quinta-feira, 28 de outubro de 2010

As impressões de TRON Day



Depois de no final do ano passado termos tido a oportunidade de estarmos presentes no evento intitulado Avatar Day (impressões aqui), eis que este ano a Walt Disney Pictures resolveu criar um evento semelhante: TRON Day. Mais uma vez o Split Screen esteve presente numa das sessões que aconteceram um pouco por todo o mundo e que deram a conhecer os primeiros 23 minutos do filme TRON: Legacy, um dos mais aguardados do ano.

As primeiras impressões e de maior impacto, são obviamente as de nível estético: um visual absolutamente extraordinário, que promete - em termos tecnológicos - revolucionar mais uma vez o Cinema contemporâneo, pois utiliza recursos digitais que nunca antes foram utilizados no grande ecrã. Obviamente que TRON: Legacy é um filme de nichos bem específicos. Não agradará a todos devido à sua especificidade de género. Por um lado atrairá os fãs de ficção-científica e de efeitos especiais - e nesse campo promete não desiludir - mas também por outro beneficiará de alguma onda de revivalismo por parte de quem assistiu ao filme original nos anos 80. Especialmente uma das cenas iniciais evoca todo o espírito do filme original e também dos anos 80, pelo que nesse campo poderá ser do agrado de muitos.

Tecnicamente e visualmente exímio, promete fazer as delícias dos - perdoem-nos a expressão - geeks. Para os amantes de filmes de acção, a história aparenta não desiludir também. Mas é a nível de argumento que as dúvidas se colocam: será uma sequela ao nível do original? Ou pretende subsistir meramente através dos revolucionários efeitos digitais que utiliza? Para os detractores do uso (e abuso) dos efeitos especiais em filmes e da tecnologia 3D, obviamente que o filme será alvo de críticas. Contudo, parece-nos que existe em TRON: Legacy um nível de algo muito parecido com genialidade que não deverá ser ignorado por ninguém. Também a banda sonora do duo Daft Punk adequa-se perfeitamente às imagens reveladas do filme: um dos pontos altos do filme.



Para quem não sabe, TRON: Legacy é uma sequela do filme TRON (1982), produzido pela Walt Disney Productions e que revolucionou a década de 80, acabando por ser nomeado para dois Óscares: Melhor Guarda-Roupa e Melhor Edição de Som. Na história, um hacker foi abduzido para dentro de um sistema de computadores e é forçado a participar em jogos gladiatórios. O filme foi protagonizado por Jeff Bridges, que neste filme é recuperado para voltar a interpretar o papel de Kevin Flynn. Em Tron: Legacy, Sean Flynn (Garrett Hedlund) é o filho de Kevin Flynn, que procura informações a respeito do desaparecimento do seu pai. Mas acaba por se ver envolvido dentro do mesmo mundo de programas e jogos em que o seu pai tem vivido há 25 anos. Juntamente com a leal confidente (Olivia Wilde) procuram salvar-se de um universo cibernético, muito avançado e perigoso.



Em Portugal, TRON: O Legado estreia a 13 de Janeiro de 2011.

Sem comentários:

Enviar um comentário