domingo, 27 de abril de 2014

Entrevista com Ziad Doueiri, realizador de "O Atentado"



O realizador Ziad Doueiri esteve em Lisboa a propósito da projecção do seu filme O Atentado na Judaica - Mostra de Cinema e Cultura que seria, igualmente, alguns dias depois estreado em sala pela ZON Audiovisuais.
A convite de ambas as entidades, o Split Screen teve a oportunidade de estar à conversa com o realizador no International Design Hotel.


Apesar de ser a última entrevista - de uma longa série delas - que teria antes de um período de pausa, o realizador mostrou toda a disponibilidade para as muitas perguntas que levámos.
E mesmo tendo de enfrentar os imprevistos de uma constipação, de uma sirene que colocou em evidência a falta de isolamento sonoro do local e até de uma câmara que teimava em parar de funcionar nos momentos mais significativos, o realizador foi colaborando nos vários "takes" de que precisaram algumas das perguntas.


Mesmo assim o resultado foi altamente satisfatório para ambas as partes, com o realizador a mostrar um gosto crescente pela entrevista, sobretudo à medida que esta evoluía para temas diferentes dos que tinham constituído a maioria das outras entrevistas desse dia.
Além d'O Atentado falámos ainda das dificuldades de concretizar qualquer projecto na indústria cinematográfica e das memórias do tempo que o realizador guarda do tempo em que era um "faz tudo" em filmes no extremo oposto daquele que pode agora mostrar ao público português.


O resultado é uma entrevista que se fica pelos trinta minutos - depois de terem sido editadas algumas partes que já caíam no domínio da troca de ideias pessoais entre entrevistador e entrevistado - que temos o orgulho de apresentar de seguida.


Sem comentários:

Enviar um comentário