segunda-feira, 30 de março de 2009

DVD: O Motel, por Tiago Ramos


Título original: Vacancy (2007)
Realização: Nimród Antal
Argumento: Mark L. Smith
Elenco: Kate Beckinsale, Luke Wilson e Frank Whaley

Se esperam de O Motel uma surpresa, vão ficar desiludidos. Afinal o realizador Nimród Antal revela ainda a sua inexperiência por trás das câmaras, apesar de ser conhecido pelo filme Kontroll, que foi um sucesso de crítica. Contudo, se virmos o filme sem grandes expectativas e como apenas mais um filme de série B, acredito que ficarão surpresos.

A narrativa é semelhante a tantas outras, mas a nível argumentativo percebe-se que Nimród Antal tentou piscar o olho a um remake de Psycho, de Alfred Hitchcock. Ao contrário de Saw e Hostel, O Motel não se reduz ao cliché do cinema gore tão em voga nos últimos tempos e consegue criar algum temor no espectador. Com tantos filmes e sequelas extremamente violentas, com uma abundância exagerada de cenas em que há derramamento de sangue de forma gratuita, é natural que o espectador vá ficando insensível a isso; no entanto, se há coisa que sempre gerou fãs e algum medo foi o suspense, o chamado terror psicológico. O próprio cenário, um quarto de motel, ajuda a criar esse mesmo suspense, a paranóia e o sentido claustrofóbico.

O Motel não é uma obra-prima e nem de perto consegue chegar-se ao patamar de Psycho, tal como o realizador não consegue fugir ao comum copy-paste de filmes do género; contudo, não é necessariamente um filme previsível e podemos contar com alguns rasgos de criatividade.

Se há algo que Nimród Antal consegue neste filme é criar personagens realmente interessantes, utilizando actores que, normalmente, são subestimados. É o caso de Kate Beckinsale, que consegue aqui um registo mais credível que o habitual, no papel de uma esposa deprimida e de Luke Wilson, num registo mais moderado e humilde do que normalmente o seu irmão Owen Wilson surge.

O Motel não sobrevive de um twist final, como é o caso de Saw ou Hostel, nem pretende competir nessa área, como é comum comparar-se. O Motel é um filme de suspense à antiga, sem grande novidade, mas que consegue cumprir o seu objectivo. E nisso está de parabéns.

Classificação:

Extras:


  • Sequência de início de filme alternativa
  • O elenco e a equipa técnica de “O Motel”
  • Curtas-metragens: snuff films
  • Cena adicional




Classificação dos Extras:


Sem comentários:

Enviar um comentário