domingo, 30 de janeiro de 2011

Directors Guild Awards 2010: Os vencedores e um pequeno comentário sobre a luta The King's Speech vs. The Social Network



Neste momento da corrida, todos os prognosticadores de cerimónias de prémios cinematográficos, só têm uma certeza: que nada sabem. Se há umas semanas atrás se dava como garantido o Óscar de Melhor Filme para The Social Network e Melhor Realizador para David Fincher, agora as certezas não são tantas. The King's Speech começou desde cedo a vencer prémios: ganhou, por exemplo, o Prémio do Público no Festival de Toronto, que é conhecido por ser a melhor plataforma para os candidatos aos Óscares. Mas desde que começou a temporada de prémios, The Social Network e David Fincher pareciam dispostos e capazes de limpar tudo. Mas o filme britânico recebeu 14 nomeações aos BAFTA e 12 nos Óscares - o que por si só não significa nada, dada a nacionalidade do filme no caso dos primeiros e o facto de ser um filme de época dado a muitas nomeações em categorias mais técnicas, no caso dos segundos. Mas eis que chegam os PGA e The King's Speech vence um prémio que é 60% coincidente com o vencedor do Óscar e as dúvidas começam a instalar-se.

Ontem nos DGA, a situação repetiu-se e o filme sobre o rei gago venceu e Tom Hooper levou o prémio de Melhor Realizador para casa. Quererá isto dizer que The Social Network perderá o Óscar de Melhor Filme e David Fincher de Melhor Realizador? Agora a incógnita é certa e vem apimentar ainda mais esta corrida dada quase como garantida. A ser verdade, irá quebrar com uma certa actualidade que tem brilhado nos Óscares dos últimos anos: um feel good movie na era Obama e um filme sobre a guerra do Iraque. Mas por outro lado, factores de outra ordem podem estar envolvidos nesta inversão de ordem. David Fincher não é dado a mediatismo ou simpatias, nem a grandes campanhas de marketing sobre a sua pessoa e já afirmou publicamente não perceber todo o buzz gerado em torno de The Social Network. Além disso, o batalhão Weinstein tem grande influência na Academia e sabe como gerar hype.

Apenas seis vezes os prémios DGA não coincidiram com o Óscar de Melhor Realizador, por exemplo em 2002, o DGA foi entregue a Rob Marshall, mas o Óscar foi para Roman Polanski. Em 77% das vezes, o prémio de Melhor Realizador coincidiu com o de Melhor Filme, mas o contrário já aconteceu com, por exemplo, Brokeback Mountain e Crash. Contudo, raras vezes aconteceu um filme ganhar tantos prémios e não venceu o Óscar de Melhor Filme. The Social Network venceu no National Board of Review, National Society of Film Critics, LA e NY Film Critics (entre muitas outras associações), BFCA Critic's Choice Awards, Globos de Ouro, entre outos... Não chegará a vencer o Óscar? Veremos o que aconterá hoje nos SAG.

CINEMA

Tom Hooper por The King's Speech

TELEVISÃO

Telefilme/Mini-série
Mick Jackson por Temple Grandin

Série Dramática
Martin Scorsese por Boardwalk Empire | "Boardwalk Empire"

Série de Comédia
Michael Spiller por Modern Family | "Halloween"

Programa de Variedades ou Musical
Glenn Weiss por 64th Annual Tony Awards

Reality Shows
Eytan Keller por The Nex Iron Chef | "301"

Daytime Serials
Larry Carpenter por One Life to Live | "Episódio #10,687"

Programas Infantis
Eric Bross por The Boy Who Cried Werewolf

Leia também:

Sem comentários:

Enviar um comentário