quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Estreias 24 Set'15: As Mil e Uma Noites: Vol 2 - O Desolado, Everest, Life, Por Aqui Tudo Bem, A Royal Night Out, What We Did on Our Holiday, Wildlike

Dia 24 de Setembro, pode contar com as seguintes estreias numa sala de cinema perto de si:

Destaques:

  As Mil e Uma Noites: Volume 2, O Desolado
Ano: 2015
Entre o Verão de 2013 e o de 2014, a partir de um guião em construção que tinha como base histórias recolhidas por um grupo de jornalistas sobre a sociedade portuguesa contemporânea, o realizador Miguel Gomes ("Aquele Querido Mês de Agosto", "Tabu"), percorreu Portugal filmando a crise. Encadeando histórias que vão das manifestações de rua ao silêncio dos estaleiros de Viana do Castelo, passando pelo desespero de um desempregado, pelas manobras do político euro(s)centrado, pelos incêndios de Verão ou mesmo pelo tradicional banho de Ano Novo, traça um retrato do Portugal real – mesmo que essa realidade tome por vezes uma aparência absurda e fantasiosa – que pulsa sob o jugo da austeridade. "O Desolado” é o segundo tomo de uma trilogia que começou com o "O Inquieto" e termina com "O Encantado". A colecção toma o título – e estrutura – dos famosos contos árabes clássicos em que a princesa Xerazade oferecia todos os dias, em troca da sua vida, uma história nova ao rei Shahriar. Todos os volumes d' "As Mil e Uma Noites" de Gomes são também narrados por uma Xerazade e começam por parafrasear a contadora de histórias original: "Escuta, ó venturoso rei, fui sabedora de que, num triste país entre os países..." O realizador descreve o projecto como um misto de "ficção e retrato social, tapetes voadores e greves", lembrando que "imaginário e realidade nunca puderam viver um sem o outro (e Xerazade bem o sabe)". "O Desolado" foi o filme escolhido pela Academia Portuguesa das Artes e Ciências Cinematográficas como candidato de Portugal à nomeação para a categoria de Melhor Filme Estrangeiro na 88.ª edição dos Óscares, agendada para o dia 28 de Fevereiro de 2016, em Los Angeles, EUA.

Outras sugestões:

Evereste (Everest)
Ano: 2015
Género: Drama
Elenco: , , , , ,

O alpinista Rob Hall prepara-se para fazer mais uma subida ao Monte Evereste (Himalaias). Com uma altitude de 8848 metros, é o mais alto pico da Terra e um dos lugares mais perigosos do mundo. Com uma equipa liderada por si, e com guias locais da sua total confiança, Rob crê ter tudo sob controlo. A subida, apesar dos inúmeros riscos e obstáculos intrínsecos, corre como o esperado e eles chegam ao cume, em triunfo. Mas, quando uma tempestade de enormes dimensões se forma subitamente e ameaça atingi-los, percebem que lhes resta pouco tempo para a descida. Assim começa uma tentativa desesperada de regresso à base, onde se encontra a equipa de apoio. Sob uma tempestade que quase não os deixa avançar e sem oxigénio de reserva, Rob e a sua equipa são levados ao extremo das suas forças e capacidade de sobrevivência... Com realização de Baltasar Kormákur, segundo um argumento de William Nicholson e Simon Beaufoy, um filme dramático baseado em acontecimentos reais que tiveram lugar no Evereste, em 1994. Jason Clarke, Josh Brolin, John Hawkes, Robin Wright, Michael Kelly, Sam Worthington, Keira Knightley, Emily Watson e Jake Gyllenhaal dão vida às personagens.


Life (Life)

Ano: 2015
Realização:
Argumento: 
Género: Biografia, Drama
Elenco: , ,

Considerado um dos mais importantes fotógrafos da segunda metade do século XX, Dennis Stock (interpretado por Robert Pattinson) fez quase toda a sua carreira na agência Magnum, captando, com a sua lente, algumas das mais emblemáticas figuras norte-americanas da época: actores como Marilyn Monroe, Marlon Brando, Grace Kelly ou Audrey Hepburn, e grandes vultos do jazz como Miles Davis, Charlie Parker, Louis Armstrong, Billie Holiday ou Duke Ellington. Os movimentos de contestação da década de 1960 e as paisagens naturais do território norte-americano foram temas igualmente registados na sua longa carreira. Mas no coração de todo o seu trabalho haveriam de ficar para sempre os célebres retratos feitos com James Dean (Dane DeHaan), pouco tempo antes da morte deste, com apenas 24 anos. Em 1955, Stock acompanhou o então pouco conhecido actor numa viagem que os levou de Los Angeles a Nova Iorque, e depois à casa onde Dean cresceu, no Indiana. Foi ali que o fotógrafo captou, para a revista "Life", algumas imagens que se tornariam famosas. É esta viagem, realizada quando o actor estava prestes a alcançar uma súbita celebridade com a sua carismática actuação em "A Leste do Paraíso", de Elia Kazan (baseado na obra homónima de John Steinbeck), que está no centro do filme. James Dean morreu em Setembro de 1955, num desastre de automóvel. Foi já após a sua morte que se estreou "Fúria de Viver", de Nicholas Ray, a sua segunda aparição no cinema, onde voltou a interpretar um jovem rebelde e perturbado. Quanto ao fotógrafo Dennis Stock, veio a falecer de cancro, em Janeiro de 2010, aos 81 anos. Depois de, em "Control" (2007) se ter centrado em Ian Curtis, vocalista dos Joy Division (que se suicidou em 1980 quando a banda inglesa se preparava para a sua primeira digressão norte-americana), o realizador Anton Corbijn debruça-se sobre a vida de James Dean e a amizade que o juntou a Stock.

Alda e Maria - Por Aqui Tudo Bem (Por Aqui Tudo Bem)
Ano: 2011
Realização:
Argumento: 
Género: Drama
Elenco: ,

Verão de 1980. Alda e Maria – de 16 e 17 anos, respectivamente – chegam a Lisboa em fuga da Guerra Civil de Angola. Cheias de esperança no que o futuro lhes reserva, instalam-se numa velha pensão, entregues a si mesmas, esperando o momento em que a mãe se lhes junte. Porém, o tempo vai passando sem que a progenitora dê notícias... Com o dinheiro e o alento a esgotar-se a cada dia, as duas adolescentes têm de encontrar um modo de sobreviver numa cidade onde tudo lhes parece aterrador. A realizadora angolana Pocas Pascoal inspirou-se na sua experiência para contar a história de duas raparigas entregues ao desconhecido. Citando a própria: "Como eu e a minha irmã, as duas heroínas do filme atravessam as dificuldades com uma certa ingenuidade e, apesar de tudo, conseguem manter-se solidárias e sorridentes. A candura típica da idade permite-lhes sobreviver enquanto se tornam mulheres. Nesta história procuro denunciar uma juventude quebrada pela guerra, desenraizada e, devido ao exílio, em perda de identidade."


Uma Noite Fora do Palácio (A Royal Night Out)

Ano: 2015
Realização:
Argumento: ,
Género: Drama, Romance
Elenco: , ,

Data formal da derrota da Alemanha nazi pelos Aliados, o dia 8 de Maio de 1945 é marcado por grandes celebrações. Em Londres (Inglaterra), particularmente em Trafalgar Square e no Palácio de Buckingham (residência oficial dos monarcas), formam-se grandes multidões. À varanda do palácio, o rei Jorge VI e a rainha Isabel, acompanhados pelo primeiro-ministro Winston Churchill, surgem para saudar o seu povo. Nesse dia, a princesa Isabel (futura rainha Isabel II) e a princesa Margarida, a irmã mais nova, são autorizadas a juntar-se aos festejos, sob anonimato. Com pouca experiência, as raparigas misturam-se na multidão em euforia, numa experiência que as vai marcar para o resto das suas vidas. E quando, na madrugada do dia seguinte, regressam ao palácio, percebem que não foi apenas a Europa que mudou... Uma comédia dramática inspirada em factos reais, com assinatura de Julian Jarrold ("A Juventude de Jane").

O Nosso Último Verão na Escócia (What We Did on Our Holiday)
Ano: 2014
Realização: ,
Argumento: ,
Género: Comédia, Drama
Elenco: , ,

Doug e Abi decidem viajar até às planícies da Escócia com os três filhos pequenos, para comemorar o 75.º aniversário de Gordie, o pai de Doug, que se encontra numa fase avançada de cancro. Tudo seria simples se não fosse um facto muito importante: estarem a braços com um divórcio litigioso. A ideia inicial seria não sobrecarregar Gordie com preocupações e manter as aparências durante os poucos dias de estadia. Porém, guardar segredos desta dimensão com três crianças por perto não se vai revelar tarefa fácil… Uma comédia escrita e realizada por Andy Hamilton e Guy Jenkin, que conta com a participação dos actores David Tennant, Rosamund Pike e Billy Connolly.

Wildlike - Coração Selvagem (Wildlike)

Ano: 2014
Realização:
Argumento: 
Género: Drama, Thriller
Elenco: , ,

Mackenzie, de 14 anos, é enviada para uma pequena cidade do Alasca (EUA) para passar uns tempos com um tio. Se, ao princípio, ele lhe parece um homem de bem, depressa ela se apercebe de que ele a olha de uma forma estranha e pouco inocente. Desesperada, decide fugir e encontrar um modo de regressar a Seattle, para junto da mãe. É então que conhece Renee Bartlett, um viajante solitário que ali chegou com intenções de visitar o Parque Nacional de Denali, onde esteve alguns anos antes, na companhia da sua falecida mulher. Insegura com o que deve fazer e sem ninguém a quem recorrer, Mackenzie decide segui-lo. É assim que, apesar de contrariado, ele acaba por se ver obrigado a ajudá-la na fuga. Percorrendo juntos um longo trilho e tendo como cenário paisagens de uma beleza pacificadora, nasce entre eles uma relação de pura amizade e compreensão que os vai ajudar a superar os conflitos em que ambos estavam enredados… Com realização e argumento de Frank Hall Green ("Once a Child of God"), um filme dramático sobre redenção e amizade. Ella Purnell, Bruce Greenwood, Joshua Leonard, Nolan Gerard Funk e Diane Farr fazem parte do elenco.
Sinopses: Cinecartaz Público

1 comentário:

  1. "O Nosso Último Verão na Escócia": 1*

    "O Nosso Último Verão na Escócia" é uma perca de tempo e é completamente desenxabido.
    "What We Did on Our Holiday" é um filme para esquecer.

    Cumprimentos, Frederico Daniel.

    ResponderEliminar