ganha novas proporções e o pacto que lhes servira até aí é quebrado… Com realização de Dominik Graf ("Assalto ao Banco"), um filme que se inspira na vida amorosa de Friedrich Schiller (1759-1805), poeta, filósofo, médico, historiador e um dos representantes máximos do Romantismo alemão. Florian Stetter, Hannah Herzsprung, Henriette Confurius e Claudia Messner assumem os principais papéis. 
Sinopses: Cinecartaz Público

Sem comentários:

Enviar um comentário