domingo, 28 de junho de 2009

Páginas vs. Fotogramas - Choke, de Chuck Palahniuk

Título Original: Choke
Autor: Chuck Palahniuk
Editora: Editorial Notícias
Páginas: 258
Tipo: Capa Mole

Chuck Palahniuk continua com a mesma crítica social que nos habituámos ao seu primeiro romance: Fight Club. Mas neste seu Asfixia - Choke o autor inicia uma ainda mais mordaz à sociedade moderna como todo o seu consumismo e o excesso de informação que produz.

Abusando de uma prosa crua e feroz, capaz de ferir a susceptibilidades de muitos leitores, Chuck Palahniuk não se coíbe de utilizar termos politicamente incorrectos, palavrões ou abordar uma temática aversa ao pudor da sociedade: o vício do sexo e tudo o que isso implica. O humor negro e preverso que muitos apontaram em relação ao filme que foi recentemente adaptado da obra, é ainda mais ácido no livro. É uma obra extremamente dura sobre a luxúria e a salvação, a culpa e a redenção, o sagrado e o profano.

Em relação ao filme de Clark Gregg, é uma adaptação bastante fiel ao livro, muito mais do que foi o Fight Club de David Fincher. Ambos os livros são diferentes, bem como os filmes, mas a corrosão e acidez de Chuck Palahniuk continua lá, marcando-o como um dos melhores autores contemporâneos.

Leia também:

2 comentários:

  1. O livro é muito bom, o filme ainda não vi, mas tenho que ver, até porque o Fight Club é o meu filme favorito...

    ResponderEliminar
  2. Pedro Pereira,
    Acabei de ler o livro no Sábado. Não esperes um grande filme, mas ele é bastante fiel ao original.

    ResponderEliminar