terça-feira, 27 de abril de 2010

Mitologia de Fringe - parte III



Com o último episódio de Fringe pudemos finalmente aceder a um pouco mais da mitologia nova desta segunda temporada: os shapeshifters (transmorfos se quiserem, mas pessoalmente prefiro a original) e um vislumbre do que poderá estar por detrás de tudo. Assim sendo, aqui fica um post inteiramente dedicado a esta secção da mitologia de Fringe.

Shapeshifters - meio humanos, meio máquinas

Já no ZFT se falava de soldados que eram meio humanos, meio máquinas que viriam de outro mundo para iniciar uma guerra. Até ao último episódio apenas se sabia que no seu corpo corria mercúrio em vez de sangue e que tinham como objectivo abrir um portal para o outro mundo. A razão por detrás de tudo isto mantinha-se oculta, embora pudessem existir algumas teorias sólidas.

Contudo com o episódio 2x18 descobrimos finalmente que os shapeshifters não necessitam de portais para viajar. Como chegam até a este mundo ainda é uma incógnita, mas sabe-se que sofrem um processo de maturação que se inicia num estado semelhante a mercúrio e termina numa forma humanóide que necessita de um aparelho para adquirir aspecto realmente humano (através da cópia do aspecto de uma pessoa).

Não só os seus corpos contêm partes metálicas, como também contêm uma espécie de reservas (neste caso referiu-se uma reserva de aminoácidos) que lhes permitiria sobreviver nas condições mais inóspitas neste planeta.


Newton

O "líder" dos shapeshifters, Thomas Jerome Newton, tem um nome que pode revelar bastante sobre si. Este é também o nome de uma personagem interpretada por David Bowie em 1976 no filme The Man Who Fell to Earth, neste caso um alienígena humanóide que vinha à Terra buscar água para o seu planeta moribundo e que, através da sua tecnologia avançada, consegue patentear diversas invenções e tornar-se um homem muito rico.

Newton encontrava-se num estado criogénico com a sua cabeça separada do resto do corpo. Esta foi, aliás, a primeira missão dos shapeshifters que se encontravam neste mundo: reunir a cabeça e o corpo de Newton de modo a que este se pudesse regenerar. Assim que o fizeram, Newton tratou de reunir as secções do cérebro de Walter que tinham sido colocadas nos cérebros de outras pessoas como forma de conservação das suas memórias; e foi através delas que Newton conseguiu que Walter se lembrasse de como se poderiam abrir portais entre os dois mundos. [e aqui abro um parêntesis para dizer o seguinte: confessemos, ninguém gostou do Walter que surgiu quanto todas as suas memórias estavam intactas]

Ora, esta actuação implica um conhecimento que só William Bell poderia providenciar, já que foi ele que retirou as secções do cérebro de Walter como forma de prevenção para que este não soubesse como abrir portais entre os mundos. Contudo fica a dúvida: se William Bell realmente estivesse por detrás de tudo isto, necessitaria ele de tudo isto? Bell já provou que consegue transportar pessoas entre mundos quando o fez com Olivia.


"Mr. Secretary"

Esta é então o objectivo quase-final das acções dos shapeshifters: trazer um homem do outro mundo para este, ao qual chamam "Mr. Secretary". Se este é ou não o cérebro máximo de toda esta operação, também é uma incógnita, mas o título que lhe atribuem sugere que haverá alguém acima dele.

Agora... quem é o "Mr. Secretary"? Sabemos que é humano, pois no fim do episódio Newton injecta-lhe algo que o faz sangrar, logo não é um shapeshifter (que também não faria sentido já que estes não necessitam de portais). Além disso, sabemos que esta é a sua primeira viagem entre mundos.

A teoria mais recorrente é que será Walternate. Não só pelo seu perfil, que se assemelha ao de Walter, como também pela reacção do terceiro shapeshifter ao ver Walter. O seu instinto foi de pedir desculpa por não ter conseguido o seu objectivo.


Mundos paralelos

Apenas a título de curiosidade, ficam as imagens do que apareceu na tv aquando da interferência. Na primeira imagem temos o documentário que decorria na tv deste mundo, seguido de 3 imagens que apareceram durante a interferência. Não só temos informação sobre o novo tecto da Casa Branca, como também uma imagem do que aparenta ser um episódio de Lost e uma bandeira dos E.U.A. com estrelas a menos.


5 comentários:

  1. Excelente post! Ainda bem que eles agora têm-se focado mais na mitologia da série!

    ResponderEliminar
  2. Como sempre um bom post sobre Fringe.
    Fringe regressou a um bom momento finalmente e até mesmo o caso da semana anterior (o homem a viajar no tempo - novamente Peter Weller, o eterno Robocop, com aspecto biomecanico).
    O episódio foi realmente bom e quem veio do lado de lá, com toda a vontade em cá chegar, só pode ser Walter-nate.
    Walter sabe demais sobre os dois mundos e essa foi a razão de Bell lhe ter mexido no cérebro para manter o equilíbrio. Agora é o outro Walter quem volta de novo a provocar os desequilíbrios entre mundos, pela razão pessoal do filho raptado, a quem temos de dar razão até por vir furioso.
    É curioso como o Walter, conseguiu nos anos 80 e com tecnologia tosca, reunir condições para ver e passar entre mundos com facilidade. 20 anos depois, parece dificil e tentam sempre da maneira mais perigosa (fazer chegar com uma ponte?!)...

    No meio disto tudo fica uma outra questão que nunca vejo ser abordada:
    De que realidade é afinal o William Bell se nunca se viu referir a existência de outro no mundo onde está?

    Obs1: O toque de Lost fica bem em Fringe (se bem que aquilo também dá a ideia de Heroes). Só faltou aqui resgatar o easter-egg das matriculas à lá Star Wars.

    Obs2: Os Shapeshifters fizeram-me lembrar do episódio com o homem toupeira no inicio da temporada... será que era um num diferente estado?

    ResponderEliminar
  3. Obrigada :D

    Gosto muito mais agora, eu andava tão desalentada com isto que não me apetecia sequer escrever sobre a série...

    ResponderEliminar
  4. Sim, o William Bell é uma das grandes questões, pois parece haver apenas um.

    Os Easter Eggs terão um post só para si mais para a frente, tal como as pistas também terão :)

    Eu diria que é realmente Lost pois além do Greg está também a Emilie que faz de Claire (e que parece estar grávida).

    ResponderEliminar
  5. Excelente post!
    Eu acho que o(a) secretário(a) é o Walternate também. A imagem é muito parecida mesmo. Para além disso referis-te bem o pormenor do shapeshifter ter pedido desculpa (acrescento que lhe deu a mão á semelhança do Newton e do(a) secretário(a).

    Agora falta explicar porque raio é tão difícil para os outros atravessarem para o nosso mundo, quando o Walter fê-lo de uma forma bastante fácil. Será que onde se abriu o portal pela 1º vez é mais fácil abrir uma segunda vez, e que no outro lado é muito mais díficil?

    ResponderEliminar