segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Fantasporto 2011: Dia 2 (Secção Competitiva)

Com o pré-Fantas a exibir alguns dos filmes em competição, neste dia de Domingo alguns dos filmes já tinham sido vistos. Caso de The Last Employee (comentário aqui) e o chocante A Serbian Film (comentário aqui). Em relação a este último, estivemos presentes à introdução deste filme na sua exibição das 23h15, com a presença do realizador Srdjan Spasojevic e o produtor Nikola Pantelic. Foram poucas as palavras utilizadas para falar sobre o filme que provocou polémica logo no primeiro dia em que foi exibido no Fantasporto. Segundo o realizador, A Serbian Film é uma metáfora para o sistema político sérvio e também mundial: politicamente correcto por fora, mas realmente podre no seu interior, despertando os sentimentos mais profundos e negros das pessoas. Curiosamente, em entrevista ao C7nema, o realizador utilizou uma comparação muito mais interessante, especialmente para quem viu o filme «Na Sérvia somos violados desde o momento em que nascemos até depois de mortos».

La herencia Valdemar II: La sombra prohibida (2010), de José Luis Alemán

Sequela de La herencia Valdemar, exibido no Fantasporto o ano passado, prometia mais do que realmente acabou por fazer. Enquanto que o original deixava no ar muitos mistérios e lendas interessantes, a sequela cometeu o erro de revelar e exibir tudo o que era subentendido no anterior. Embora mantenha à mesma um bom nível de interesse enquanto história, a sua concepção deixa a desejar, com muitos incoerências no argumento e um desenvolvimento demasiado atabalhoado e preguiçoso. Além dos diversos clichés que inundam a história, temos também demasiadas personagens e uma tentativa de explicar demasiado tudo o que está a acontecer, que acaba por fazer o espectador passar por ignorante. Os efeitos especiais e visuais - nota-se que houve um aumento de orçamento - longe de serem espectaculares, são competentes, acabam por ser em demasia para a história que tem em mãos. Uma pena porque era dos filmes que mais prometia.

The Housemaid (2010), de Sang-soo Im

Era um dos filmes que mais interesse me despertava. Remake de The Housemaid (1960), é bastante competente na criação de um ambiente de luxúria, num cenário sumptuoso. Quase totalmente filmado em interior, tem uma fotografia fabulosa, com interessantes jogos de luz e sombra, assim como uma boa direcção artística. Embora o seu argumento seja bastante simples, consegue manter o espírito desejado para a história: a luxúria, a sensualidade, a tensão - mesmo que pudesse ser mais intensa e criar um verdadeiro thriller erótico. Altamente estilizado, o filme apresenta interessantes nuances na relação entre criados e senhores, entre poder e servilismo. Boa prestação de Do-yeon Jeon (Secret Sunshine).

Babel (2008), de Hendrick Dusollier (curta-metragem)

Não sei se percebi muito bem o conceito desta curta-metragem. Vi-a como uma metáfora para a globalização e o contraste dentro das sociedades. A sua concepção é demasiado estilizada, com recurso a muitas imagens digitais e muitos filtros cromáticos.

3 comentários:

  1. Sobre "The housemaid", esteticamente não tenho mesmo nada a apontar, é um filme bem feito em todos os aspectos técnicos (se bem que o facto de no final de inúmeros planos focarem candeeiros começou-me a irritar). A luxuria está lá, a sensualidade poderia estar ainda melhor captada. O que acho é que lhe faltou intensidade (como bem referes) à tensão que pretende implementar... Ainda assim o pior está a meu ver na composição das personagens: sei bem que a superficialidade e futilidade das personagens da família é propositada (e até bem conseguida) mas o desinteresse dos seus diálogos (especialmente entre a sogra e a mulher) era evitável.. Pelo contrário, as 2 criadas (que se destacam claramente) conseguem imprimir uma dose de "infantilidade"/perturbação sem nunca cair no chato ou no exagero.. Acho que a base do argumento é muito boa mas depois o seu tratamento não é tão bem conseguido. Daí que fiquei extremamente interessado no original.

    ResponderEliminar
  2. Percebo o que queres dizer. Não sei se viste o tweet que te mandei ontem com o link para o MUBI que permitia ver o filme gratuitamente.

    ResponderEliminar
  3. Sim, vi. Já está guardado para depois ver.. Obrigado!

    ResponderEliminar