quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Estreias 20'Ago: Métamorphoses, It Follows, Verão com Jacques Tati, Songs from the North, Self/Less, Vacation, You're Not You e Tinker Bell: Legend of the Neverbeast

Dia 20 de Agosto, pode contar com as seguintes estreias numa sala de cinema perto de si:

Destaques:

  Metamorfoses (Métamorphoses)
Ano: 2014
Realização: Christophe Honoré
Argumento: Christophe Honoré
Género: Fantasia
Elenco: Amira Akili, Sébastien Hirel, Mélodie Richard
Depois de seduzida por Júpiter, um rapaz de uma enorme beleza, a jovem Europa segue-o. Nessa viagem, vai conhecer histórias extraordinárias sobre a força da paixão e do desejo, observando as terríveis provações pelas quais passam os mortais caídos em desgraça perante os caprichos dos deuses. Com assinatura do realizador francês Christophe Honoré ("Em Paris", "As Canções de Amor", "Não Minha Filha, Tu Não Vais Dançar"), esta é uma adaptação livre e actualizada da mais famosa obra clássica do poeta latino Ovídio: "Metamorfoses", um poema épico composto por 250 narrativas e 12 mil versos em latim, que representa o princípio dos tempos, narrando a transfiguração dos homens e dos deuses mitológicos em animais, árvores, rios ou pedras. O elenco conta com Amira Akili, Sébastien Hirel, Damien Chapelle, Mélodie Richard, Georges Babluani e Vimala Pons, todos actores não-profissionais.

Outras sugestões:

Vai Seguir-te (It Follows)
Ano: 2014
Realização: David Robert Mitchell
Argumento: David Robert Mitchell
Género: Terror, Thriller
Elenco: Maika Monroe, Keir Gilchrist, Olivia Luccardi
Jay era uma rapariga igual às outras até ao dia em que, depois de uma noite de sexo com o namorado, acordou presa a uma cadeira de rodas. Desesperado, ele pede-lhe perdão e explica que, através da relação sexual, lhe passou uma maldição de que foi vítima no passado. Jay fica também a saber que a partir daquele momento se sentirá constantemente seguida por uma entidade maligna que, tomando várias formas, a tentará matar. A única maneira de se livrar do esconjuro é passá-lo a outra pessoa. Numa luta pela própria vida, e com a ajuda de alguns dos seus amigos mais próximos, a jovem entra num pesadelo inimaginável, consciente de que a sua salvação depende da condenação de alguém inocente… Com realização de David Robert Mitchell, um filme de terror que se baseia num pesadelo recorrente da sua própria infância.

Verão com Jacques Tati
Realização: Jacques Tati

Jacques Tati nasceu na comuna francesa de Le Pecq, a 9 de Outubro de 1907. Alto e de porte atlético, dedicou parte da juventude ao râguebi. Mas foi no cinema, já em 1932, como personagem na curta "Oscar, Champion de Tennis", realizada por Jack Forrester, que descobriu a sua vocação. Mais tarde, com o cómico Senhor Hulot, a personagem mais carismática da sua carreira, conquistou público de todas as idades e estratos sociais. Sob o humor, fazia uma crítica mais ou menos velada à sociedade da época. Com apenas seis longas-metragens no currículo enquanto realizador, Jacques Tati conseguiu a proeza de, entre outros importantes galardões, receber o prémio de Melhor Argumento no Festival de Cinema de Veneza (Há Festa na Aldeia, 1949), uma nomeação para o Óscar de Melhor Argumento Original (As Férias do Sr. Hulot, 1953) e o Prémio Especial do Júri em Cannes (O Meu Tio, 1958). Depois de vários anos sem filmar, regressou, em 1967, com o filme Playtime - Vida Moderna, uma superprodução que praticamente o levou à ruína financeira. Ainda tentou recuperar o apreço do público com os filmes Sim, Sr. Hulot (1971) e Parade (feito para televisão, em 1974), mas sem sucesso. Jacques Tati morreu de uma embolia pulmonar, a 5 de Novembro de 1982, aos 75 anos. Para celebrar o seu cinema, a distribuidora Leopardo Filmes decidiu mostrar a sua obra completa em versões restauradas e digitais. Estão anunciadas as seis longas que realizou e ainda sete curtas que, segundo a distribuidora, foram recentemente resgatadas à invisibilidade (algumas realizadas por si, outras em que é protagonista). A partir de 20 de Agosto, as obras são mostradas no Espaço Nimas, em Lisboa; a 1 de Setembro, o ciclo segue para o Teatro Municipal Campo Alegre, no Porto.

Canções do Norte (Songs from the North)
Ano: 2014
Realização: Soon-Mi Yoo
Género: Documentário
No final da Segunda Grande Guerra, as potências mundiais deixaram de reconhecer a legalidade da ocupação japonesa na Coreia. As forças nipónicas foram obrigadas a render-se à União Soviética, que ocupara o Norte da Coreia, e aos Estados Unidos, que tinham ocupado o Sul. Em 1948, como consequência da divisão da península entre soviéticos e norte-americanos, surgiram dois países independentes: a Coreia do Norte e a Coreia do Sul. No Norte, um guerrilheiro de nome Kim Il-sung (1912-1994) obteve o poder através do apoio soviético e foi nomeado Presidente Eterno e secretário-geral do Partido dos Trabalhadores da Coreia. No Sul, um político de direita, Syngman Rhee (1875-1965), foi nomeado presidente, tornando-se um ditador até à sua demissão, em 1960. A 25 de Junho de 1950, a Coreia do Norte atravessa o paralelo 38 em direcção à cidade de Seul (capital da Coreia do Sul), dando início à Guerra da Coreia. O Conselho de Segurança das Nações Unidas (ONU) decide intervir, enviando tropas. Por seu lado, a União Soviética e a China decidem apoiar a Coreia do Norte. A 27 de Julho de 1953, depois de três anos de conflito armado, foi acordado um cessar-fogo e foram assinados os termos do armistício, apesar de nenhum tratado de paz ter sido oficializado. As estimativas apontam para 1,2 milhão de mortes durante o conflito. Nascida na Coreia do Sul, a realizadora Soon-Mi Yoo estudou Literatura Alemã na Yonsei University em Seul e Fotografia na Massachussetts College of Arts (EUA), onde hoje é membro da Faculdade de Cinema e Vídeo. Em 2014, intercalando imagens de arquivo, material obtido durante as suas visitas à Coreia do Norte (entre 2010 e 2013), e uma entrevista ao pai (onde é evocada a época anterior à divisão das duas Coreias), a realizadora constrói "Canções do Norte", um filme-ensaio que pretende mostrar um olhar diferente sobre aquele país e os seus habitantes. Nas suas próprias palavras, depois das suas viagens "o que permaneceu foi a beleza das caras e as melodias das canções que carregavam uma emoção genuína que senti consoladora. Comecei a perceber que talvez seja assim que conseguem sobreviver e percebi também que são pessoas que preferem a morte à subjugação e humilhação".  Em 2014, "Canções do Norte", integrou a selecção oficial do Festival de Locarno, onde arrecadou o prémio de Melhor Primeiro Filme.

Outro/Eu (Self/less)
Ano: 2015
Realização: Tarsem Singh
Género: Thriller, Ficção-científica
Elenco: Ryan Reynolds, Natalie Martinez, Matthew Goode

O multimilionário Damian Hale habituou-se a ter o controlo total sobre a sua vida. Mas essa sensação de poder anula-se perante o terrível diagnóstico de um cancro já em fase terminal. Com pouco tempo de vida e sem alternativas que lhe dêem esperança, ele aceita a proposta do professor Albright sobre um procedimento médico capaz de o salvar. Neste "tratamento" inovador, a consciência de uma pessoa é retirada do seu corpo doente e colocada num outro, mais jovem e saudável, criado artificialmente para esse fim. Sem absolutamente nada a perder, Damian resolve aceitar a oferta, encenar a sua própria morte e começar uma nova vida com outro corpo e identidade. Depois da intervenção, que se revela um êxito e que o transforma em Edward Hale, é avisado que, de modo a evitar efeitos secundários, terá de tomar uma medicação diária. Tudo corre como esperado até ele se esquecer de tomar os medicamentos e começar a ter recordações de uma vida que nunca teve... Um "thriller" de ficção científica com realização do indiano Tarsem Singh ("A Cela", "Espelho Meu, Espelho Meu! Há Alguém mais Gira do Que Eu?"), segundo uma história original dos espanhóis David e Àlex Pastor (conhecidos por filmes como "Pandemia" ou "Los Últimos Días"). O elenco conta com Ben Kingsley, Ryan Reynolds, Natalie Martinez, Matthew Goode, Victor Garber e Derek Luke.

Férias (Vacation)
Ano: 2015
Género: Comédia
Elenco: Ed Helms, Christina Applegate, Skyler Gisondo

Determinado a recuperar os laços que sente que se foram perdendo, Rusty Griswold (Ed Helms) resolve aproveitar as férias de Verão para fazer uma surpresa à família. O objectivo é recriar as melhores férias da sua infância, viajando até à Califórnia, onde se situa o "Walley World", o mais famoso parque de diversões de toda a América. Porém, apesar da sua inegável dedicação e do seu planeamento milimétrico, nada acontece como previsto e a família vê-se envolvida nas situações mais inusitadas… Com realização de John Francis Daley e Jonathan Goldstein, uma comédia familiar que reconta as aventuras já antes vividas pela família Griswold no filme "Que Paródia de Férias" (1983), realizado por Harold Ramis e baseado numa experiência real do argumentista John Hughes e da sua família no Walt Disney World. 

Um Ponto de Viragem (You're Not You)
Ano: 2014
Realização: George C. Wolfe
Género: Comédia
Elenco: Hilary Swank, Emmy Rossum, Josh Duhamel


Kate sofre um duro golpe quando, no auge da sua carreira como pianista clássica, descobre que é portadora de esclerose lateral amiotrófica. Sabendo que é uma doença degenerativa que em breve a deixará incapacitada, Evan, o marido, decide contratar alguém para a ajudar. É então que conhecem Bec, uma rapariga alegre que precisa de dinheiro para continuar os estudos universitários. Apesar da relutância de Evan, que a considera bem-intencionada mas pouco responsável, a espontaneidade de Bec conquista Kate, que a contrata. É assim que, entre duas mulheres muito diferentes, nascem laços de amizade profunda. Juntas, elas ver-se-ão crescer como pessoas e aprender a encarar a vida de uma maneira totalmente nova...Com realização de George C. Wolfe ("O Sorriso das Estrelas"), um filme dramático que adapta ao grande ecrã o romance homónimo de Michelle Wildgen. Hilary Swank, Emmy Rossum e Josh Duhamel dão vida às personagens principais. 

Sininho e a Lenda do Monstro da Terra do Nunca
(Tinker Bell and the Legend of the NeverBeast)
Ano: 2014
Realização: Steve Loter
Género: Animação
Para além de traquina e muito curiosa, Fawn, a pequena fada dos animais, tem um coração transbordante de bondade. Para ela, todos os seres têm o direito a existir e ninguém merece ser julgado pelo seu aspecto, por mais insignificante ou temível que possa parecer. Quando um cometa cai sobre o reino do Vale das Fadas e liberta uma enorme criatura conhecida por Monstro do Nunca, o pânico instala-se. Aterrorizadas com o que aquele ser de boca e olhos assustadores possa fazer ao seu lar, as fadas juntam-se para o aprisionar. Mas, ao contrário de todas as outras, Fawn acha que, antes de o capturarem, deveriam tentar conhecê-lo melhor e só depois avaliar as suas intenções. E é assim, de coração aberto, que a pequena fada dos animais faz um amigo para a vida. Sétimo capítulo da saga "Sininho", um filme de animação para os mais pequenos que conta mais uma aventura passada no Vale das Fadas, o lugar mágico onde vive Sininho, a carismática personagem criada pelo autor escocês J. M. Barrie (1860-1937) e que apareceu pela primeira vez na história de Peter Pan.

Sinopses: Cinecartaz Público

1 comentário:

  1. "Férias": 3*

    "Férias" é um filme bastante divertido, recomendo que o vejam.
    "Vacation" tem um argumento aceitável, mas está longe da excelência.

    Cumprimentos,

    Frederico Daniel.

    ResponderEliminar