segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Agosto & Gus Van Sant: O quadro-síntese

Chegados ao fim de Agosto, temos o prazer de anunciar o término da iniciativa Agosto & Gus Van Sant que durante todo o mês homenageou o cineasta de Louisville. Agradecemos a comparência de todos no Split Screen, seeSAWseen, CINEROAD e Flavio's World, principalmente pelos comentários e apoios (que nunca serão demais). Fica abaixo o quadro-síntese em que todos os participantes desta iniciativa classificaram os filmes de Gus Van Sant.



Nesta iniciativa foram classificados 13 filmes do realizador, incluindo duas curtas-metragens, de onde resultaram mais de 30 críticas ao longo dos quatro blogues envolvidos.


Agradecemos também a todas as 78 pessoas que votaram no questionário «Para si, qual é o melhor filme de Gus Van Sant?».

Daqui apurámos que o filme que mais consenso gerou em torno da filmografia do realizador foi o recente Milk (2008). O filme que foi nomeado para 8 Óscares, venceu o Óscar de Melhor Actor Principal (Sean Penn) e Melhor Argumento Original (Dustin Lance Black) conseguiu 33% dos votos.

Em segundo lugar, temos a Palma de Ouro em Cannes, o filme Elephant (2003), que também garantiu a Gus Van Sant o prémio de Melhor Realizador do certame. O filme reuniu 20% dos votos.

E por fim, em terceiro lugar, temos outro oscarizado: Good Will Hunting (1997). O filme que esteve nomeado para 9 Óscares em 1998 e ganhou o Óscar de Melhor Actor Secundário (Robin Williams) e de Melhor Argumento Original (Matt Damon e Ben Affleck) foi o preferido de 15% dos nossos visitantes.

Obrigado a todos!


4 comentários:

  1. Apesar de ser dos mais importantes autores contemporâneos, conheço muito pouco sua filmografia. Recentemente vi MILK, que emplacou bem na pesquisa entre os editores.

    ResponderEliminar
  2. Gustavo,
    Milk é excelente e consegue conciliar bem o indie com o mainstream, ao contrário de O Bom Rebelde. Mas vale a pena conheceres a filmografia de Gus Van Sant.

    ResponderEliminar
  3. Continuo na minha... O milk, é sem dúvida um bom filme, principalmente pela interpretação do Sean Penn, que está fabuloso. Mas o filme vive dessa interpretação, e sem ela não seria o mesmo...Mas não é o meu favorito :)

    ResponderEliminar
  4. Eva Gonçalves,
    A verdade é que a grande maioria dos filmes de Gus Van Sant vivem das personagens e dos actores.

    ResponderEliminar