quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

"The Magicians", por Telmo Couto (Antevisão)


Estreia amanhã, 28 de janeiro, a série "The Magicians", nova aposta do canal SyFy no género da fantasia. Baseada no livro homónimo de Lev Grossman, a série mostra-nos um mundo onde a magia é real, combinando eficazmente conceitos de "Harry Potter" com vários troços das histórias para jovens adultos.

Quentin Coldwater é um jovem que desde pequeno sempre acreditou em magia, mas só na altura de entrar para a Universidade descobre que esta é real e não apenas um conjunto de ilusões. A primeira hora da série serve, então, para nos apresentar este personagem e o seu grupo de amigos na mágica Universidade de Brakebills, que esconde um terrível segredo: uma misteriosa criatura conhecida como Besta assombra o passado da universidade. Todos os alunos têm diferentes habilidades mágicas, o que tem um grande impacto nas dinâmicas de grupo entre os colegas, dando origem às naturais rivalidades. Por outro lado, há também uma organização de mágicos alheia à academia e cujas motivações são uma incógnita.

Embora o argumento pareça pouco original e seja fácil encontrar várias referências da literatura e do cinema fantástico, a história consegue ser bastante envolvente e os personagens interessantes, mesmo que nenhum papel pareça puxar muito pelo desempenho dos atores. Uma série com magia precisa de efeitos especiais e, nesse departamento, estão todos muito bem conseguidos desde os pequenos truques dos personagens até à impressionante representação da Besta.

Enquanto piloto, o primeiro episódio é bem sucedido em cativar a audiência, deixando-a em suspenso para a segunda hora. Numa impressão inicial, esta é uma série com potencial para angariar uma boa legião de seguidores entre os fãs do género e, se mantiver um bom rumo, conquistar um lugar na cultura pop internacional.

Em Portugal, The Magicians será exibida às quintas-feiras no SyFy e começa já amanhã a partir das 22:10 com um episódio duplo.

Sem comentários:

Enviar um comentário