terça-feira, 13 de outubro de 2015

Estreias 8 Out'15: As Mil e Uma Noites: Volume 3, O Encantado; Black Mass, '71, João Bénard da Costa, ma ma, The Walk, A Walk in the Woods

Dia 8 de Outubro, pode contar com as seguintes estreias numa sala de cinema perto de si:

Destaques:

  As Mil e Uma Noites: Volume 3, O Encantado
Ano: 2015
"O Encantado” é o terceiro e último tomo de trilogia "As Mil e Uma Noites", de Miguel Gomes, que se completa com o "O Inquieto" e "O Desolado". A colecção toma o título – e estrutura – dos famosos contos árabes clássicos em que a princesa Xerazade oferecia todos os dias, em troca da sua vida, uma nova história ao rei Shahriar. Todos os volumes foram filmados entre o Verão de 2013 e o de 2014, a partir de um guião em construção que tinha como base histórias recolhidas por um grupo de jornalistas sobre a crise vivida pela sociedade portuguesa contemporânea. Encadeando histórias que vão das manifestações de rua ao silêncio dos estaleiros de Viana do Castelo, passando pelo desespero de um desempregado, pelas manobras do político euro(s)centrado, pelos incêndios de Verão ou mesmo pelo tradicional banho de Ano Novo, traça um retrato do Portugal real – mesmo que essa realidade tome por vezes uma aparência absurda e fantasiosa – que pulsa sob o jugo da austeridade. O realizador descreve o projecto como um misto de "ficção e retrato social, tapetes voadores e greves", lembrando que "imaginário e realidade nunca puderam viver um sem o outro (e Xerazade bem o sabe)".

Outras sugestões:

Black Mass - Jogo Sujo (Black Mass)
Ano: 2015
Realização:
Argumento: Mark Mallouk, Jez Butterworth
Género: Drama
Elenco: , ,

Whitey Bulger (Johnny Depp), irmão de um senador norte-americano, fica na história de Boston (EUA) como um dos criminosos mais famosos da cidade. Com ligações ao IRA e à perigosa máfia irlandesa, o seu grupo, de nome Winter Hill Gang, tornou-se exímio no tráfico de droga, extorsão, chantagem e intimidações de todo o género. Bulger ficou também conhecido quando se tornou informador do FBI para impedir que a máfia italiana invadisse o seu território. Em troca desses dados valiosos, os agentes ignoraram, durante anos, as suas ligações à criminalidade. A sua queda aconteceu quando, sem que o esperasse, se viu traído pela agência, tornando-se um dos homens mais procurados pela mesma. Com realização de Scott Cooper e argumento de Mark Mallouk e Jez Butterworth, um filme de "gangsters" inspirado na verdadeira história de James Joseph "Whitey" Bulger, um dos mais perigosos e implacáveis criminosos a actuar nos EUA durante as décadas de 1970/80. Em Junho de 2011, depois de anos em fuga, Bulger foi capturado e preso na Califórnia, já com 81 anos. O filme tem por base a obra "Black Mass: The True Story of an Unholy Alliance Between the FBI and the Irish Mob", escrita por Dick Lehr e Gerard O'Neill. Johnny Depp, Joel Edgerton, Benedict Cumberbatch, Kevin Bacon, Jesse Plemons, Peter Sarsgaard, Rory Cochrane, Adam Scott, Dakota Johnson e Corey Stoll dão vida às personagens.



'71 ('71)

Ano: 2014
Realização:
Argumento: 
Género: Thriller, Acção
Elenco: , ,

Irlanda do Norte, 1971. A cidade de Belfast está dividida pela religião e política, entre áreas habitadas por protestantes e outras por católicos, cujos habitantes se opõem ao domínio britânico e apelam à independência. Gary Hook, um jovem soldado do exército inglês, faz parte de uma brigada antimotim que para ali é enviada para resolver um conflito. Quando os militares perdem o controlo da situação, a sua unidade vê-se obrigada a uma retirada súbita e ele é acidentalmente abandonado. Perdido e só num lugar desconhecido, no meio de um conflito armado que mal compreende e rodeado por pessoas que o olham como o inimigo a abater, tem de encontrar uma forma de escapar às ruelas de Belfast e salvar a sua vida. Estreado internacionalmente no Festival de Cinema de Berlim (onde esteve em competição), "'71" teve duas nomeações para os prémios BAFTA. Com realização de Yann Demange e argumento de Gregory Burke, conta com a participação dos actores Jack O'Connell, Sean Harris, David Wilmot, Richard Dormer, Paul Anderson e Charlie Murphy, entre outros.

João Bénard da Costa: Outros Amarão As Coisas Que Eu Amei (João Bénard da Costa)
Ano: 2014
Realização:
Género: Documentário

João Bénard da Costa (1935-2009), licenciado em Ciências Histórico-Filosóficas, foi um dos fundadores da revista "O Tempo e o Modo". Dirigiu o Sector de Cinema do Serviço de Belas-Artes da Fundação Calouste Gulbenkian e presidiu à Comissão Organizadora das Comemorações do Dia de Portugal. Dedicou-se à crítica e ao ensaio, tendo participado como actor em vários filmes, grande parte dos quais de Manoel de Oliveira (1908-2015). Pelo trabalho à frente da Cinemateca Portuguesa, de que era director desde 1991, foi condecorado pelo então ministro da Cultura, José António Pinto Ribeiro, com a medalha de mérito cultural. Realizado por Manuel Mozos ("Xavier", "4 Copas"), o documentário "Outros Amarão as Coisas Que Eu Amei" é construído a partir de uma montagem de excertos de escritos de Bénard da Costa, maioritariamente crónicas que publicou durante anos nos jornais "O Independente" e PÚBLICO, posteriormente reunidas em livro. Sobre esses registos, Mozos alinha imagens de arquivo, visitas a alguns lugares marcantes da sua vida e cenas de filmes em que entrou como actor (como "Espelho Mágico", de Manoel de Oliveira) ou que defendeu (seja "A Palavra", de Carl Th. Dreyer, ou "Johnny Guitar", de Nicholas Ray). Mozos sublinha que esta não é a "história oficial" nem a única visão possível de João Bénard da Costa: "Isto é um filme meu sobre o João Bénard, mas não fecha a pessoa nem a obra. Poderá haver outros filmes feitos por outras pessoas com outras abordagens completamente diferentes."


Ma ma (Ma ma)


Ano: 2015
Realização: 
Argumento:
Género: Drama
Elenco: , ,

Magda (Penélope Cruz) é uma professora desempregada que, ao mesmo tempo que se vê abandonada pelo pai de Dani, o seu filho de dez anos, descobre que tem um cancro de mama em estádio III. Determinada a não se render ao desespero e a enfrentar o medo de cabeça erguida, inicia uma luta interior contra a doença, apesar de consciente da aproximação do fim. É então que conhece dois homens que marcarão a sua existência: Julián (Asier Etxeandia), o ginecologista que a acompanha e que se torna um grande amigo; e Arturo (Luis Tosar), um homem cujas enormes perdas pessoais fazem com que ela veja as suas de um modo diferente. Magda começa a viver o "aqui" e o "agora" e, num esforço de contornar o medo da perda e a dor, dedica o resto dos seus dias a sentir o máximo de alegria possível e a estender esse sentimento a todos em seu redor. Mas o maior desafio da sua vida acontece quando, com um diagnóstico que lhe prevê poucos meses de vida, ela descobre estar grávida de Arturo… Um filme dramático com argumento e realização de Julio Medem ("Os Amantes do Círculo Polar", "Lúcia e o Sexo") que se debruça sobre as alegrias possíveis de alguém confrontado com a iminência da morte.

The Walk - O Desafio (The Walk)



Ano: 2015

Em 1974, as Torres Gémeas do World Trade Center ainda se impunham na cidade de Nova Iorque (EUA) e eram os edifícios mais altos do mundo. Este filme conta a história de loucura e ousadia do acrobata Philippe Petit que, a 7 de Agosto desse nesse mesmo ano, cometeu aquele que ficou conhecido como "o crime artístico do século": subiu ao topo das torres ilegalmente, estendeu um cabo entre as duas e caminhou sobre o arame, sem qualquer protecção ou segurança, até ser preso pela polícia. Para o conseguir, teve a ajuda de alguns amigos íntimos que, durante seis anos, aprenderam tudo sobre os edifícios e elaboraram um plano infalível. Com eles, Philippe aprendeu a subir às torres sem ser detectado, escondeu cabos e preparou a travessia. A enorme cobertura da proeza feita pelos "media" e a euforia do público ao aperceber-se da acrobacia resultou na retirada das acusações formais. Entretanto, devido à ilegalidade da proeza, ele foi "obrigado" a realizar uma nova "performance", desta vez para crianças, no Central Park. Com realização do veterano Robert Zemeckis ("Regresso ao Futuro", "Forest Gump", "O Náufrago", "Polar Express"), um filme sobre uma aventura épica, com Joseph Gordon-Levitt, Charlotte Le Bom e Guillaume Baillargeon nos papéis principais.

Por Aqui e Por Ali (A Walk in the Woods)


Ano: 2015
Realização:
Argumento: Rick Kerb, Bill Holderman
Género: Comédia, Aventura
Elenco: , ,

Já na casa dos 60 e após passar duas décadas a trabalhar em Inglaterra, o jornalista de viagens Bill Bryson regressa aos EUA para usufruir de um merecido descanso nos braços de Catherine, a sua mulher. Porém, aborrecido com a sua nova condição de reformado – e decidido a recriar laços com o seu país natal –, decide embrenhar-se numa espectacular aventura: fazer o chamado Trilho dos Apalaches, mais de 3.500 quilómetros de paisagens acidentadas que atravessam aquela cordilheira montanhosa americana, no sentido do seu comprimento. Depois de ligar a todos os amigos da sua lista de contactos, dá-se conta de que apenas um tem a coragem suficiente para aceitar o desafio: Stephen Katz. Mas toda a tranquilidade e paz que Bill julgava encontrar na travessia é posta em causa quando Katz, um homem conhecido pela sua casmurrice e obstinação, se revela demasiado comodista para tal empreitada. Uma comédia de aventura com a assinatura de Ken Kwapis ("Ele Não Está Assim Tão Interessado", "O Grande Milagre") e com Robert Redford, Nick Nolte e Emma Thompson nos papéis principais.
Sinopses: Cinecartaz Público

Sem comentários:

Enviar um comentário